sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

"Radiestesia e o DIÁLOGO COM AS TREVAS"



QUESTIONAR, A ARTE SADIA DE APRENDER...
A Radiestesia Espírita precisa ser estudada... como aliás, qualquer outra ciência.
O Radiestesista DOUTRINADOR não é o sumo-sacerdote de um culto ou de uma seita, na Radiestesia,ele é apenas um dos componentes, um trabalhador, e não mestre.
Um Radiestesia para dialogar com "os trevosos' precisa de  QUALIDADES OU APTIDÕES BÁSICAS PARA SER DOUTRINADOR
Satanás não existe, que diabos somos nós quando praticamos o mal, quando odiamos, matamos, etc.
Numa doutrinação,é explicado que não acredite em espíritos galhofeiros, que pretendem assim explorar a credulidade alheia para se divertirem com a inexperiência de um curioso.
Na Radiestesia espírita,muitas vezes o espírito com quem se conversa só quer brincar ou fazer acreditar em algo ruim por pura maldade. Uma boa parte gosta de brincar, fingindo que são parentes mortos, mas isso não engana um Radiestesista doutrinador espírita.
Conselho vivamente a que não o façam, pois podem correr sérios riscos de perturbação espiritual.
O contato com o mundo espiritual é perfeitamente natural e normal, mas, como tudo na vida, obedece a certas normas de segurança que se deve conhecer.
Doutrinar,haverá PROBLEMAS Se for BRINCAR que são desaconselháveis.
Sem um estudo de Radiestesia e Kardecismo e somente Inspirado em mera curiosidade e sem nenhum preparo, podem converter-se em porta aberta às obsessões duradouras.
Acontece com freqüência.

A natureza dos Espíritos que participam de uma reunião de desobsessão, o intercâmbio vai depender das intenções e disposições da seriedade do Radiestesista.
Sem conhecimento, sem um propósito nobre, sem seriedade, realizadas por mera diversão, atendendo à curiosidade, sessões sem fundamentos atraem Espíritos mistificadores que ali tem campo fértil para a semeadura de perturbações.
A Radiestesia alerta sobre o risco e perigo em que incorrem todos aqueles que desejam iniciar-se como radiestesista, pode acabar atraindo para si mesmos a atenção de espíritos inferiores, ignorantes e maus, a tal ponto de acabarem sendo perseguidos e obsediados pelos mesmos, uma vez serem estes, portadores de fluidos pesados e negativos.
A Radiestesia atrai Bons espíritos para prestarem uma coisa extremamente importante para o Radiestesista doutrinador,que é o aprendizado com o seu pendulo,que “grita” quando algo está errado.
Essas informações geralmente são percebidas num estado mais primitivo, como mal estares, incômodos ou até mesmo como dores em certas regiões do corpo, que podem variar de Radiestesia para Radiestesia.

Num estado mais desenvolvido, o Radiestesista doutrinador poderá identificar como, onde e o porque da energia que ele captou ou até mesmo compreender, "vendo" no campo áurico da pessoa, os aspectos que traduzem a influência de dada energia.
Uma vez que tudo vibra, como diz o terceiro axioma hermético, tudo pode ser potencialmente usado dentro dessa área.
O mais importante para encontrarmos a harmonia espiritual é o entendimento do que nos faz sofrer.
A compreensão faz com que possamos refletir nas modificações íntimas necessárias para que nosso Espírito possa manter a sintonia com o divino.
 O estudo de Radiestesia e da doutrina espírita é um dos grandes instrumentos para que haja este despertamento em nós. Por isso, nossa casa possui no alicerce de seus tratamentos as palestras doutrinárias.

Com elas, podemos estar sempre refletindo através do conhecimento científico, filosófico e moral trazido pela a Doutrina Espírita.
Baseadas neste tríplice aspecto da Radiestesia Espiritual, organizo temas de palestras públicas a fim de a pessoa interessada na compreensão de seus sofrimentos possa direcionar sua busca pela verdadeira Cura Espiritual.
Ente do que muitos pensam o Radiestesia doutrinador Espiritual é, na maior parte das vezes, um ser ainda em evolução, ou seja, imperfeito, mas que já alcançou um grau de pureza e conhecimento maior do que outras pessoas, sendo por isso capaz de auxiliá-lo no combate doutrinário numa desobsessão.
A Formação Radiestésica doutrinária muito sólida, com apoio insubstituível nos livros da Codificação Kardequiana ajuda a realizar um bom trabalho íntimo dos postulados da Doutrina Espírita. Entre os Espíritos que lhe são trazidos para entendimento, há Radiestesistas argumentadores prodigiosamente inteligentes, bem preparados e experimentados em diferentes técnicas de debate, dotados de excelente dialética a fim de ajudar quem estiver nas trevas para conduzi-lo a luz.    
O Radiestesista doutrinador deve estar preparado para discutir o problema pessoal do Espírito que vive nas trevas,intercalando aqui e ali um pensamento evangélico que se adapte às condições desenvolvidas no diálogo.

O Radiestesista deve ter Autoridade moral.
O Espírito trevoso que debate conosco sabe de nossas inúmeras fraquezas, tanto quanto nós, e até mais que nós por serem maliciosos e "companheiros de antigas encarnações", comparsas de desacertos hediondos no passado que pode, no debate, nos convencer a voltar para o mal ou se admirar com a nossa reforma íntima.
Deve lembrar-se, porém, de que somos julgados e avaliados não pelos resultados que obtemos, mas pelo esforço que realizamos para alcançá-los.
Todos nós precisamos ter Fé,principalmente o Radiestesia doutrinador, que precisa, ainda, ser uma criatura de fé viva, positiva, inabalável. A fé espírita,sincera, convicta, lógica, plenamente suportada pela razão, mas sem se deixar contaminar pela frieza hierática do racionalismo estéril e vazio,mais conhecida como a fé cega.

Não cabe na questão de Radiestesia doutrinária a prepotência,porque "eles" são muitos inteligentes com grande conhecimento em psicologia,o Radiestesia doutrinador precisa estar confiante nos poderes espirituais que sustentam o seu trabalho. Ele tem de saber que, ao levantar-se para dar um passe, a fé lhe trará os recursos de que necessita para servir. Ele deve saber que, ao formular a sua prece, vai encontrar a resposta ao que implora, em benefício do "companheiro" que sofre.
Um Radiestesia doutrinador deve conter Amor.
É desse amor-doação que precisa todo o candidato a Radiestesista doutrinadora. Do amor que, segundo o Cristo, devemos sentir com relação aos nossos próprios inimigos.
Espíritos trevosos conturbados, ao se apresentarem diante de nós, vem com a força e a agressividade de inimigos implacáveis. Se respondermos à sua agressividade com a nossa, o trabalho se perde e desencadeamos contra nós a reação sustentada da cólera, do rancor, do ódio.
Sem amor profundo, pronto na doação, incondicional, legítimo, sincero, é impraticável o trabalho do Radiestesia doutrinador mediúnico realmente passa a ser produtivo e libertador.

As QUALIDADES OU APTIDÕES DESEJÁVEIS DO Radiestesia DOUTRINADOR são:
1. Paciência:
Não pode ele, sem prejuízo sério para o seu trabalho, atirar-se sofregamente ao interrogatório do Espírito manifestante. Tem que ouvir, aturar desaforos e impropérios, agressões verbais e impertinências. Tem que aguardar o momento de falar.
2. Sensibilidade:
Que o levará a sentir pacientemente o terreno estranho, difícil e desconhecido em que pisa, as reações do Espírito trevoso, procurando localizar os pontos em que o manifestante, por sua vez, seja mais sensível e acessível.
3. Tato:
Qualidade pessoal, segundo a qual, vamos, pela observação cuidadosa, serena, nos informando de determinada situação ou acontecimento, até que estejamos seguros de poder tomar uma posição ou uma decisão sobre o assunto.
4. Energia:
Que deve ser controlada e oportuna que não pode ser contundente nem agressiva e o momento tem que ser o certo. Nem antes, nem depois da oportunidade.
5. Vigilância:
Quanto aos seus próprios sentimentos e pensamentos, quanto às suas suposições e intuições, quanto ao que contem nas entrelinhas do que diz o manifestante, quanto ao que ocorre à sua volta, com os demais componentes do grupo, quanto à sua própria conduta,seja no seu proceder diário. O Radiestesia doutrinador precisa servir em estado de alerta constante.
6. Humildade:
A princípio, para aceitar as ironias, agressões e impertinências dos pobres irmãos atormentados. Depois para não assumir a atitude do vencedor que pisa na garganta do vencido, para mostrar o seu poder e confirmar a sua vaidade e seu orgulho.
É necessária, também, quando não conseguimos convencer o "companheiro" infeliz.
7. Destemor:
Em trabalho de Radiestesia mediúnica, temos que ser destemidos, sem ser temerários. Coragem não é o mesmo que imprudência.
Nada de temores infundados. Sofremos apenas aquilo que está nos nossos compromissos espirituais, e não em decorrência do trabalho de desobsessão. O trabalho está sob a proteção de forças positivas e abençoadas.
8. Prudência:
Mais uma das aptidões necessárias ao bom desempenho do trabalho de Radiestesia mediúnica, em geral, e do Radiestesista doutrinador, em particular [pois] a proteção existe, mas não para dar cobertura à imprudência, à irresponsabilidade.

Devo lembrar ainda que:
O Radiestesia doutrinador é, usualmente, o pára-raios predileto do grupo ;
Disciplina não é sinônimo de ditadura.
Precisa [o Radiestesista doutrinador] tratar a todos, médiuns ou não, com o mesmo carinho e compreensão, sem paternalismos e preferências, mas sem má vontade contra qualquer um dos membros da equipe.  
Devido à diversidade de nossos caracteres, — aptidões, sentimentos, vícios, virtudes e hábitos — as condições de vida,seja nas trevas ou no Além são de uma diversidade infinita, daí as diferenças no conteúdo do diálogo. Existem, também, o sentimento de ódio, do orgulho, da inveja, da avareza, da luxúria, da dedicação, da tristeza entre outros. Até mesmo lágrimas dos trevosos desencarnados derramam para manifestar o que lhes vai no íntimo.
Mas esses sofrimentos são angústias; e, embora nada tenham de físico, nem por isso são menos pungentes: eles têm todas as paixões e todos os desejos que tinham em vida (refiro-me aos Espíritos inferiores) e seu castigo é o de não poder satisfazê-los. Isto é para eles uma tortura que julgam eterna, porque sua própria inferioridade não lhes permite ver o término, o que é para eles um castigo.

Faz parte do aprendizado em Radiestesia doutrinadora, dos estudantes a observação de comportamento dos Espíritos na erraticidade,como os apegados aos locais de opróbrio,(significa desonra, infâmia, injúria, afronta) e de vícios. Os que abusam do álcool rondam as tabernas terrenas, imantados a encarnados que abusam da bebida,(uma forma de obsessão),outros arrastam, durante longos períodos, sofrimentos intoleráveis, criados pela própria mente dementada um encarnado como vingança,mas quando em doutrinação se justificam dizendo que se trata de "justiça". Conservam sentimentos vis; continuam a mentir e a instigar conflitos entre os encarnados.
Queiram ou não,esses "irmãos das sombras" serão os anjos bons de amanhã,lei da evolução.
Suas feições, assim como todo o corpo, tomam características hediondas que, segundo informações do Mundo Espiritual, causam pavor. São Espíritos malignos que espalham a sua perversidade, contaminando os desavisados que se encontram, de qualquer forma, impregnados de sentimentos inferiores e paixões repugnantes. Alimentam-se eles de emanações venenosas desprendidas da excitação colérica e dos fluidos animalizados dos seus semelhantes. Esses Espíritos necessitam, quase sempre, de um tratamento nos dois planos — espiritual e terreno — através de uma doutrinação segura e constante.

Um dos mais belos estudos que a Radiestesia tem com o Espiritismo são os seus adeptos,certamente, aquele a que os casos de obsessão se arrastam. Tenho para mim que esse difícil aprendizado, essa importante ciência de averiguar obsessões, obsessores e obsidiados deveria constituir especialidade entre os praticantes do Espiritismo, isto é, médiuns, residentes de mesa, médiuns denominados passistas, etc. assim como existem médicos pediatras,oftalmologistas,neurologistas,etc.,etc., também deveriam existir espíritas especializados nos casos de tratamento de obsessões, visto que a estes será necessária uma dedicação absoluta a tal peculiaridade da Doutrina, para levar a bom termo o mandato.
Tal ciência da Radiestesia, porém, não se poderá limitar à teoria, e querendo antes paciente e acurada observação em torno dos casos de obsessão que se apresentem no limite de Ação de cada um, pois é sabido que a observação pessoal, a prática no exercício do sublime mandato de Radiestesia doutrinadora espírita enriquece de tal forma os nossos conhecimentos em torno de cada caso com que nos defrontamos que, cada um deles, ou seja, cada obsidiado que se nos depare em nossa jornada espíritas, constituirá um tratado de ricas possibilidades de instrução e aprendizado, visando à cura, quando a cura seja possível.
Entretanto, no Além-Túmulo há, também, aqueles que dedicam seu tempo ao auxílio e ao progresso geral, pois já cultivam bons sentimentos, como o Amor, a Caridade e a Fraternidade. Entre eles não há lugar para a inércia e a preguiça.
A prece, o trabalho, a alegria e os ideais superiores fazem parte do seu cotidiano. São os benfeitores do Espaço, aliados das Esferas Superiores, que recebem a tarefa de instruir Espíritos mais atrasados e aspiram à dignidade do Mestre Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário