segunda-feira, 13 de abril de 2015

'Em "Ogum" lugar do passado'



A Umbanda teve sua origem há milhares de anos atrás na Lemúria.
A Lemúria foi o terceiro continente berço da terceira raça raiz ou lemuriana.
Hoje desaparecido, este continente abrangia as Américas e a Áfricas unidas.
No centro do continente da Lemúria, onde hoje é o Planalto Central Brasileiro surgiu a Umbanda. O continente modificou-se inúmeras vezes dando origem a Atlântida, que submergiu sob as águas do grande dilúvio, pelo ano de 9564 a.C. restando apenas a ilha de Poseidonis, (citada por Platão na sua obra "Timeu e Crítias".
A UMBANDA era o Conhecimento Integral, religião, filosofia e arte reunidas em um único bloco de conhecimento.

O religare, a ligação do homem da Raça vermelha com as "Coisas Divinas", chamou-se "Aumbandan",(ou UMBANDA,que quer dizer "caminhando para Deus").
Esse vocábulo trino e sagrado, que mais tarde se tornaria litúrgico mágico e vibrado foi e será a bandeira do amor e sabedoria cósmica.
Era uma crença calcada nos fundamentos mais puros da realidade cósmica.
Eram voltados às coisas divinas e às suas leis, sendo fiéis às mesmas. Foram os primeiros a cultuar em espírito, coração e verdade a "Religio Vera", a "Proto-religião"(Aumbandan").
Em suas futuras reencarnações em outros locais do planeta no meio de povos semi bárbaros fizeram adaptações, perdendo as tradições cósmicas.
A "aumbandan" é a síntese ou reunião entrelaçada do todo conhecimento ou gnose humana, uma reunião de religião, filosofia, ciência e artes.
A "aumbandan" não é apenas a revelação das leis divinas e dos conceitos integrais da verdadeira natureza espiritual do homem,é o próprio elo de ligação vivo entre o que é espiritual e o que é reino natural.

É a porta, é o veículo de retorno ao cosmo espiritual e ao encontro de nosso Karma causal.
"AUMBANDAN"- conjunto sagrado das leis ou conjunto das leis divinas.
O movimento umbandista é coisa da atualidade e pretende restaurar o verdadeiro "aumbandan",(a verdadeira proto-síntese cósmica).
Ogum,(na umbanda), São Jorge,(para os católicos),tem sua influência sobre a personalidade humana
Em "Yorubá", Ogum significa luta, guerra. É a divindade da metalurgia, do aço, dos grandes caminhos. Orixá de grande força e poder; da manutenção da vida. Força dominadora e incontrolável, Ogum é o senhor das batalhas, dono das armas, senhor dos exércitos, da força do sangue que corre nas veias.
Elementos: Terra (o Ar e a Água são também elementos de Ogum)
A psiquê dos filhos de Ogum são pelas próprias características deste Orixá; vemos que seus filhos são sempre pessoas valentes, destemidas, em busca de novos objetivos, novos caminhos. São pessoas perspicazes, objetivas, corajosas.

Os homens são geralmente esguios, atléticos e espadaúdos,
mulheres são do tipo forte, de tamanho variável.
As precauções dos filhos de Ogum,que devem ficar longe de bebidas, conflitos e intrigas,devem ainda tomar cuidado com acidentes que são muito propensos.
Suas cores são o azul marinho, vermelho, branco e verde,sua
pedra preciosa é o opala,seu metal é o aço, metal ferroso,sua
profissão vai de militar, diplomatas, advogados a administradores.
“Ogum é a vontade, os caminhos abertos, a energia propulsora da conquista, o impulso da ação, da vontade, o poder da fé, a força inicial para que haja a transformação. É o ponto de partida, aquele que está à frente. É a vida em sua plenitude, a vitalidade ferrosa contida no sangue que corre nas veias, a manutenção da vida, a generosidade e a docilidade, a franqueza, a elegância e a liderança.
A energia oriunda da vibração de Ogum pode ser percebida claramente nestas palavras de Jesus:
"A tua fé te curou" (com a imposição das mãos, Ele acionou o poder da vontade de mudar de atitudes e pensamentos).

"Pedi e recebereis! Buscai e achareis! Porque todo aquele que pede, recebe", demonstrando que Deus nos dotou de inteligência e capacidade para que superemos nossas dificuldades, recomendando-nos o trabalho, a atividade e o esforço próprio.
Precisamos aprender a pedir, pois costumamos exigir soluções rápidas e eficazes para problemas de ordem material. 
Estamos sempre correndo contra o relógio e perdidos entre compromissos assumidos, os quais muitas vezes extrapolam nossa capacidade de cumprir. Esquecemos de cuidar de nossos sentimentos, de ir ao encontro do que nos realiza e nos dá satisfação interior, das coisas simples da vida.
Se acreditamos em reencarnação, então sabemos que tudo aqui é transitório, que estamos na Terra para evoluir em espírito, para superar a nós mesmos.
O "pedir", colocado aqui, é no sentido de "receber" da providência Divina, o ânimo, a coragem, as boas ideias, a fim de que possamos crescer e adquirir a paciência necessária para lidar com as nossas imperfeições e com as dos outros.
Cada problema contém em si próprio a solução. Tudo está certo como está, pois tudo tem o seu tempo para mudar, crescer e amadurecer. Aquilo que não nos cabe resolver "agora", confiemos em Deus, pois quando estivermos prontos para compreender, tudo se resolverá. 
Devemos dar o melhor de nós, com ânimo, entusiasmo e confiança, agradecendo a oportunidade da vida.

"Orai e vigiai", pois a oração é o alimento do espírito; ela abre as portas para a compreensão, é um bálsamo no momento das dores.
A oração abranda nosso coração, nos protege e nos fortalece.
A vigilância é a resposta que vem para aquilo que pedimos em oração. Ocorre que geralmente pedimos, e depois não prestamos atenção na "resposta", porque somos imediatistas.
Mas nem sempre a resposta que desejamos ouvir é a que chega até nós, e sim a que necessitamos naquele determinado momento..."
Em outro "Ogum" lugar do passado...
Era ele, Jorge da Capadócia,um padre e ao mesmo tempo  soldado do imperador Diocleciano, dai as armaduras a imagem de guerreiro.
No Brasil ficou ainda mais popular pelo sincretismo religioso, pois Ogum, Deus da Guerra dos Orixás, trazido ao país pelos nigerianos, Iorubas, que cultuavam o “Senhor das Guerras”.
Os escravos Iorubas, para fugir das perseguições adotaram a imagem “cristã” nos seus cultos, tornando possível a realização deles.
Pela longa tradição ainda hoje a imagem se mistura nas variadas religiões.
Dizem que a Igreja católica estava para retirar São Jorge do seu panteão nos anos 70, pois São Jorge é padroeiro da Inglaterra, cultuado pelos anglicanos e ortodoxos, além das religiões afros, esta conjunção de fatores incomodava o Vaticano. Porém, Dom Paulo Evaristo Arns, corintiano devoto, foi ao papa Paulo VI e expôs que ele ia arrumar uma confusão com uma nação poderosa, o Corinthians. Assim, demoveu o papa da infeliz ideia, pode não ser verdade, mas é uma bela história.
Pesquisado e copilado de;
http://arnobiorocha.com.br/2013/04/23/sao-jorge-da-capadocia-ogum-guerreiro/

http://pessoal.portoweb.com.br/aluzdoamor/umbanda.htm

http://www.novaera.blog.br/index.php?option=com_content&view=article&id=203:o-orixa-ogum-e-sua-influencia-sobre-a-personalidade-humana&catid=28:orixas-e-a-personalidade-humana&Itemid=7





Nenhum comentário:

Postar um comentário