sexta-feira, 22 de maio de 2015

"Apegos e Desapego‏s"

Era uma vez um médium que trabalhava num centro espírita, dentre muitas sessões,depois de muitos anos trabalhando afinco,numa noite comum,recebeu uma mensagem psicografada,onde dizia que sua filha,de apenas 6 anos de idade iria desencarnar.
Ele não acreditou na mensagem achando que era animismo do "irmão" da casa e não deu a importância devida.Passando alguns meses,a criança começou a adoecer e ficar muito doente.Uma nova mensagem chegou pedindo para que ele se preparasse "devidamente". Agora,acreditando,pois não foi o mesmo médium quem dera a notícia e sim outro e que também,o estado de saúde da menina começava a piorar;mas inconformado,começou a orar,intervindo na mensagem. Em suas orações ele pedia para que não fosse verdade,que não levassem a única filha que ele amara e que pudesse "mudar o rumo" deste acontecimento.Mas mensagens continuavam a chegar pedindo para que ele não intervisse negativamente e que se preparasse,mas ele continuava a orar,pedindo para que sua adorada filhinha não morresse.Pedia todos os dias e horas,sem cessar a todas entidades e santos e as respostas eram sempre as mesmas.Ele orava cada vez mais fervoroso. Numa dessas rezas, pediu a mãe Maria,mãe de Jesus.

Passado algum tempo,do nada,houve uma melhora da menina e ela ficou curada. Milagre? As orações dele foram atendidas?
Passados alguns anos,a sua filha agora,já adolescente,com 16 anos de idade,se apaixonou desesperadamente por um amor que não foi correspondido e suicidou,(!?).
Apegos,temos aí,homens fracos,ruídos pelo ego humano,pela covardia,porque sonha com as maiores ilusões da vida terrena e não pode conviver sem se apegar.
Duvidas, o idiota, do mundo espiritual,da verdadeira felicidade e se corrói no mundo material e se atraiçoa a si próprio,se enchendo cada vez mais de dúvidas,de sofrimentos e de bens materiais.
Outrora,os homens eram "livres", desapegado‏s,nobres de alma e puros de coração. Amava a deus sobre todas as coisas, hoje,do sentimento do desapego‏s aos apegos,beberam do seu próprio veneno,se transformaram em corruptos pela devassidão e desrespeito a si mesmo,viciosos,traiçoeiros,ébrios de poder,crués,monstros insanos,apegados a quilo,a isso,a que e a quem.
Apegar-se para que? A quem? Se tudo é transitório, se tudo é passageiro...

A vida moderna é bem diferente daquela que tínhamos há algumas décadas. Hoje, nas grandes cidades, o homem é obrigado a desdobrar-se para poder cumprir com suas obrigações materiais e sobreviver. Embora haja grande progresso tecnológico por toda parte, a moral parece regredir.
O consumismo e a falta de perspectiva para o futuro são causadores de muitos males psicológicos. Somos, pois, quase obrigados a viver da matéria e para ela.
Não ajunteis tesouros na terra, dizia o Mestre, pois nela as traças consomem, a ferrugem destrói e os ladrões roubam. Os bens terrenos são transitórios. Ajuntai bens celestiais, continua o Rabi. As riquezas espirituais, essas sim, são eternas. E o que são essas riquezas? São as virtudes, o bem que se faz, a amizade que se tem, a sabedoria que se pode adquirir e o serviço que se presta ao próximo. Nós só levamos daqui este tipo de riqueza. E, onde estivermos, certamente elas estarão conosco
O apego é uma das fontes de maior sofrimento... quanta dor, quantas lágrimas...
O apego é o mesmo que querermos segurar o vento, o ar... somente com o desapego é que podemos ter... ter o que é da alma... porque nós não temos... nós simplesmente somos... somos o que somos.
O sofrimento do apego se inicia aqui, quando  acreditamos ter posse sobre as coisas materiais; a nossa terra, a nossa casa, as nossas roupas, a nossa beleza, o nosso carro, o nosso cargo, a nossa posição social, o nosso talão 5 estrelas, o nosso cartão de crédito internacional, a nossa empresa e assim por diante...

Claro que a prosperidade é um direito do ser, é bom estarmos em sintonia com a energia da abundância cósmica, mas não podemos confundir com posse... alguns tem um forte sentimento de apego dentro de um Fusca 64 e outros passarão totalmente desapegados dentro de uma Mercedes 2015... nós aprendemos na Luz e na sombra...
Temos que perder para darmos valor ao ganhar, temos que passar pela escassez para aprendermos a buscar a abundância;e a vida é uma grande roda, que gira e gira e nós vamos vivenciando todos os desafios, todas as situações para adquirirmos sabedorias... tudo é cíclico... tudo é empréstimo temporário para o nosso aprendizado.
Quanto sofrimento é gerado à alma no momento do seu desencarne, quando, presa aos apegos terrenos... não alcança a Luz porque está olhando as sombras; não atinge um nível maior de consciência porque está presa à inconsciência dos apegos terrenos...
Devemos sim viver os prazeres da terra, com o desapego da alma... vivendo aquilo que a vida está nos proporcionando sem a prisão do medo da perda...

E o que dizermos do apego emocional? Ah... é mais e muito mais dolorido!
Criamos inúmeras vezes na nossa mente, no nosso corpo emocional, a ilusão de que o outro nos pertence, que nós temos posse sobre o outro e também vendemos a ilusão que o outro tem posse sobre nós... e neste jogo emocional vivemos anos, vidas inteiras e criamos laços kármicos profundos... e o mais irônico, para não dizer o mais triste, é que nos atrevemos, presos a esta visão distorcida, a chamar isto de amor!
Mas temos que compreender que para atingirmos o Desapego e o Amor Maior, temos que vivenciar o apego e o amor terreno. São os nossos primeiros passos para alcançarmos a sabedoria...
Nós confundimos apego profundo com desapego e não conseguimos realmente enxergar nossa confusão e a vida faz a parte dela, ou seja, gera o desapego para percebermos o quanto estávamos apegados.
Desapego? Amor incondicional? Baixa auto-estima? Sim, pode até ser amor mas o amor incondicional é desapego e desapego é amor incondicional... é querer a felicidade e o bem estar do outro e de si mesmo.
Mas para amarmos o outro temos também que nos amar e nos respeitar. Será que não é um apego tão forte, tão enraizado, que não permitimos que o outro seja feliz e num grande auto boicote, optamos em sermos infelizes para não nos desapegarmos do outro e não permitirmos que o outro se desapegue de nós?

O que aparenta desapego é um profundo apego; tão forte que preferimos renunciar à própria felicidade do que renunciarmos ao outro. Desapego nos liberta. Apego nos aprisiona.
Exercitemos o desapego das coisas materiais, das ilusões emocionais, dos rancores, das mágoas, de tudo aquilo que nos aprisiona. Libertemo-nos! Sejamos livres no Desapego!
Para o budismo, vencer o apego é vencer a dor
A vida é feita de sofrimento. O sofrimento, por sua vez, vem do apego que temos aos desejos do corpo físico. Qualquer um pode vencer esse apego, e existe um caminho para superá-lo.
Buda concluiu que o apego à matéria causa sofrimento porque o mundo físico não é permanente. O materialismo, o desejo, a luxúria e a ambição —seguidos da desilusão— são as causas da dor. Livrar-se deles é livrar-se do sofrimento.
O nirvana, diferente de paraíso budista ou de "entrar no nada", é antes vencer o apego, o ódio e a ignorância. Só é possível superar o sofrimento ao aceitar a imperfeição, a transitoriedade e a interdependência entre tudo e todos no universo.
O caminho para atingir o nirvana e se livrar da dor é chamado "dharma".
O "dharma" é o caminho do meio, compreendido pelo budismo como o equilíbrio entre o materialismo e o idealismo, entre o hedonismo e o ascetismo. Para trilhar o caminho do meio,deve-se seguir oito etapas:
Sabedoria
Visão correta
Compreensão
Vontade correta
Vontade sincera,(de se libertar do apego, da ignorância e do ódio).
Moral
Fala correta
Abstenção da mentira e da maledicência
Ação correta
Abstenção de comportamentos prejudiciais, como assassinato, roubo ou sexo livre
Meio de vida correto
Sustento da própria vida (profissão) honesto e que não machuque ou prejudique outras pessoas, inclusive animais
Meditação
Esforço correto
Exercício mental para que as más qualidades sejam abandonadas e mantidas longe do comportamento e para que as boas qualidades sejam cumpridas e cultivadas
Atenção correta
Concentração no próprio corpo, nos próprios sentimentos, pensamentos e consciência para superar o ódio e a ignorância.
A Doutrina Espírita mostra que há deveres que precisam ser cumpridos e estudos que devem ser empreendidos para a definitiva libertação dos apegos. Trabalhemos neste sentido, pois, para conquistarmos o direito a felicidade plena,este tesouro eterno.
Pesquisado e adaptado de:

http://www.harmoniaespiritual.com.br/2011/11/apego-ou-desapego.html
http://www.espirito.org.br/portal/palestras/gebm/palestras-doutrinarias-01-01.html

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/2001-religiao-budismo.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário