sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

"Fluidos".



Transmita o melhor de você,  para os outros!
Seu efeito é:
Bom, quando o pessoa está receptivo e assimila bem os fluidos transmitidos;
Duradouro, quando a pessoa mantém (pela boa conduta, pensamento e sentimento) o estado melhor que alcançou.
Se a pessoa não modificar para melhor o seu modo de agir, voltará a sofrer desgaste fluídico e desequilíbrio espiritual.
Não peques mais, para que não te suceda algo pior
(João 4:14)
 
Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. 
Um subconjunto das fases da matéria, os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos. 
 
Os fluidos compartilham a propriedade de não resistir a deformação e apresentam a capacidade de fluir (também descrita como a habilidade de tomar a forma de seus recipientes)

O estudioso do Espiritismo precisa lembrar constantemente o quão defasado está a doutrina nos conceitos científicos. 
Natural, posto que Kardec os estabeleceu por volta de 1857.
 Naquele tempo estavam descobrindo os fenômenos do magnetismo e outras forças que atuam de forma invísível para nós, e intuiu-se que o espaço vazio (que nós chamamos de ar) deveria conter algum elemento que fizesse uma ponte entre o imã, por exemplo, e o ferro. Surge aí a Teoria do Fluido Cósmico Universal, que já foi descartada pela ciência e, mais recentemente, readotada com reservas.
 Por isso, procurem entender a palavra "Fluido" no contexto daquela época, e tendo em mente que a mesma idéia, aplicada a algo espiritual, é reconhecidamente imprecisa:
Os elementos fluídicos do mundo espiritual escapam aos nossos instrumentos de análise e à percepção dos nossos sentidos, feitos para perceberem a matéria tangível e não a matéria etérea. Alguns há, pertencentes a um meio diverso a tal ponto do nosso, que deles só podemos fazer idéia mediante comparações tão imperfeitas como aquelas mediante as quais um cego de nascença procura fazer idéia da teoria das cores
Os espíritos vivem numa atmosfera fluídica (de fluidos).
 Dela extraem o que lhes é necessário e agem sobre os fluidos do seu ambiente (Comparativamente, na Terra estamos envoltos pela atmosfera e vivemos em meio a substâncias materiais, que usamos e sobre elas agimos).
Agindo sobre os fluidos, os espíritos influem sobre si mesmos e sobre outros espíritos, e também sobre o mundo fluídico e o mundo material.
QUALIDADE DOS FLUIDOS
Os fluidos em si são neutros.
 O tipo dos pensamentos e sentimentos do espírito é que lhes imprime determinadas características. 
Sendo assim, do mesmo jeito que há água pura ou impura para consumo, a pureza ou impureza dos sentimentos do emissor dos fluidos é que determinará a qualidades boa ou má dos fluidos, através da vibração.
Os maus pensamentos corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável. 
Lembrando que "bom" e "mau" dependem do uso do pensamento. 
Um copo de água (fluido) com açúcar (pensamento) pode ser bom quando usado pra acalmar alguém, mas mau quando dado a uma pessoa diabética.
Os fluidos iguais se combinam; os fluidos contrários se repelem; os fracos cedem aos mais fortes; os bons (de alta vibração) predominam sobre os maus (de baixa vibração).
 Os fluidos se reforçam em suas qualidades boas ou más pela reiteração do impulso correspondente que recebem do espírito.
 As condições criadas pela ação do espírito nos fluidos podem ser modificadas por novas ações do próprio espírito ou por ações de outros espíritos.
COMO AGEM?

É com o pensamento e a vontade que o espírito age sobre os fluidos. 
Ele os dirige, aglomera, dá-lhes forma, aparência, cor e pode até mudar suas propriedades.
 É a grande oficina ou laboratório da vida espiritual. A ação dos espíritos sobre os fluidos pode até ser inconsciente, porque basta pensar e sentir algo para causar efeitos sobre eles. 
Mas também pode o espírito agir conscientemente sobre os fluidos, sabendo o que realiza e como o fenômeno se processa.
Algumas vezes, essas transformações resultam de uma intenção; doutras, são produto de um pensamento inconsciente. 
Basta que o Espírito pense uma coisa, para que esta se produza, como basta que modele uma música, para que esta repercuta na "atmosfera espiritual".
 É assim, por exemplo, que um Espírito se faz visível a um encarnado que possua mediunidade para tal, sob a aparência que tinha quando vivo na época em que o segundo o conheceu, embora haja ele tido, depois dessa época, outras encarnações.
 Apresenta-se com o vestuário, os sinais exteriores - enfermidades, cicatrizes, membros amputados, etc. - que tinha então. 
Isso não quer dizer que ele permaneceu coxo, ou com cicatriz no espírito, mas sim que o espírito, retrocedendo o seu pensamento à época em que tinha tais defeitos, fez seu perispírito assumir instantaneamente as aparências, que deixam de existir logo que o mesmo pensamento cessa de agir naquele sentido. 
Se, pois, de uma vez ele foi negro e branco de outra, apresentar-se-á como branco ou negro, conforme a encarnação a que se refira a sua evocação e à que se transporte o seu pensamento. 
Da mesma forma, o pensamento cria fluidicamente os objetos que ele esteja habituado a usar. 
Um avarento aparecerá com ouro, um militar trará suas armas e seu uniforme, um fumante o seu cachimbo, etc.
 Para o Espírito, que é, também ele, fluídico, esses objetos são tão reais como o eram, no estado material, para o homem vivo; mas, por serem criações do pensamento, a existência deles é tão fulgaz quanto for o próprio pensamento.
CORPO FLUÍDICO
O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência (a alma). 
Também o corpo carnal tem sua origem nesse mesmo fluido condensado e transformado em matéria tangível. 
No perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas.
 Mas ambos são matéria, ainda que em dois estados diferentes.
Do meio onde se encontra é que o Espírito extrai o seu perispírito, isto é, esse envoltório ele o forma dos fluidos ambientes. 
Ou seja, digamos que em Júpiter exista uma população de Espíritos. 
Eles terão outra constituição "material" composta a partir dos elementos daqueles ambiente.
 Ora, assim como não poderíamos existir naquele mundo apenas com o nosso corpo carnal, também os Espíritos daqui não poderiam nele penetrar com o perispírito terrestre que os reveste.
 Emigrando da Terra, o Espírito deixa aí o seu invólucro fluídico e toma outro apropriado ao mundo onde vai habitar.
A natureza do corpo fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito.
 Os Espíritos inferiores não podem mudar de envoltório a seu bel-prazer, pelo que não podem passar, a vontade, de um mundo para outro. Infelizmente há muitos que, de tão grosseiros, possuem um perispírito tão "pesado" que eles se sentem como que ainda encarnados na Terra (e muitos juram estar vivos, como um certo personagem do filme "O sexto sentido"). 
Esses Espíritos permanecem na superfície da Terra, como os encarnados, julgando-se entregues às suas ocupações terrenas. 
 Os Espíritos superiores, ao contrário, podem vir aos mundos inferiores, e até encarnar neles.
 Tiram dos elementos constitutivos do mundo onde entram os materiais para a formação do envoltório fluídico ou carnal apropriado ao meio em que se encontrem.
Fazem como o nobre que se despe temporariamente das suas vestes para envergar trajes plebeus, sem deixar por isso de ser nobre.
O corpo fluídico de um Espírito também se modifica com o progresso moral que este realiza em cada encarnação, embora ele encarne no mesmo meio, ou seja, Espíritos superiores, encarnando excepcionalmente, em missão, num mundo inferior, têm perispírito menos grosseiro do que os Espíritos "naturais" desse mundo.
EFEITOS NO PERISPÍRITO E NO CORPO



O perispírito absorve com facilidade os fluidos externos porque tem idêntica natureza (também é fluídico). Absorvidos, os fluidos agem sobre o perispírito, causando bons ou maus efeitos, conforme seja a sua qualidade.
No caso de um espírito encarnado (como nós), o perispírito, que nos interpenetra, irá reagir sobre o organismo físico, com o qual está em completo contato molecular. 
E então, se os fluidos forem bons, produzirão no corpo uma impressão salutar, agradável; se forem fluidos maus, a impressão é penosa, de desconforto.
 Se a atuação de fluidos maus for insistente, intensa e em grande quantidade, poderá determinar desordens físicas (certas moléstias não têm outra causa senão esta). Isso claro, onde houver conflito de pensamentos bons e maus. 
Se, ao contrário, a pessoa alimentar em seu íntimo os pensamentos mais cruéis e de baixa vibração, sentir-se-á bastante satisfeita com pensamentos semelhantes e incomodada com vibrações harmoniosas e elevadas. Entretanto, como vimos, os pensamentos de baixa vibração corrompem o fluido, afetando assim o perispírito e o corpo físico (caso ainda o tenha). 
É preciso, então, conseguir energia vital por outros meios, e o vampirismo é geralmente o método mais usado.
O meio está sempre em relação com a natureza dos seres que têm de nele viver: os peixes vivem na água; os seres terrestres, no ar. 
O fluido etéreo está para as necessidades do Espírito como a atmosfera para as dos encarnados. 
Ora, do mesmo modo que os peixes não estão adaptados para viver no ar, e os animais terrestres não podem viver numa atmosfera muito rarefeita para seus pulmões, os Espíritos inferiores não podem suportar o brilho e a impressão dos fluidos mais etéreos.
 Não morreriam no meio desses fluidos, porque o Espírito não morre, mas uma força instintiva os mantêm afastados dali, como a criatura terrena se afasta de um fogo muito ardente ou de uma luz muito deslumbrante. 
Eis aí por que não podem sair do meio que lhes é apropriado à natureza; para mudarem de meio, precisam antes mudar de natureza, despojar-se dos instintos materiais que os retêm nos meios materiais. 

Por isso um habitante do umbral (a crosta da Terra e localidades próximas vibracionalmente) não se adaptaria ao "paraíso" sem passar antes por uma mudança progressiva. Nosso Lar, cidade espiritual tornada famosa nos meios espíritas pela psicografia de Chico Xavier, está localizada no umbral, muito embora não seja gerenciada por seres trevosos. 
Ela é uma cidade de transição, para que as pessoas se "depurem" emocional e vibratoriamente, mais ou menos como um indígena que nunca viu os "brancos" convém passar por um período de transição em lugar sossegado para se acostumar aos poucos com os costumes "exóticos" dos caraíbas.
Os locais onde superabundam os maus Espíritos são, pois, impregnados de maus fluidos que o encarnado absorve pelos poros perispiríticos, como absorve pelos poros do corpo os miasmas pestilenciais.
SINTONIA

Pelo modo de sentir e pensar, estabelecemos um ajuste de comprimento de onda vibratória entre nós e os que pensam e sentem igual a nós; ou seja, entramos em sintonia com eles; Produzimos também um certo tipo de fluido e os espíritos que produzam fluidos semelhantes poderão, então "combinar" seus fluidos com os nossos, pois estabelecemos assim afinidade fluídica (mediúnica).
Quando oferecemos sintonia e combinação de fluidos para o mal, dizemos que estamos dando "brecha" aos espíritos inferiores. Vigilância e oração evitam ou corrigem a influência negativa de outros sobre nós ou de nós sobre outrem.

"Fraturas DA ALMA"



"A cada um segundo suas obras"
"Cicatrizes são melhores que conselhos"
As nossas doenças são fruto dos nossos estados de espírito.

Elas são resultado de crenças nossas que distorcem a realidade. 

Doença é contingência natural, inevitável às criaturas em processo de evolução; por isso, esforce-se por abolir inquietações quanto a problemas de saúde física, atendendo ao equilíbrio orgânico e confiando na vontade superior.

Para tomar o caminho da recuperação da saúde e do equilíbrio emocional, só precisamos entender que os desafios ocorrem para nos fazer progredir, trazendo-nos lições que precisamos aprender.

Cultivar a alegria e dominar os pensamentos ruins traz bem-estar.

Doença do corpo pode criar doença da alma e doença da alma pode acarretar doença do corpo.  

Somos parte integrante da farmácia do nosso próximo. 

Muitas doenças nascem da suspeita injustificável.

O maior restaurador de forças é a consciência reta que asserena as emoções.  

Todo sentimento e emoção sentidos precisam ser respeitados e compreendidos para não prejudicarem o corpo


A hipersensibilidade é na essência o câncer emocional.
Quando perdemos o controle de nossas emoções, especialmente as ruins, elas vão tomando conta de nossa saúde espiritual.

A alegria aumenta o fluxo da bílis no fígado, a cólera paralisa o fluxo , e a tristeza reduz o fluxo, estudos médicos afirmam que inúmeras modificação e reação na vesícula biliar, pela simples forma de pensar e sentir, e essas alterações ocorrem, em geral na região hepática, porque o perispírito ou corpo astral é o responsável pela manifestação das emoções do espírito.
A mente tem um papel importante em influenciar o desenvolvimento do câncer.
 Uma teoria popular sugere que estados emocionais, como a depressão, podem estimular o crescimento de uma doença maligna.
Outra teoria sustenta que o estresse e sentimentos negativos suprimem a função imunológica, que é tida como crucial para a prevenção da doença.
Alguns pesquisadores psicológicos encontram alguns traços e agrupam-nos em uma "personalidade pró-câncer".
Outros indicam estratégias mentais para derrotar a malignidade.
De fato, até alguns estudos "mente-corpo" mais radicais chegam perto de culpar os doentes, por terem falhado na luta contra a doença.
A verdade científica destas afirmações é variável.
Poucos estudos científicos mostram uma relação entre fatores mentais e o início ou desenvolvimento do câncer, e outros mostram que não existe nada relacionado.
Críticos, ainda, mostram que os estudos que indicam a relação entre o status emocional e o câncer são mal desenhados e mal conduzidos.
No início de 2003 foi publicado o primeiro estudo com padrão científico rigoroso, que mostrou que mulheres que passaram por momentos de stress emocional apresentam chance maior do desenvolvimento de câncer de mama.
 Em especial, mulheres após o divórcio ou a morte do cônjuge apresentaram chances aumentadas da doença.
O que sabemos é que realmente deve existe algum impacto do estado emocional na progressão da doença. Os mecanismos exatos e em que doenças o impacto é maior ainda não sabemos ao certo.
Porém, comprovadamente, existe um modo em que as emoções podem afetar o risco de câncer de forma direta: o hábito de fumar, alcoolismo, e outros comportamentos ligados ao câncer às vezes representam uma alternativa que caminha junto com o estresse e depressão.
O Perispírito se limpa,e é o principal controlador dos fenômenos digestivos, aonde se ligam os nervos simpáticos e parassimpáticos com importantes funções

1) Beba sempre muita água fresca: o elemento purifica, desintoxica, revitaliza e limpa tudo que não for bom para o organismo;
2) Coloque os pés descalços na terra: vivemos isolados do solo, com nossos solados de borracha, metais de automóveis e construções nos despolarizando;
3) Respire lenta e profundamente ar puro: isso perfaz a corrente energética de nosso corpo e reforça nossos órgãos – faça-o pelo nariz, expirando pela boca;
4) Coma mais frutas da estação, bem como os vegetais do período - quanto mais colorido o prato, melhor e não esqueça de mastigar tudo muito devagar;
5) Aproveite suas horas de sono. Acorde minutos antes do usual para espreguiçar, esticar o corpo, fazer uma oração e reflexão;
6) Caminhe sempre - aprecie cada passo de sua jornada, faça-o lentamente, sem pressa, procure fazer algum exercício, aproveite o sol, conecte-se à natureza;
7) Ao chegar em casa, após um dia estressante, tome um banho, mas deixe a água correr livremente por sua nuca;
8) Sorria mais, brinque mais, quebre um pouco os padrões, deixe a sua “criança interior” bailar, criar, correr, evite a rigidez, cultive o bom humor;
9) Leia livros que elevem, assista mais programas culturais, converse coisas interessantes, mas evite insistir em comentar os mesmos problemas;
10) Tenha uma vida espiritual ativa, se informe, pratique a meditação e sempre que puder, ore. Veja Deus em tudo, tenha Deus em tudo, incite sua fé;
11) Evite se aborrecer com coisas pequenas, que estejam fora de seu alcance. Se sentir que o clima “pesou”, saia, dê uma volta, não compactue com discussões;
12) Ame-se acima de tudo: goste do jeito que você é, aprecie sua pessoa, tenha muitos amigos, trabalhe sua auto estima e auto confiança.
Essas são ape

"Psicose e o espiritismo"




"Uma mente sã, esclarecida espiritualmente, enfrenta qualquer problema mental, emocional ou físico, tal qual a “sabedoria do rio”, que sempre se orienta e desvia-se dos obstáculos."
A mente vazia e a ignorância das leis do Espírito e da vida, ocasionam distúrbios e conflitos psíquicos, que se acabam alongando na saúde física: derrames, enfartes e até o câncer.
A psicose é uma perturbação mais profunda e de origem mais remota.
É quando a memória espiritual no ser encarnante não é "apagada"totalmente

São acontecimentos dolorosos e muito prolongados que ocorreram nas vidas passadas;
são lesões do corpo astral, que hoje se refletem no corpo físico.
Tais causas e realidades são desconhecidas pela Psiquiatria, Psicanálise e pelas religiões, que ignoram as reencarnações.
 Infelizmente, são tratadas com recursos materiais e remédios, que não penetram nas causas.
A loucura, o mongolismo e outras deformações, são lesões que identificam o mau viver, em longos e penosos períodos das vidas passadas.
Qualquer tentativa de cura deve ser pela psicoterapia dos passes, curas espirituais, musicoterapia e através de duas, três ou mais reencarnações, até desaparecerem as causas.
“A doença é herança do pecado”.
Todos ignorantes, violentos, resmungões e desequilibrados estão a caminho de doenças e distúrbios que os farão vítimas de si mesmos.
Para a cura do Espírito e do corpo são necessários os ensinamentos espirituais, para a renovação e reequilíbrio, sem o que a alma enferma impede a recuperação da saúde.

A neurose, ou perturbação a qualquer grau, são desajustes temporários da criatura com o mundo, pessoas e coisas; é um distúrbio que dá e passa.
No fundo, a pessoa é perfeita ...
A causa principal do distúrbio é a visão distorcida e o viver puramente material.
Aplique e realize o “Conheça a ti mesmo”.
Com esta chave e um bom mergulho interior, uma análise profunda, a saúde espiritual estará de volta.
A Psiquiatria, a Psicanálise e a Religião, formalizada, sem as bases do conhecimento das leis do Espírito, encaram os problemas com processos, remédios e rezas, o que não atinge as causas profundas dos desajustes
O Auto-extermínio através dos tóxicos e do suicídio é a falência dos valores ético-morais, o desequilíbrio da família, a ausência de Deus no coração, as constrições do raciocínio apresentadas pela tecnologia, as realidades sociais conspirando contra o domínio e a estabilidade emocional de quem transita na juventude.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

"Fluxo de Luz"


Para que servem as mãos?
As mãos servem para pedir, prometer, chamar, conceder, ameaçar, suplicar, exigir, acariciar, recusar, interrogar, admirar, confessar, calcular, comandar, injuriar, incitar, teimar, encorajar, acusar, condenar, absolver, perdoar, desprezar, desafiar, aplaudir, reger, benzer, humilhar, reconciliar, exaltar, construir, trabalhar, escrever para PSICOGRAFAR...

Para que desperte e acentue o sentimento de fraternidade 
que deve existir em cada criatura
protegendo os lares de influências espirituais negativas,
higienizando-o pelos nossos pensamentos e sentimentos que irão se
tornar cada vez mais elevados, permitindo mais fácil influência dos
mensageiros do bem.
Elevar o padrão vibratório, a fim de que
ajudem com mais eficiência o Plano Espiritual na obtenção de um mundo
melhor.
E assim, é conveniente conversar com os entes queridos que já se foram,
e que queiram com os espíritos presentes,se comunicar,
colocando-se à disposição dos irmãos que desejam fazer esta comunicação. 
Tenha folhas de papel ou um caderno e lápis, à mão.
Procure relaxar a mente e não dirigir o pensamento a nenhum destino. 
“Esvazie”a mente e aguarde. 
Tudo o que vier a sua mente, anote. 
Pode ser uma imagem, um nome, uma frase ou um parágrafo. 
Anote tudo. 
Não tema a influência de sua imaginação. 
Se a mensagem não for para outra pessoa,
você pode ler e guardar.
Diga que, caso a mensagem seja para
outra pessoa, que o irmão informe o nome do destinatário; e, caso
queira, que se identifique.
Não é necessário mostrar a mais ninguém, se você não quiser.
É melhor ter um caderno para as psicografias, para evitar a perda de
folhas soltas. 
Se a mensagem for para outra pessoa, arranque a folha e
entregue.
Fique à disposição dos irmãos por, pelo menos, quinze minutos. 
Com o tempo, o exercício da psicografia desenvolve a capacidade e atrai
irmãos que querem ou precisam se comunicar. 
Nas primeiras vezes, pode ser que você não perceba nenhuma mensagem.
Persevere e conseguirá.

"Expoentes do espiritismo‏"










"...há Espíritos  que fazem RODEIOS DE PALAVRAS PARA SE IMPOR"
Com conhecimentos bastante amplos, mas acreditam saber mais do que sabem na realidade.
Tendo realizado alguns progressos sob diversos pontos de vista,
sua linguagem tem uma característica séria que pode induzir ao erro e ocasionar enganos sobre suas capacidades e seus conhecimentos.
Essa classe de Espíritos comumente dá a impressão de tudo saber.
Ás vezes manejam o verbo dando a aparência de um completo domínio de todo o saber; no entanto,pouco sabem da verdade.
São Espíritos orgulhosos, que ainda não se despiram das intenções de grandeza e se revestem de muita vaidade.
Não têm humildade para ouvir os Espíritos puros, procuram sempre discussão e muitos deles até que poderiam vencer pela argumentação, mas, nunca pela vivência.
Falam muita coisa sem conhecimento e sem profundidade.
Geralmente  é falador.
Esses Espíritos são os mesmos falsos profetas que o Evangelho lembra com veemência, pedindo para que não nos deixemos ser iludidos pelos tais.
Os falsos profetas da erraticidade não se importam muito com a verdade; o interesse deles são os casos pessoais: querem se mostrar, para que o orgulho fique de pé.
Sempre combatem os seus iguais, para que aqueles não venham tomar seu lugar de destaque, onde a vaidade seja alimentada e a pretensão esteja sempre acesa nos seus caminhos.
O mundo.
Bem como o espaço anda cheio desta classe de Espíritos, que desconfiam, por vezes, deles mesmos.
A mediunidade é muita atacada por esses irmãos menos avisados e é por esse motivo que nos preocupamos constantemente na educação dos sensitivos por ordem do mais alto, pois a mediunidade sem disciplina é causadora de muitos desastres morais e desequilíbrios físicos.
O médium falante e o escrevente psicógrafo são instrumentos de muita responsabilidade.
Aquilo que se fala ou se escreve, fica.
Devem se tomar os cuidados necessários para que os ensinamentos do nosso Divino Mestre cresçam nos corações e nos ajudam na nossa perfeição espiritual, caminhos que tanto desejamos.
Sabemos e não nos esquecemos de falar das oportunidades a nós oferecidas.
Os Expoentes do espiritismo de agora são os sábios de amanhã.
Somente o tempo pelas bênçãos de Deus, pode transformá-los em Espíritos integrados à verdade.
Compete a todos nós, já favorecidos pela luz da verdade, sermos sem conivência, pacientes com eles e ajudá-los na altura das suas necessidades, porque os Espíritos puros já passaram por esses caminhos da ignorância.
A Doutrina dos Espíritos reflete com pureza todos os ângulos dos conceitos de Jesus.
Se os homens ainda não vivem esses preceitos de luz é pelo fato de ainda não suportarem essa verdade, mas, persistindo na escola, acabam sendo discípulos do Senhor, na pureza que desejam os benfeitores da eternidade.
Muitos Espíritos desencarnados na atmosfera da Terra estão igualmente na posição de aprendizes, lutando consigo mesmo nos devidos aprimoramentos.
Essa é a alegria de Nosso Senhor para com todos nós.
É necessário que aprendamos a discernir as coisas, mesmo ouvindo os pseudo-sábios, mas, nunca sejamos influenciados por eles, porque, de certo modo, eles são os futuros instrutores dos Espíritos que estão na retaguarda em busca da luz de Deus.
Se buscamos defesa contra qualquer tipo de influência nociva, que entremos na filosofia do trabalho honesto, e nos lembremos desta máxima de luz do “Evangelho segundo o Espiritismo”:
Fora da caridade não há salvação.
É no trabalho do amor que terás amor e o amor te levará à verdade que liberta.

"ESPÍRITOS PSEUDO-SÁBIOS"





  


      Não desanimes.

      Persiste mais um tanto.
      Não cultives pessimismo.
      Centraliza-te no bem a fazer.
      Esquece as sugestões do medo destrutivo.
      Segue adiante, mesmo varando a sombra dos próprios erros.
      Avança ainda que seja por entre lágrimas.
      Trabalha constantemente.
      Edifica sempre.
      Não consintas que o gelo do desencanto te entorpeça o coração.
      Não te impressiones à dificuldade.
      Convence-te de que a vitória espiritual é construção para o dia-a-dia.
      Não desistas da paciência.
      Não creias em realizações sem esforço.
      Silêncio para a injúria.
      Olvido para o mal.
     Perdão às ofensas.
      Recorda que os agressores são doentes.
      Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho
    ou te apaguem a esperança.
      Não menosprezes o dever que a consciência te impõe.
      Se te enganaste em algum trecho do caminho,
    reajusta a própria visão e procura o rumo certo.
      Não conte vantagens nem fracassos.
      Estuda buscando aprender.
      Não te voltes contra ninguém.
      Não dramatizes provações ou problemas.
      Conserva o hábito da orção para que se te faça luz na vida íntima.
      Resguarda-te em Deus e persevera no trabalho que Deus te confiou.
      Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar.
      Age auxiliando. Serve sem apego.
      E assim vencerás.

"Imo d'Alma "





( Imo = aquilo que está no lugar mais fundo, no íntimo, no âmago.
 Alma = princípio que dá movimento ao que é vivo.)
Eu te examino com carinho.(Eu te conheço).
Sei quando você senta e quando você levanta.
Eu entendo seus pensamentos.
Vigio com cuidado o seu andar e o seu deitar.
Conheço cada um dos seus caminhos.
Antes que você diga algo, eu já sei o que é.
A minha mão está em volta de você, te protegendo.
Meu conhecimento é maravilhoso!
Tão grande que sua mente limitada não consegue entender.
Para onde você pode ir sem meu espírito?
Para onde fugirá da minha presença?
Se você subir ao céu, ali eu estarei.
Se for até o inferno, ali também eu estarei por você.
Se você pudesse voar, e fizesse seu ninho no lugar mais alto do mundo,
Ou se pudesse viver sem ar e resolvesse morar no fundo do mar,
Ali também minha mão te guiaria e sustentaria.
Se um dia você disser:
“Deixe-me nas trevas. Quero viver na escuridão da noite.”
Saiba que nenhuma treva é escura demais para mim.
Eu posso tornar a noite em dia, e as trevas em luz.
Então, eu escrevi cada dia da sua vida.
Como são maravilhosos!
Seu valor é infinito como os grãos de areia.
Você poderia passar a vida inteira meditando neles e,
 ainda assim, todos os dias haveria algo novo.
Eu sei que você odeia e ama.
Conheço seu coração e conheço seus pensamentos.
Eu verei se há algo mal em você.
E de uma coisa você pode ter certeza:
Eu vou te guiar pelo caminho que leva ao céu.