Diabo, (do latim diabólus, por sua vez originado do grego antigo) foi Inventando e reinventado pelos homens como uma reapropriação pelas igrejas neopentecostais.
Em português Diabo é entendido como "negador", "caluniador", "opositor", ou "acusador", (aquele que nega).
A Bíblia diz que Satanás era o maior adversário de Deus.
Na Bíblia judaica, o diabo é apenas outro agente subordinado a Deus, um anjo do mal, uma alegoria que simbolizava a inclinação maligna dos homens e mulheres.
Esse personagem foi desenvolvido pelos cristãos até transformá-lo em uma representação da maldade suprema.
Se há injustiças quanto a esse personagem, ela é cognitivas / sociais que por sua vez haverá de abrir caminhos para que o próprio 'diabo' possa passar.
Tudo, então, não passa de uma v
isão limitada
, ou a falta de um olhar mais abrangente.Diabo ou Exú é o dono dos caminhos. É o movimento. É o princípio dinâmico da vida. É o mensageiro de dois mundos, este em que os homens rogam, o outro em que os deuses acodem.
No pedido vai sempre um agrado antecipado. É Exu quem sabe para onde as oferendas devem ser levadas e quem primeiro as recebe.
É um orixá que tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas.
Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.
Se sua imagem é assustadora, ela existe para assustar os espíritos do baixo umbral que se apavoram ao ver o perispírito transformado dos Exus rendendo-se a captura.
Sabemos pela literatura espírita que os mentores também baixam suas energias para transformar seus perispíritos e poderem atuar nos submundos sem sofrerem os ataques dos espíritos trevosos, Exu não é diferente de outros espíritos seareiros do bem que em nome da humanidade se dedicam arduamente a esclarecer e reprimir as forças contrárias as leis de Deus.
São eles que em tempo integral estudam, planejam, comandam e presidem certos reinos localizados em ambientes salubres, tudo em nome do progresso das muitas moradas de nosso pai.
Todos ligados a área de disciplina e segurança; Sem essas organizações nossa sociedade estaria entregue ao caos das criaturas indisciplinadas para viver em sociedade.
A diferença maior dos nossos meios de fazer justiça para os dos Exus é que raramente eles erram nas penas impostas aos infratores da Lei.
Portanto, consideremos que, por mais que a nossa visão não consiga contemplar a amplitude de todas as situações, Deus sabe. Deus vê. Deus a tudo prevê e provê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário