terça-feira, 2 de agosto de 2016

"Energia Intrínseca e Extrínseca"

A Verdadeira (In)felicidade e a realidade do homem,vejamos:
Não sabe se pediu pra nascer, mas está aqui. Tem uma expectativa de vida, porém pode morrer a qualquer momento. Está num corpo que adoece e envelhece com muitas doenças ditas degenerativas e incuráveis o assombrando deste tempo. Não tem solução para a morte portanto,é um morto vivo. Vive em um mundo onde predomina o mal sobre o bem com muitos desequilíbrios....
O homem é o que pensa,assim como o jardineiro que cultiva a terra, mantendo-a livre de ervas daninhas
e plantando as flores e frutas de que precisa. Um homem pode cultivar o jardim de sua mente, extirpando todos os pensamentos errados, inúteis e impuros e cultivando até à perfeição as flores e frutas dos pensamentos certos, úteis e puros.
Quando a satisfação de uma necessidade nos dá prazer inerente à própria ação envolvida, estamos diante de uma motivação intrínseca,porém, quando a satisfação é apenas conseqüência da ação, estamos diante de uma motivação extrínseca.
Energia intrínseca,me refiro aquela que está dentro de uma coisa ou pessoa e lhe é próprio; interior, íntimo;que está inseparavelmente ligado a uma pessoa ou coisa; inerente; peculiar.
Energia extrínseca que é exterior; não pertencente à essência de uma coisa. Assim temos o homem e seus "pensamentos de forma" que segundo a teosofia são criações mentais que utilizam a matéria fluídica ou matéria astral para compor as características de acordo com a natureza do seu pensamento.
Deste ponto de vista, podem criar a energia intrínseca e a extrínseca, com características boas ou ruins, positivas ou negativas.
Pensamentos de forma são supostamente criadas através da ação da mente sobre as energias mais sutis, criando formas que correspondem a natureza do pensamento gerado.
Pensamento abstrato de uma energia intrínseca é quando um homem dirige o pensamento para um objeto concreto, uma caneta, uma casa, um livro ou uma paisagem, forma-se na parte superior de seu corpo mental uma pequena imagem do objeto, que flutua em frente ao seu rosto, ao nível dos olhos. Enquanto a pessoa mantiver fixo o pensamento sobre o objeto a imagem vai permanecer, e persiste mesmo algum tempo depois. O tempo de duração desta imagem dependerá da intensidade e também da clareza do pensamento.
Cada pensamento produz uma forma,Intrínseca(boa) e a Extrínseca(ruim).Quando visa uma outra pessoa desejando o mal,por exemplo,este pensamento viaja em direção a essa certa pessoa para lhe prejudicar, mas se o receptor deste pensamento extrínseco(ruim),tiver uma vibração boa,este pensamento direcionado não possuirá energia sensivelmente suficiente para afeta-la.
Enquanto a pessoa mantiver fixo o pensamento sobre essa pessoa, a imagem vai permanecer, e persiste mesmo durante algum tempo. O tempo de duração desta imagem dependerá da intensidade e também da clareza do pensamento.
Se um pensamento não pertence nem a uma, nem a outra categoria, anda errante por um certo tempo e pouco a pouco se descarrega, se desfazendo.
Cada um de nós deixa atrás de si por toda parte onde caminha, uma série de energia intrínseca e extrínseca. Nas ruas flutuam quantidades inumeráveis. Caminhamos no meio delas,daí,algumas pessoas se sentirem desconfortadas,bocejando.
Quando o homem momentaneamente faz o vácuo em sua mente, os pensamentos que lhe não pertencem o assaltam; em geral, porém, o impressionam fracamente.
Algumas vezes, um pensamento surge e atrai a sua atenção de um modo particular.
O homem comum se apodera-se dele e o considera como coisa própria, fortifica-o pela ação de sua própria força, e, por fim, o expele em estado de ir afetar outra pessoa.
O homem não é responsável pelo pensamento que lhe atravessa a mente, porquanto pode não lhe pertencer. Porém, torna-se responsável quando se apodera de um pensamento e o fixa em si e depois o reenvia "fortalecido."
Pensamento de energia extrínseca(egoísta), vagueia pela "vizinhança" daqueles que os emitem.
Os pensamentos negativos dos homens, maior parte, estão envoltos por eles mesmos, como por uma espécie de concha. Esta concha obscurece a visão mental e facilita a formação de preconceitos.
Cada energia-pensamento é uma entidade temporária. Pode-se compará-la a uma bateria elétrica carregada, esperando a ocasião de fazer a descarga. Determina sempre no corpo mental que atinge, um número de vibrações igual à sua e faz nascer um pensamento idêntico. Portanto, se as partículas desse corpo já vibram com uma certa rapidez, em consequência de pensamentos de uma outra ordem, o pensamento que chega, espera a sua hora vagueando ao redor da pessoa visada até que o corpo mental dela esteja em suficiente repouso para lhe permitir entrar. Então, descarrega-se e cessa instantaneamente de existir.

Pensamento de energia pessoal é quando a pessoal atua inteiramente do mesmo modo em relação à pessoa que o engendrou e se descarrega sobre ela quando a ocasião se apresenta.
Quando o pensamento é mau,(Extrínseco), a própria pessoa que o gerou pode considera-lo como obra de um "demônio tentador", quando, de fato, essa pessoa é o seu próprio tentador.
Em geral pode-se dizer que cada pensamento produz uma nova forma-Intrínseca ou Extrínseca,porém, sob o império de certas circunstâncias e a repetição constante de um mesmo pensamento, em lugar de produzir uma nova forma, funde-se com a primeira pensamento de forma e a fortifica.
Sendo má, pode-se tornar maléfico e durar muitos anos. Energias deste tipo possuem a aparência e os poderes de uma entidade realmente viva.
O pensamento negativo é uma força contrária que destrói o próprio homem. É isto que o pensamento negativo constante provoca,a destruição do próprio homem, pois de tanto povoar a cabeça com coisas ruins o homem perde a fé e a esperança e adoece...
Certos tipos de pensamentos nascem na mente do homem sem nenhuma premeditação. Existem, porém, aquelas elaboradas intencionalmente com o fim de auxiliar os outros. São peculiares aos benfeitores da humanidade,(Energia Intrínseca).
Pensamentos vigorosos, dirigidos inteligentemente, podem constituir um grande socorro para quem os recebe. São verdadeiros "anjos da guarda"; protegem contra a impureza, a irritabilidade, o medo.
A verdadeira pureza não está apenas nos atos, mas também no pensamento, pois aquele que tem o coração puro nem sequer pensa no mal. Todo mau pensamento é portanto o resultado da imperfeição da alma. Mas, de acordo com o desejo que tiver de se purificar, até mesmo esse mau pensamento se torna para ela um motivo de progresso, porque o repele com energia. É o sinal de uma mancha que ela se esforça por apagar. Assim, não cederá à tentação de satisfazer um mau desejo, e após haver resistido, sentir-se-á mais forte e contente com a sua vitória.
Aquele que, pelo contrário, não tomou boas resoluções, ainda busca a ocasião de praticar o mau ato, e se não o fizer, não será por não querer, mas apenas por falta de circunstâncias favoráveis. Ele é, portanto, tão culpado, como se o houvesse praticado.
Então,devemos vigiar nossos pensamentos ou eles se tornam palavras. Devemos vigiar nossas palavras, ou elas se tornam ações. Devemos vigiar nossas ações,para que elas se tornem hábitos. Devemos vigiar nossos hábitos para que eles formem o caráter. Devemos vigiar nosso caráter para que ele se torne nosso destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário