segunda-feira, 29 de agosto de 2016

"Arquétipos Primordiais da Radiestesia"



Um Arquétipo indispensável de um Radiestesista é o de fazer o bem por caridade, ou seja, com desinteresse.
Há Radiestesistas desinteressados, mas sem discernimento, que prodigalizam os seus haveres sem proveito real, por não saberem empregá-los de maneira razoável.
De dois Radiestesistas ricos, um nasceu na opulência e jamais conheceu a necessidade; o outro deve a sua fortuna ao seu próprio trabalho; e todos os dois a empregam exclusivamente em sua satisfação pessoal. Qual dele o mais culpado?
— O que conheceu o sofrimento. Ele sabe o que é sofrer. Conhece a dor que não alivia, mas como geralmente acontece, nem se lembra mais dela.
Embora hajam muitos arquétipos distintos na Radiestesia,alguns são geralmente como a douração de um objeto de cobre, que não resiste à pedra de toque.
Um Radiestesista pode possuir arquétipos reais; mas essas qualidades, embora não saibam as que representam, não suportam em geral a certas provas, e basta ferir a tecla do interesse pessoal para ser um tolo no deleite de sua vida.
O verdadeiro Radiestesista desinteressado, é de fato tão raro que se pode admirá-lo como a um fenômeno, quando ele se apresenta.
Todos os Radiestesista arquétipos desinteressados têm os seus méritos, porque todos estão no caminho do progresso, no caminho do bem.
Todos os Radiestesista que tem arquétipos primários,tem como simbolo as motivações básicas da Radiestesia.
Cada tipo tem seu próprio conjunto de valores, significados e características de personalidade. Estão divididos em quatro grupos: liberdade, ego, ordem e o social.
Os arquétipos em cada grupo compartilham fontes motivadoras que são:
AMOR
O AMOR é a força que preside a ordem do Universo.
Amor é um sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa.
O Universo é regido pelo AMOR FORÇA que age naturalmente e, quando o Radiestesista deixa fluir unindo todas as conexões; estrutura amizades, constrói lindos romances e mantém a afinidade para que possam durar por toda a eternidade.
CARIDADE
Caridade é ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa.
Caridade não é tão-somente um divino arquétipo, é também o sistema contábil do Universo, que permite não somente ao Radiestesista mas as outras pessoas a felicidade de auxiliar para ser auxiliado.
"A Caridade é o ato pelo qual deixamos fluir o Amor que abrange todas as relações com os nossos semelhantes, ou seja, a doação natural é total sem constrangimento nenhum para com o próximo, pois temos o Amor como força regendo todas as nossas relações." (E. Mollo)
HUMILDADE
Humildade significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade de um Radiestesista de não tentar se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é um dos arquétipos que dá ao Radiestesista sentimento exato da sua modéstia, respeito, reverência e submissão.
"Como arquétipo, humildade é uma demonstração de respeito para com toda a humanidade. A humildade é uma luz que brilha transpondo o além sem nunca ofuscar o dom de ninguém!" (E. Mollo)
Radiestesista que tem fé,tem uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdadeiro, pela absoluta confiança que deposita em algo ou alguém. A palavra Fé transmite a idéia de confiança, fidúcia, firme persuasão, portanto fé pode ser considerado sinônimo dos verbos acreditar, confiar ou apostar.
Fé inabalável só é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade. (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, obra codificada por Allan Kardec).
Um Radiestesista com fé sincera e verdadeira tem sempre a calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado.
ESPERANÇA
Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — é acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.
A esperança é um elemento decisivo em qualquer tentativa para ocasionar mudança social na direção de maior vivência e razão. (Erich Fromm in A REVOLUÇÃO DA ESPERANÇA)
Ter esperança significa estar pronto a todo momento para aquilo que ainda não nasceu e todavia não se desesperar se não ocorrer nascimento algum durante nossa existência.
PACIÊNCIA
Paciência é um arquétipo de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido,capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade.
A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
DILIGÊNCIA
Diligência é arquétipo do Radiestesista em se dirigir ao problema do outro, de fazer alguém seguir um objetivo de vida, conquista ou qualquer tipo de princípio por meios convencionais até chegar ao fim do objetivo.
JUSTIÇA
Ser justo é ser exato. Um Radiestesista deve fazer o que for justo. O resto virá por si só.
É muito complicado falar de justiça quando as visões variam em perspectivas.
O Espírito de justiça de um Radiestesista,é de ser justo, é reconhecer lealmente o seu erro quando erra numa pendulação ou a sua falta, e não os atribuir a outrem.
Este tipo de arquétipo de ser justo consigo mesmo faz o bem a si mesmo. Então,por que não se esforçar para ser igualmente nesta área de sua vida?
GENEROSIDADE
Generosidade é o arquétipo em que o Radiestesista tem quando acrescenta algo ao próximo. Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém tem o o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca.
TEMPERANÇA
A temperança é uma dos arquétipos propostos pela Radiestesia. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados.
TOLERÂNCIA
A tolerância define a capacidade de um Radiestesista de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária face a valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original.
SERENIDADE
Serenidade: arquétipo, qualidade de não se exasperar frente aos percalços da vida; tranquilidade na existência.
Ser sereno significa: estar claro, simples, sem qualquer animosidade. É ser ponderado e ter suavidade na ação.
A serenidade está na espontaneidade, no sorriso que brota voluntário e sincero e, que faz parte de cada individualidade, com a completa ausência da superioridade, envolvendo suas relações com gentil amabilidade.
RESPEITO
Respeito e também dignidade, entre Radiestesistas, envolve o ganhar e o receber o respeito pessoal ou estima de outra pessoa.
O respeito é uma das qualidades que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas. Respeito é o direito de expressar-se sem que sofra algum tipo de repressão, castigo ou punição. É alguém não fazer aquilo que não gostaria que lhe fosse feito. O respeito e muito importante para todos e é bom cultivá-lo para um mundo melhor o respeito é muito importante para o nosso crescimento pessoal e social, para uma vida melhor e mais civilizada além do respeito a educação é muito importante para termos um mundo melhor.
DIGNIDADE
A dignidade se baseia no reconhecimento do Radiestesista como ser digno de respeito. É uma necessidade emocional que todos nós temos de reconhecimento público de se ter feito bem as coisas, em relação a autoridades, amigos, círculo familiar, social, entre outros.
FORTALEZA
Fortaleza é a qualidade do que é forte; robustez; força; vigor; solidez; firmeza; força moral.
MODERAÇÃO
Comedimento, compostura, procedimento circunspeto, prudência. Radiestesista que num conflito entre duas partes tenta intermediar para chegar a um consenso ou acordo.
SINCERIDADE
Franqueza, lealdade, boa fé, simplicidade, verdadeiro.
FRANQUEZA
"A franqueza não consiste em dizer tudo o que se pensa, mas em pensar tudo o que se diz." (Victor Hugo)
LEALDADE
Estado de ser leal; o propósito ou devoção de fidelidade a alguma pessoa, a uma causa.
SOLIDARIEDADE
A solidariedade é, sem sombra de dúvidas, a forma maior de alguém expressar o seu amor. Solidariedade é coisa fina e rebuscada. É sentimento nobre.
PRUDÊNCIA
Prudência dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outros arquétipos indicando-lhes a regra e a medida.
Embora prudência seria aplicada a qualquer julgamento, as tarefas mais difíceis, que distinguem um Radiestesista como prudente, são por exemplo, como quando uma pessoa determinar o que seria melhor dar como doações de caridade, ou decidir como punir uma criança, a fim de prevenir repetir uma ofensa.
Convencionalmente, prudência é o exercício de julgamento sadio.
Desapego
O desapego às coisas materiais é um indício notório de inferioridade, pois, quanto mais o homem se apega aos bens deste mundo, menos compreende o seu destino.
Pelo desinteresse, ao contrário, ele prova que vê o futuro de um ponto de vista mais elevado.


Os primordiais arquétipos da Radiestesia são conjuntos de “imagens” ... produto, de alta qualidade e, preferencialmente, personalizado.

http://www.aeradoespirito.net/EstudosEM/SIGNIF_DE_ALG_VIRT.html

https://livrodosespiritos.wordpress.com/leis-morais/cap-12-perfeicao-moral/i-as-virtudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário