sexta-feira, 19 de agosto de 2016

"QI, QE e QS de Nossas Vidas"

Somos tão inteligente para umas coisas e, tão ignorantes para outras que ficamos pior ao saber de certas coisas inúteis...
Ninguém é tão inteligente que não tenha a aprender, ou tão burro que não tenha a ensinar...
A dimensão do ser humano é o lugar da manifestação do sentido para a vida.
Ninguém vive sem descobrir um sentido para viver, para agir.
Uma pessoa que perde ou não encontra um sentido para viver pode ficar gravemente doente, entrar em depressão e não ter ânimo para nada, pois nada terá sentido. Por isso que tudo na vida precisa receber um significado no espírito, pois o ser humano é um ser repleto de significados.
O primeiro significado é a Auto-Consciência,que é estar ciente daquilo em que se acredita;
O segundo significado são os valores e as motivações.
Visão e valores são o terceiro significado,que é viver de acordo com os princípios e crenças pessoais;
Utilização positiva da adversidade é o quarto significado, aprender e crescer com o erros, com a desilusão e com a dor;
Percepção holística é o quinto significado,que estabelece relações e padrões para cada questão e, cultivar o sentimento de pertença.
Empatia é o sexto significado, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro;
Diversidade é o sétimo significado, relacionar-se com os outros nas suas diferenças, em vez de, apesar delas;
Independência segue como oitavo significado, defender convicções próprias, pensar "fora da caixa", ainda que tenha de nadar contra a corrente;
Questionamento é o nono significado, querer saber os "por quês" fundamentais, conhecer e compreender o que o rodeia;
Reformulação é o décimo significado, observar os problemas com distanciamento e numa perspectiva alargada;
Espontaneidade segue como décimo primeiro, viver "aqui e agora" e ser responsável pelo momento;
Vocação, décimo segundo, sentir-se chamado a cumprir uma missão;
Humildade,décimo terceiro, posicionar-se como um ator entre muitos, com o seu próprio papel no mundo.
Dos de três "QIs" de nossas vidas,temos o "QS" – quociente do sentimento que está ligado ao espiritual,que tem haver com o que algo (QI) significa para você, e não apenas como as coisas afetam suas emoções,(QE) e como você reage a isso.
A espiritualidade (QS) sempre esteve presente na história da humanidade.
As pessoas vivem hoje correndo pra lá e pra cá falando nervosas em seus celulares; automóveis modernos passam rápido e não deixam os motoristas observar uma plantinha atrevida, prestes a dar flores, que teimava em nascer entre o asfalto e calçada; ruas antes dominadas pelas brincadeiras da criançada hoje abandonadas por quatro paredes de suas casas, num mundo tão farto de tecnologia.
Pais e mães que trabalham como loucos para satisfazer as necessidades cada vez mais fúteis e voláteis de seus filhos, filhos que "quase não conhecem seus pais",de tão pouco é o contato. Tudo isso entristece. Os mais idosos presos em asilos e sobrevivendo graças a um saudosismo febril, resquício último de uma época em que ainda haviam invenções a serem inventadas. Devemos andar mais pacientemente nas ruas sem olhar para o relógio ;devemos amenizar o uso do telefone celular e voltarmos a conversar cara a cara com os amigos, coisa que anda difícil se ver; devemos deixar o automóvel na garagem e andar a pé,é mais econômico,teremos mais tempo para conversar,olhar mais a paisagem, contribuir com a diminuição do tráfego,coma as buzina escandalosa e da poluição ,é ter uma qualidade de vida,é praticamente uma atividade física.
Nossa cultura é uma “cultura de multidão”. A mídia nos encoraja a ter os mesmos pensamentos e as mesmas opiniões. Um dos principais critérios de "QI" da Inteligência Espiritual é o que os psicólogos chamam de “independência de campo”, ser capaz de erguer-se contra a multidão e defender uma opinião. ‘Ser quem acredita ser’. Isso não é egoísmo, mas individualidade autêntica e isso requer coragem,está no "QE", inteligência emocional, cujos componentes são como os hábitos, os padrões e as emoções produzidas pela realidade.
Existe um “eu profundo” que é o "QS", inteligência do sentimento,que permite perguntar se quero ver, gostar, presentear, criar, criar diversidades, etc, que vive em todos nós, ancorado no Cosmo como um “Todo”. Tem origem na necessidade humana de sentido, visão e calor.
Nem sempre é possível sentir realmente o que nos motiva. Esse “eu profundo” se manifesta em momentos de amizade calorosa, alegria, espanto e até mesmo quando enfrentamos os piores medos.
Os QIs, QEs e QSs de nossas vidas vamos encontrar também nos benefícios do regresso numa "historia ubuntu",onde um antropólogo que estudava os usos e costumes de uma tribo africana propôs uma brincadeira inofensiva às crianças. Encheu um pote com doces e guloseimas e colocou-o debaixo de uma árvore. Depois, chamou as crianças e combinou que quando desse o sinal, elas corriam para o pote e a que chegasse primeiro ficava com todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças posicionaram-se na linha de partida que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando deu o sinal, todas as crianças deram as mãos e começaram a correr em direção à árvore onde estava o pote. Quando lá chegaram, distribuíram os doces entre si e começaram a comê-los. O antropólogo foi ter com as crianças e perguntou porque razão tinham ido todos juntos quando, o primeiro a chegar, ficaria com tudo que havia no pote e, assim, comeria muito mais doces. As crianças responderam: "Ubuntu", tio. Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estivessem tristes? Ele ficou desconcertado! Meses e meses a trabalhar, estudando a tribo, e não tinha compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto a competição... Ubuntu significa: "Eu sou quem sou, porque somos todos nós!"
Atenção, porque os três "QIs" de nossas vidas estão no que SOMOS,e não pelo que temos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário