Quem no momento presente está melhor evoluindo, o homem ou o animal?
De certo, há diferença entre a evolução de cada um, mas, um ser agrupado no Reino 'Animalia' é um, o outro, o homem, é considerado um ser humano, um animal também. Isso nos ajuda a evitar a falsa dicotomia facilmente observada quando falamos em seres humanos e animais.
Não são dois grupos distintos, mas sim um mesmo grupo formado por seres vivos das mais diversas formas e cores, com as mais diversas características, comportamentos e capacidades, dentre os quais nós, os seres humanos, nos enquadramos.
Porém, em termo de evolução espiritual há discordância, diferença e atrasos.
A partir dessa perspectiva fica mais fácil de encaixar a nós mesmos nas considerações sobre bem-estar animal, pois fica claro que em nossas relações com os demais animais não somos apenas ‘agentes causais’, mas também sofremos efeitos e consequências.
Claro que cada um evolui de jeito diferente, mas, quem está na verdade evoluindo melhor?
Será o ser animal da 'Animalia'?
Os animais também progridem e evoluem, só que diferente de nós, não pela força de vontade e pelas escolhas, mas apenas pela força das coisas e para eles, assim, não há expiação.
O convívio dos homens e animais é importante para ambos.
Os animais auxiliam na nossa evolução e nós também auxiliamos na evolução deles.
Acaba havendo uma troca, que as vezes acaba sendo injusta, pois o desenvolvendo espiritual do animal há uma certa consciência de seus atos, mesmo que seja por meio do condicionamento.
Diferentemente a do homem, pois até hoje não tem consciência dos seus atos e com isso atrasa sua evolução espiritual.
Parece assim que, o animal tem mais alma, mais coração que o homem, em muitas circunstâncias. Então, quem na verdade é o 'animal'?
Analise!
Nenhum comentário:
Postar um comentário