Premonição é nome que vem do espiritismo, já precognição, é nome dado cientificamente.
Ambas descrevem sobre o conhecimento direto do futuro, e é o mais intrigante dentre os fenômenos paranormais.
Mas será um reflexo do subconsciente ou realmente uma pré visão do que vai acontecer num futuro próximo?
Numa dessas percepções, podemos prever á própria morte?
E os sonhos premonitórios? Como diferenciar uma premonição de um sonho comum?
Em primeiro lugar, os sonhos não são verdadeiros. Só são verdadeiros no sentido de que apresentam imagens que para o Espírito têm realidade, porém que, freqüentemente, nenhuma relação guardam com o que se passa na vida corporal.
São também um pressentimento do futuro, permitido por Deus, ou a visão do que no momento ocorre em outro lugar a que a alma se transporta.
A percepção extra-sensorial é uma expressão muito utilizada na Parapsicologia, e envolve as mais diversas faculdades mentais inerentes a algumas pessoas, conhecidas como sensitivas ou psíquicas.
Estas capacidades que vão além dos sentidos convencionais presentes em todos, são também denominadas de ‘psi’.
As pessoas dotadas destas habilidades têm uma percepção mais apurada dos eventos e dos objetos à sua volta, sem precisar para isso recorrer aos órgãos dos sentidos mais usados.
Como uma verdade, temos a Radiestesia como uma ciência da percepção extra-sensorial. É através dela que conseguimos captar as vibrações energéticas presentes em uma pessoa ou ambiente e que faz, muitas vezes, com que exista a sensação de bem-estar ou mal-estar, quando presentes em algum local ou na companhia de determinadas pessoas.