Há mortos enterrados na fachada da fonte, o povos não sabe, mas a Radiestesia sabe...
Reza a lenda que a comunidade de Arraial, em outras épocas, fez orações e promessas para Nossa Senhora d’Ajuda pedindo por água, que andava escassa naqueles tempos difíceis. E eis que de repente...
A Fonte Nossa Senhora D’ajuda, Porto Seguro foi considerado o primeiro Santuário Mariano do Brasil, Arraial de Nossa Senhora foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros Jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas 3 naus (navios de grande porte): Conceição, Salvador e Ajuda, que viriam a ser nomes de cidades e de suas primeiras Igrejas.
A História
Segunda a história, quem se banha aqui sempre volta ao Arraial d’Ajuda.
De valor principalmente simbólico e histórico, foi construída pela irmandade de Nossa Senhora d’Ajuda, Porto Seguro entre 1929 e 1930 (placa de mármore branco pregado no monumento – fachada frontal da edificação).
Diante desse contexto, a restauração da Fonte foi pensada em valorizar esse patrimônio, e manter viva a antiga tradição.
Reestruturamos o vão existente, fazendo o fechamento nas laterais e na frente para permitir de forma adequada a vazão da água que não será utilizada.
Contudo, colocamos um revestimento na parte interna desse vão, garantindo a manutenção e a higiene do local.
Toda readequação foi pensada a partir do custo final, que será arcada pelo Santuário.
A proposta das bicas garantirá a tradição da água milagrosa de forma consciente, tão forte e inserida na região.
Direcionamos a bica que está no arco central da edificação para a parte inferior no complexo da fonte.
Consideramos o fechamento dos arcos da edificação, por serem escuros e consequentemente perigosos.
Sendo assim, a transferência da nascente de dentro da edificação se localizará junto ao muro de arrimo na parte inferior, onde colocamos um deck de madeira, pensando na facilidade de acesso dos turistas, mas...
Mulher morre após ser baleada dentro de carro em Arraial da Ajuda na BA em frente a fonte de N.Sra. d'Ajuda; marido e filhos também estavam no veículo e presenciaram crime.
Uma mulher de 30 anos morreu ao ser baleada dentro de um carro, na noite de quarta-feira (23), em Arraial D'Ajuda, distrito de Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, o marido da vítima e os dois filhos estavam dentro do veículo e presenciaram o momento do crime.