quarta-feira, 24 de junho de 2015

"Radiestesia e o efeito ideomotor"

Efeito ideomotor é o nome dado à influência da sugestão sobre movimentos corporais involuntários e inconscientes e é disso a matéria que tratará a Radiestesia neste capítulo.
Em 1808, um químico chamado Gerboin de Estrasburgo escreveu um livro sobre a utilização de pêndulos para realizar análises químicas. O método consistia em manter um pequeno anel de metal, seguro por um cordão delgado sobre uma placa inscrita com as letras do alfabeto. O anel supostamente se moveria em direção às letras da substância a ser examinada, da mesma forma em que hoje o tabuleiro Ouija responde as perguntas de participantes das sessões.
Michel se espantou com os resultados dos testes com o novo método, a princípio surpreendentes, mas manteve-se cético. Inicialmente, ele utilizou o pêndulo sobre uma placa de mercúrio e observou que o pêndulo continuava funcionando. Em uma segunda etapa, percebeu que quando o mercúrio era coberto por uma placa de vidro, o anel de metal diminuía seu movimento até parar. Finalmente, repetiu a primeira experiência com os olhos vendados, pedindo a um assistente para colocar e retirar a placa de vidro sem que ele soubesse. O resultado foi que o anel não se movia, não importando se havia ou não a placa de vidro.
Como conclusão para o experimento, Michel escreveu: "Enquanto eu acreditava que o movimento era possível, ele aconteceu; mas depois de descobrir suas causas eu não conseguia mais reproduzi-lo". De acordo com ele, seus experimentos mostram como é fácil "ver ilusões como verdades", sempre que somos confrontados com fenômenos em que os sentidos humanos estão envolvidos em situações mal analisadas.
É o ressurgimento da magia, do mistério, da fantasia, do maravilhoso e do sobrenatural, contrastando diametralmente com a Radiestesia a respeito dos fatos. Mas a Radiestesia não aceita todos os fatos considerados maravilhosos. Longe disso, demonstra a impossibilidade de muitos deles e o ridículo de algumas crenças que constituem, propriamente falando, a superstição.
A boa prática da Radiestesia depende da continuidade de pelo menos cinco procedimentos que estão interligados:
>A preparação prévia;
>Um início correto;
>O processo intermédio;
>A informação fiável proveniente da intuição; 
>A análise correta das descobertas.
A sequência da pesquisa que opera-se como elos de uma cadeia. 
Se um elo for omitido ou estiver fora de ordem todo o sistema pode falhar.
O processo começa com o pensamento lógico cerebral; depois atua a mente intuitiva para finalmente se regressar às faculdades do raciocínio lógico na análise dos resultados.
Para proteger a cadeia de incertezas as pessoas que se entregam a essa prática são habitualmente completamente desinformadas,precisando de muito estudo e prática,as vezes,mais estudos do que a própria prática,principalmente acerca do mundo dos Espíritos. Assim sendo, e dispondo-se, aqueles que se pré dispõem de usar a Radiestesia para "chamar Espíritos" para responderem às suas perguntas, podem cair em enganos e apanhar grandes sustos.
Alguns Radiestesistas alertam quanto ao mínimo suspeito de erros do pendulo ou incertezas do Radiestesista,que regresse mentalmente aos "elos da cadeia",depois prossiga, um elo de cada vez. Navegue por todo o caminho através de conclusões seguras.
Através dos poderes, temporais e intemporais, da mente estas técnicas podem restabelecer qualquer esquecimento, ligando os elos da sua cadeia de pesquisa.
Habitualmente a informação intuitiva surge-nos fragmentada. Há que ser paciente. Dê tempo para que os dados recebidos formem um mosaico completo e significativo.
A mente “noetica”,superconsciente,(parte da lógica que estuda as leis fundamentais do pensamento, conhecidas como os quatro princípios: identidade, contradição, terceiro excluído e razão suficiente), permite ao Radiestesista realizar coisas extraordinárias.
Para quem pretende usar a Radiestesia no âmbito espiritual, que se refere a "evocação" dos espíritos,(A invocação é igual à possessão,é a permanência não autorizada de um espírito,já evocação se caracteriza por "convidar" uma Divindade a um ritual religioso.),em primeiro lugar, se você não tomar cuidado com quantos ou quais espíritos você está "convidando", qualquer entidade do plano astral,(principalmente do mais baixo),pode ser "invocada". Essa pequena confusão pode trazer espíritos que foram assassinados ou que perderam suas vidas em acidentes trágicos,podendo ser ainda,violentos,cruéis e habes em manipular bruxarias. Portanto, eles podem apresentar comportamentos extremamente inesperados e irreversíveis.
Outra coisa importante são para os incrédulos,que tomem cuidado com o tipo de pergunta,nunca perguntar como morreu o quando morreu e principalmente de que morreu,pois este espírito pode ainda está em confusão mental e sua reação pode ser devastadora, pode desajustar ainda mais a organização mental do espírito que não sabe que desencarnou ou que não aceita que está "morto", além de manter o ser imantado às outras consciências que possa ser prejudicial ao "perguntador", não façam piadas ou brincadeiras enquanto estiver utilizando o pendulo ou realizando alguma pergunta místicas ou ocultas com características de desdém, pois isso pode deixar os espíritos zangados,havendo o fenômeno "Poltergeist", (também chamado por alguns parapsicólogos como Psicocinesia Recorrente Espontânea,que é um tipo de evento paranormal que se manifesta em um ambiente no qual existem ocorrências físicas, tais quais,movimentação, aparecimento e desaparecimento de objetos, sons, pirogenia, luzes, entre outras,podendo envolver até ataques físicos,também é importante nunca pedir para que a entidade dê uma prova de sua existência ou faça algo sobrenatural.
Os especialistas em doutrina espírita informam que os espíritos podem enganar qualquer tipo de pessoa,inclusive radiestesista desavisados e arrumar uma forma de "entrar" no pendulo pelo mundo físico. Caso isso aconteça, pode ser muito difícil conseguir fazer com que eles retornem para o plano astral, o que os força a "permanecer no pendulo",no ambiente e até como encosto durante um indeterminado período de tempo.
Em matéria de Radiestesia,todo cuidado é pouco,contudo, os Radiestesista especialistas dizem que não é o pendulo em si que é a "entrada" perigosa, uma vez que este instrumento não invoca os espíritos. Na verdade, este tipo de espíritos estão fora do pendulo e sempre próximos de todos nós. Logo, se algo der errado durante a "sessão", destruir o pendulo pode não valer de nada, pois os espíritos não possuem nenhuma conexão com este tipo de objeto.
Quando o Radiestesista estiver pronto para terminar as "pendulações",deve agradecer respeitosamente por todas as respostas fornecidas,pedir ao plano superior ou  ao seu "mestre interior" que limpe o ambiente removendo e consumindo toda energia maléfica,dos miasmas,dos bolsões negativos e guarde respeitosamente todo o material de trabalho. Para encerrar,fazer a "evocação maior" da Grande Fraternidade Branca,que é uma prece, um mantra,de demonstração ao avanço da consciência em direção a uma luz maior e em seguida,aplicar o "auto passe",para "desconectar". Caso sinta ainda uma "presença indesejável", permanecer e tentar “ajudar" dizendo: “Adeus,desejo a sua evolução espiritual pela luz Divina".
Isso não é tudo: você deve retomar tudo e se assegurar de que o espirito já parou de responder, e então você pode parar o pendulo e guarda-lo de novo. Caso você não termine a "sessão" como o explicado, podem ocorrer resultados inesperados e até mesmo os bons espíritos podem ficar agitados. Portanto, é melhor seguir as instruções para não se meter em problemas.
A Radiestesia explica,que,embora muitas pessoas tenham medo, segundo os Radiestesistas espíritas, o movimento involuntário do objeto utilizado como indicador de respostas,o pendulo,não representa nenhuma conexão com o mundo espiritual. Porém, eles admitem que é possível fazer movimentos sem perceber que é você quem os está realizando.
Portanto, tanto numa consulta clínica como numa "investigação além túmulo",deverá "descarregar" o pendulo,encostando sua ponta no chão por três vezes a cada três perguntas a fim de saber a origem do problema,se físico ou espiritual. Na verdade,saberá que não são os espíritos que estarão movendo o pendulo,é algo muito mais fantástico e misterioso que faz este trabalho; a mente humana, o descarrego,ou seja,a descarga energética é a troca de energia negativa pela positiva. 
De fato a mente do operador captará essas energias e se comunicará com a parte consciente do Radiestesista,se por ventura esta comunicação sofrer algum tipo de interferência,uma linguagem pré-estabelecida pelo próprio Radiestesista poderá evitar esse incidente. O inconsciente captará essa "informação energética" truncada, e para que o operador saiba o que foi captado, o cérebro enviará sinais através do sistema nervoso, estes impulsos são os verdadeiros responsáveis pelo movimento do pêndulo,sem haver interferência,logo as dúvidas estarão dirimidas.
Efeito ideomotor consiste na "influência da sugestão" sobre os movimentos corporais involuntários e inconscientes,repito,um teste simples para conferir e tirar dúvidas,é fazer um pendulo substituto,amarrando um peso, como um anel,uma rolha de cortiça ou um botão, em um barbante,(de preferência com mais de 30 cm). Em seguida, segure a ponta do barbante com os braços esticados à sua frente para que assim o peso possa balançar livremente. Tente manter o braço completamente parado. Repare que o peso vai começar a rodar em sentido horário ou anti-horário em pequenos círculos.
Não comece esse movimento por conta própria. Em vez disso, se faça uma pergunta – pode ser qualquer coisa. Considere que o peso vai se mover no sentido horário para responder que “sim” e no anti-horário para responder que “não”. Mantenha esse pensamento na cabeça e, em breve, mesmo que você tente não fazer nenhum movimento, o peso vai começar a rodar e responder às suas perguntas,isto serve também como exercício de concentração para não sofrer Influencias dos espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos. Muito mais do que imaginamos,eles Influem a tal ponto, que, de ordinário,nos passam a dirigir.
Outra observação e cuidado que o Radiestesista deve tomar no efeito ideomotor é a interferência do próprio consulente,uns,sem quererem,mentalmente "invadem" o pendulo,outros, propositadamente dá um ordem no pendulo e o pendulo passa para o domínio do "intruso",por que? Porque a mente do Radiestesista está "vagando" naquele momento ou  o mesmo está totalmente desconcentrado. Um bom Radiestesista deve "sair da rotina",programando seu pendulo para movimentos "atípicos"  
O "milagre da consciência" existe e nada tem haver com "forças sobrenaturais" trabalhando na Radiestesia ou no pendulo, só há pequenos movimentos pela ação direta de radiações, seja qual for sua natureza, nunca pelo influxo de espíritos,é algo mais profundo ainda,o movimento do pendulo como resposta vem do "arquivo espiritual",onde todas as respostas estão armazenadas para serem acessadas,se transformando em um círculo completo e verdadeiro.
O efeito ideomotor na Radiestesia não é um fenômeno corresponde à tábua de Ouija, ao jogo do copo e à brincadeira do compasso, no qual uma pessoa ou várias seguram um objeto e ele se move de acordo com as perguntas feitas.
O fato mais interessante sobre o fenômeno é o que ele nos diz sobre a mente humana. Afinal, se podemos fazer movimentos sem perceber, então não deveríamos estar tão confiantes na execução de outros sobre os quais temos a plena consciência de que são realizados por nós.
Nas circunstâncias certas, você pode fazer com que outras pessoas acreditem que tenham causado algo que na verdade é proveniente de uma razão completamente independente. Isso é algo não tão difícil de acreditar, visto que algumas pessoas pensam que só começou a chover porque esqueceram o guarda-chuva ou que algumas coisas ruins só acontecem com elas.
Você pode ler mais a respeito no livro “The Illusion of Conscious Will”, escrito pelo psicólogo Daniel Wegner. O autor defende que nosso senso comum em acreditar que temos controle sobre uma ação é uma ilusão ou, se você preferir, uma construção. Os processos mentais que controlam diretamente os nossos movimentos não estão conectados àqueles que compreendem causa e efeito, explica Wegner.
A situação não é como em uma estrutura de comando/controle igual ao que acontece em um exército disciplinado, em que um general dá ordens às tropas, elas executam a ação e ele recebe um relatório dizendo: “Senhor! Está feito. 
Para os principiantes em Radiestesia,"a mão entra em ação”,o conceito é mais parecido com movimento independente "transmitindo" os comandos e "ver o que acontece", mas ele nunca está seguro sobre o que levou à ação,(e as vezes,nem o que está acontecendo).
Em vez disso, assim como ocorre com todas as pessoas, nosso consciente,(o general nessa metáfora),precisa utilizar alguns princípios para descobrir quando um movimento é realizado por nós. Uma dessas táticas é determinar que a causa precisa ser consistente com o efeito.
Se você pensar: “Eu vou mover minha mão” e ela se mexe, automaticamente seu cérebro passa a sensação de que esse movimento foi causado por você. Todavia, esse princípio falha quando o pensamento é diferente do efeito, tal como acontece  com o "pêndulo do iniciante" ou na tábua de Oujia.
Caso você pense: “Eu não estou movendo minha mão”, você está menos suscetível a conectar qualquer pequeno movimento feito por você, mas com uma grande abrangência visual. Ou seja, você está mais vulnerável a acreditar que os espíritos “falaram” por meios misteriosos do que a considerar que seu corpo se mexeu sozinho.
Talvez isso explique o costume que as crianças têm de gritar “Não fui eu” logo após quebrar alguma coisa. Eles ponderam consigo mesmo: “Eu só vou dar um empurrãozinho...” e, quando o objeto cai da mesa e quebra, eles não sentem que  algo que eles fizeram.
Todos estes fenômenos são derivados de ordens sub-conscientes que o nosso cérebro dá aos nossos membros para eles se moverem de acordo com as nossas expectativas. Se sabemos a resposta que o copo quer dar, vamos estar à espera que ele se desloque na direção da letra certa; se achamos que num determinado local há agua achamos que o pendulo deve abanar. Essa expectativa é o suficiente para o nosso sub-consciente enviar ordem aos músculos para efetuar o movimento que esperamos ver acontecer.
Adaptado de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário