sexta-feira, 13 de julho de 2012

"Asseclas Astrais"




As quatro doenças da alma


Doenças da alma, pantanais da alma, miséria espiritual são títulos de livros de ontem e de hoje. 
As quatro doenças da alma que aqui refletimos têm sua inspiração em Platão.
1.    A insensatez.
 O insensato tem falta de bom senso. Age sem refletir. Não pára afim de pensar, discernir e optar.
 A insensatez consiste em não cultivar o conhecimento e viver de modo superficial, instintivo, efêmero.
Ao insensato falta a lógica, a profundidade, a reflexão, a filosofia. 
Não há gosto pelo estudo, pelo cultivo pessoal, pela sabedoria. 
A imaturidade, a ingenuidade, a superficialidade são expressões de insensatez.
 “Até quando amareis a ilusão, procurareis a falsidade e fechareis o coração”? (Sl 4,3). 
A vida não pode se fundamentar na dúvida, na incerteza, na mentira, na satisfação efêmera dos desejos.
O insensato cai facilmente na arbitrariedade, na sensualidade, no consumismo, na lógica da moda e das opiniões. Falta-lhe o amor à verdade.
 A insensatez aceita como verdadeiro o que é agradável, dá sucesso, causa sensação. 
O máximo da insensatez é a “soberba filosófica” e a ocultação da honestidade intelectual. 
Em nossa sociedade, a idolatria, o mercado, o vazio existencial, o stress são doenças da alma enraizadas na insensatez.
2.    A intemperança.
 É a falta de autodomínio, satisfação dos desejos, permissivismo ético.
 Sem a temperança somos escravos dos vícios e paixões, buscamos alívio no barulho, na farra, no álcool como sedativos para nossa alma doentia. 
Assim, a intimidade vira sensualidade, e depois, promiscuidade. 
Hoje é um imperativo, uma obrigação o sexo livre, a transa, a libertinagem.
 Vivemos uma exasperação erótica e uma desumanização da sexualidade.
A virtude da temperança consiste em ordenar os afetos desordenados, sublimar os impulsos instintivos, humanizar a sexualidade, para alcançar a maturidade e a paz interior. A temperança é educação para o amor.
3.    A injustiça. Consiste em não agir corretamente, mas de modo egoísta, oportunista, excludente e opressor. 
O outro é descartável, sobrante, excluído. Falta a consideração e satisfação pelo bem estar dos outros, pelo seu sucesso e seus direitos. 
O injusto desconhece a compaixão, a sensibilidade, o altruísmo. 
O outro é apenas um meio para seus interesses ou uma ameaça a descartar.
Amai a justiça, vós que governais a terra, diz o livro da Sabedoria. 
A justiça é o primeiro passo do amor. Diz o profeta Miquéias:
 “O bem consiste em praticar a justiça, amar a misericórdia e andar corretamente na presença de Deus” (Mq 8,3). As desigualdades sociais, a corrupção, a depredação do meio ambiente são patologias sociais cuja origem é a doença da alma chamada injustiça.
4.    A impiedade.
 Ímpio é o que nega o divino, o transcendente,, o espiritual, enfim, nega a Deus.
 Para o ímpio, a religião e as coisas espirituais não passam de obsessão neurótica, atraso cultural, obscuratismo e magia.
 A impiedade se manifesta na incredulidade, na indiferença, no desinteresse pela dimensão espiritual.
 Deus além de ser estorvo, é inútil. Seu lugar é o exílio.
O ímpio rejeita Deus e adora ídolos. Combate a religião e endeusa a razão. 
Tem o pensamento obscurecido porque o amor de si o leva ao desprezo de Deus.
 A impiedade se radicaliza no desrespeito à liberdade religiosa, tudo em nome do desenvolvimento humano.
 “O humanismo que exclui Deus é um humanismo desumano” (Bento XVI). A impiedade aprisiona a verdade, petrifica o coração, inverte valores. Eis o que é a doença da alma chamada impiedade.
 Trabalhando com a Mesa Radiônica, tenho observado resultado muito efetivo, detectando e invertendo a polaridade de cada um desses padrões, retirando verdadeiramente o que está sendo fonte de desequilíbrio. Este processo limpa as limitações, conhecidas e desconhecidas, armadilhas energéticas, parasitas mentais e do corpo emocional, entidades acopladas, formas-pensamentos de todos os tipos (incluindo maldições, encantamentos, magias e feitiços) votos e acordos que mantêm os dispositivos dentro de nos. 
Muita dos acontecimentos em nossas vidas que não desejamos e não podemos evitar, são orquestradas por acontecimentos de dimensões não manifestas, porem movimentadas por nossos sentimentos e emoções atuais com ressonância em vidas passadas ou paralelas.

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