segunda-feira, 16 de julho de 2012

Maya (ilusão)





A origem de maya palavra é derivada do sânscrito ma raízes ("não") e ya, geralmente traduzido como um artigo significado indicativo "de que" 
Os ensinamentos místicos da Vedanta estão centrados em uma verdade fundamental do universo que não pode ser reduzida a um conceito ou uma palavra para a mente comum para manipular devido à impossibilidade de criar uma solução completa.
Pelo contrário, a experiência humana ea mente estão se um pequeno fragmento desta verdade. 
 Nesta tradição, nenhuma mente-objeto pode ser identificado como verdade absoluta, de modo que pode-se dizer, "É isso aí." Assim, para manter a mente se fixe a fragmentos incompletos da realidade, um falante poderia usar esse termo para indicar que a verdade é "Não é isso."
No hinduísmo , Maya é para ser visto através, como uma epifania , a fim de atingir moksha (libertação da alma do ciclo de samsara ). Ahamkara (ego-consciência) e carma são vistos como parte das forças de ligação de maya. 
Maya pode ser entendido como o Universo fenomenal da dualidade percebida, em menor realidade lente sobrepõe-se à unidade de Brahman . 
Diz-se a ser criado pela divina pela aplicação da Lila (energia criativa / material ciclo, que se manifesta como uma base véu-o de dualismo).
 Os sanskaras da dualidade percebida perpetuar samsara.

Maya em Advaita Vedanta

Em Advaita Vedanta filosofia, Maya é a realidade, limitada puramente físico e mental em que a nossa consciência cotidiana tornou-se enredado. Maya é considerada uma ilusão, um véu do Ser verdadeiro, unitária - o Espírito Cósmico também conhecida como Brahman . O conceito de Maya foi introduzido pelo grande filósofo do século IX Hindu Adi Shankara .  
] Ele se recusa, no entanto, para explicar a relação entre Brahman e Maya.
Muitas filosofias e religiões procuram "perfurar o véu" de maya, a fim de vislumbrar o transcendente a verdade do que a ilusão de um molas realidade física, partindo da idéia de que primeiro veio à vida no fluxo de Hindu de Vedanta .
Maya é um fato em que ele é o aparecimento de fenômenos. Desde Brahman é a única verdade,
 Maya é verdade, mas não a verdade, a diferença é que a verdade é a verdade para sempre, enquanto o que é verdade é verdade apenas para agora.
 Desde maya faz com que o mundo material para ser visto, é verdade em si, mas não é verdade em comparação com o Brahman
. Por outro lado, Maya não é falsa
 É verdade em si, mas falso em comparação com a verdade absoluta.
Neste sentido, a realidade inclui o Maya eo Brahman. 
 O objetivo da iluminação espiritual deve ser para ver Brahman e Maya e distingui-las.  
Assim, Maya é descrito como indescritível. Maya tem duas funções principais: 
uma é véu Brahman e obscurecer e escondê-lo de nossa consciência, a outra é apresentar e promulgar o mundo material eo véu da dualidade, em vez de Brahman. 
 O véu de Maya pode ser perfurado, e, com diligência e graça, pode ser permanentemente alugar. 
 Considere uma ilusão de uma corda que está sendo confundido com uma cobra na escuridão.
 Assim como essa ilusão é destruído quando o verdadeiro conhecimento da corda é percebida, de forma semelhante, maya é destruído por uma pessoa quando percebem Brahman com o conhecimento transcendental. 
 A metáfora também é dado - quando o reflexo de Brahman cai sobre Maya, Brahman aparece como Deus (o Senhor Supremo). 
 Pragmaticamente, onde a dualidade do mundo é considerado como verdadeiro, maya torna-se o poder divino mágico do Senhor Supremo. Maya é o verdadeiro tecido da dualidade, e ela desempenha esse papel a mando do Senhor Supremo. Deus não está presa por Maya, assim como os magos não acreditam que as ilusões de sua própria magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário