sexta-feira, 6 de julho de 2012

"Mau humor pode ser hereditário "





Segundo cientistas, um gene,
portador da serotonina, pode ser
responsável por influenciar a forma 
que as pessoas encaram a vida.
Sabe aquelas pessoas que reclamam de tudo, 
não aceitam brincadeiras e
se irritam com as piadinhas dos amigos?
Os cientistas descobriram que
um dos fatores responsáveis pelo mau humor pode estar no DNA, 
uma herança genética que passa de pais para filhos.
“Tem que pensar para brincar comigo.
Eu não aceito alguns tipos de
brincadeira. Mal humorado, eu acredito que não.
Temperamental, eu tenho certeza que sou. 
não trago desaforo para a minha casa”, diz
Hélio Maschetti, aposentado.
De zero a dez, o limite para estourar é curtinho:
 “Até dois a gente
tolera, no terceiro, a gente já começa a ficar meio bravo”,
 conta
Hélio.Tal pai, tais filhos. Uma filha admite:
“Eu acordo todo dia mal humorada, porque eu tenho que acordar”
diz
Juliana Maschetti, assistente social.
O outro filho se irrita com o trânsito de Botucatu, 
de 130 mil
habitantes no interior de São Paulo.
 “Sinal vermelho, parou, o ‘cara’ vai lá,
 desengata o carro, tira os
pés. Abriu o sinal, até ele engatar o de trás já ficou vermelho de
novo. Isso me irrita, tira a minha paciência, me deixa nervoso.
 A vontade que dá é virar para trás e xingar”,
 conta Hélio MaschettiJúnior, ferroviário.
 Os cientistas estão pesquisando para saber
 de onde vem o mau humor:
Descobertas recentes mostram que
 o humor pode estar relacionado com um
gene, transmitido pelos pais.
 “Existe um gene portador de serotonina que parece que influencia a
pessoa a ser bem humorada, 
mal humorada, mais otimista ou mais
pessimista”, diz a geneticista Mayana Zatz.
 Os cientistas descobriram que as pessoas podem ter três tipos desse
gene: LL, LC e CC. 
Quem tem LL libera mais serotonina e é mais bem
humorado. Os que têm o LC estão no meio termo.
 E os CC - que liberam
menos serotonina - são os mais mal humora
“A ideia é que se você tiver mais serotonina,
 tem uma reação mais
otimista a qualquer situação ambiental”,
 explica a geneticista.
 Uma pesquisa comparou Brasil e Inglaterra
 para saber onde havia mais
gente com o gene do bom humor.
 Os brasileiros são duas vezes e meia
mais alegres. Pode ser por causa do ambiente
“O brasileiro é considerado um povo otimista,
 alegre. A questão é:
será que é só por causa do sol e do samba
 ou será também por causa dos genes?
 Aparentemente, eu acho que é também por causa dos genes”,
 diz a geneticista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário