segunda-feira, 29 de agosto de 2016

"Arquétipos Primordiais da Radiestesia"



Um Arquétipo indispensável de um Radiestesista é o de fazer o bem por caridade, ou seja, com desinteresse.
Há Radiestesistas desinteressados, mas sem discernimento, que prodigalizam os seus haveres sem proveito real, por não saberem empregá-los de maneira razoável.
De dois Radiestesistas ricos, um nasceu na opulência e jamais conheceu a necessidade; o outro deve a sua fortuna ao seu próprio trabalho; e todos os dois a empregam exclusivamente em sua satisfação pessoal. Qual dele o mais culpado?
— O que conheceu o sofrimento. Ele sabe o que é sofrer. Conhece a dor que não alivia, mas como geralmente acontece, nem se lembra mais dela.
Embora hajam muitos arquétipos distintos na Radiestesia,alguns são geralmente como a douração de um objeto de cobre, que não resiste à pedra de toque.
Um Radiestesista pode possuir arquétipos reais; mas essas qualidades, embora não saibam as que representam, não suportam em geral a certas provas, e basta ferir a tecla do interesse pessoal para ser um tolo no deleite de sua vida.
O verdadeiro Radiestesista desinteressado, é de fato tão raro que se pode admirá-lo como a um fenômeno, quando ele se apresenta.
Todos os Radiestesista arquétipos desinteressados têm os seus méritos, porque todos estão no caminho do progresso, no caminho do bem.
Todos os Radiestesista que tem arquétipos primários,tem como simbolo as motivações básicas da Radiestesia.
Cada tipo tem seu próprio conjunto de valores, significados e características de personalidade. Estão divididos em quatro grupos: liberdade, ego, ordem e o social.
Os arquétipos em cada grupo compartilham fontes motivadoras que são:
AMOR
O AMOR é a força que preside a ordem do Universo.
Amor é um sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa.
O Universo é regido pelo AMOR FORÇA que age naturalmente e, quando o Radiestesista deixa fluir unindo todas as conexões; estrutura amizades, constrói lindos romances e mantém a afinidade para que possam durar por toda a eternidade.
CARIDADE
Caridade é ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa.
Caridade não é tão-somente um divino arquétipo, é também o sistema contábil do Universo, que permite não somente ao Radiestesista mas as outras pessoas a felicidade de auxiliar para ser auxiliado.
"A Caridade é o ato pelo qual deixamos fluir o Amor que abrange todas as relações com os nossos semelhantes, ou seja, a doação natural é total sem constrangimento nenhum para com o próximo, pois temos o Amor como força regendo todas as nossas relações." (E. Mollo)
HUMILDADE
Humildade significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade de um Radiestesista de não tentar se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é um dos arquétipos que dá ao Radiestesista sentimento exato da sua modéstia, respeito, reverência e submissão.
"Como arquétipo, humildade é uma demonstração de respeito para com toda a humanidade. A humildade é uma luz que brilha transpondo o além sem nunca ofuscar o dom de ninguém!" (E. Mollo)
Radiestesista que tem fé,tem uma firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdadeiro, pela absoluta confiança que deposita em algo ou alguém. A palavra Fé transmite a idéia de confiança, fidúcia, firme persuasão, portanto fé pode ser considerado sinônimo dos verbos acreditar, confiar ou apostar.
Fé inabalável só é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade. (O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, obra codificada por Allan Kardec).
Um Radiestesista com fé sincera e verdadeira tem sempre a calma; faculta a paciência que sabe esperar, porque, tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, tem a certeza de chegar ao objetivo visado.
ESPERANÇA
Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — é acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.
A esperança é um elemento decisivo em qualquer tentativa para ocasionar mudança social na direção de maior vivência e razão. (Erich Fromm in A REVOLUÇÃO DA ESPERANÇA)
Ter esperança significa estar pronto a todo momento para aquilo que ainda não nasceu e todavia não se desesperar se não ocorrer nascimento algum durante nossa existência.
PACIÊNCIA
Paciência é um arquétipo de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido,capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade.
A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
DILIGÊNCIA
Diligência é arquétipo do Radiestesista em se dirigir ao problema do outro, de fazer alguém seguir um objetivo de vida, conquista ou qualquer tipo de princípio por meios convencionais até chegar ao fim do objetivo.
JUSTIÇA
Ser justo é ser exato. Um Radiestesista deve fazer o que for justo. O resto virá por si só.
É muito complicado falar de justiça quando as visões variam em perspectivas.
O Espírito de justiça de um Radiestesista,é de ser justo, é reconhecer lealmente o seu erro quando erra numa pendulação ou a sua falta, e não os atribuir a outrem.
Este tipo de arquétipo de ser justo consigo mesmo faz o bem a si mesmo. Então,por que não se esforçar para ser igualmente nesta área de sua vida?
GENEROSIDADE
Generosidade é o arquétipo em que o Radiestesista tem quando acrescenta algo ao próximo. Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém tem o o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca.
TEMPERANÇA
A temperança é uma dos arquétipos propostos pela Radiestesia. Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar o equilíbrio no uso dos bens criados.
TOLERÂNCIA
A tolerância define a capacidade de um Radiestesista de aceitar, noutra pessoa ou grupo social, uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Numa concepção moderna é também a atitude pessoal e comunitária face a valores diferentes daqueles adotados pelo grupo de pertença original.
SERENIDADE
Serenidade: arquétipo, qualidade de não se exasperar frente aos percalços da vida; tranquilidade na existência.
Ser sereno significa: estar claro, simples, sem qualquer animosidade. É ser ponderado e ter suavidade na ação.
A serenidade está na espontaneidade, no sorriso que brota voluntário e sincero e, que faz parte de cada individualidade, com a completa ausência da superioridade, envolvendo suas relações com gentil amabilidade.
RESPEITO
Respeito e também dignidade, entre Radiestesistas, envolve o ganhar e o receber o respeito pessoal ou estima de outra pessoa.
O respeito é uma das qualidades que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas. Respeito é o direito de expressar-se sem que sofra algum tipo de repressão, castigo ou punição. É alguém não fazer aquilo que não gostaria que lhe fosse feito. O respeito e muito importante para todos e é bom cultivá-lo para um mundo melhor o respeito é muito importante para o nosso crescimento pessoal e social, para uma vida melhor e mais civilizada além do respeito a educação é muito importante para termos um mundo melhor.
DIGNIDADE
A dignidade se baseia no reconhecimento do Radiestesista como ser digno de respeito. É uma necessidade emocional que todos nós temos de reconhecimento público de se ter feito bem as coisas, em relação a autoridades, amigos, círculo familiar, social, entre outros.
FORTALEZA
Fortaleza é a qualidade do que é forte; robustez; força; vigor; solidez; firmeza; força moral.
MODERAÇÃO
Comedimento, compostura, procedimento circunspeto, prudência. Radiestesista que num conflito entre duas partes tenta intermediar para chegar a um consenso ou acordo.
SINCERIDADE
Franqueza, lealdade, boa fé, simplicidade, verdadeiro.
FRANQUEZA
"A franqueza não consiste em dizer tudo o que se pensa, mas em pensar tudo o que se diz." (Victor Hugo)
LEALDADE
Estado de ser leal; o propósito ou devoção de fidelidade a alguma pessoa, a uma causa.
SOLIDARIEDADE
A solidariedade é, sem sombra de dúvidas, a forma maior de alguém expressar o seu amor. Solidariedade é coisa fina e rebuscada. É sentimento nobre.
PRUDÊNCIA
Prudência dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outros arquétipos indicando-lhes a regra e a medida.
Embora prudência seria aplicada a qualquer julgamento, as tarefas mais difíceis, que distinguem um Radiestesista como prudente, são por exemplo, como quando uma pessoa determinar o que seria melhor dar como doações de caridade, ou decidir como punir uma criança, a fim de prevenir repetir uma ofensa.
Convencionalmente, prudência é o exercício de julgamento sadio.
Desapego
O desapego às coisas materiais é um indício notório de inferioridade, pois, quanto mais o homem se apega aos bens deste mundo, menos compreende o seu destino.
Pelo desinteresse, ao contrário, ele prova que vê o futuro de um ponto de vista mais elevado.


Os primordiais arquétipos da Radiestesia são conjuntos de “imagens” ... produto, de alta qualidade e, preferencialmente, personalizado.

http://www.aeradoespirito.net/EstudosEM/SIGNIF_DE_ALG_VIRT.html

https://livrodosespiritos.wordpress.com/leis-morais/cap-12-perfeicao-moral/i-as-virtudes

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

"A eterna insatisfação humana"

É necessário apreciarmos o que somos.
Quando sentimos inveja, supervalorizamos a figura do outro e subestimamos tudo que temos e conquistamos. É preciso ser o que se é. Nem colocarmos as criaturas num pedestal, nem nos rebaixarmos à condição de capachos.
Tem gente que adormece com a idéia tola de querer ser diferente do que é, ou de querer ser como não é.
Você é aquilo que diz não ser. Você é o que você faz – não o que você pensa que é, o que você deseja ser, o que você diz que é.
Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais.
Certa vez,um homem de moral falida foi pedir a uma velha bruxa esdrúxula que o transformasse numa mulher.
Na porta,a placa dizia,R$33,00 a consulta. Seu pedido foi aceito, mas ela o transformou num rato,(quem vê preço,não vê qualidade).
Não gostando da aparência de um rato e sentindo-se ameaçado por um GATO, desejou se transformar num gato,em vez de mulher. E foi pedir a velha bruxa esdrúxula que o transformasse num GATO.
Na porta,a placa dizia,R$177,00 a consulta.E seu pedido foi aceito. Mas logo,como gato levou uma carreira de um CACHORRO e também sentindo-se ameaçado e achando que o cachorro era mais do que ele, desejou também ser como o cachorro, latir grosso e não mais ficar miando, miando ou roendo,roendo... Recorreu a velha bruxa esdrúxula que o transformasse mais uma vez.
Na porta,a placa dizia,R$333,00 a consulta. E mais uma vez seu pedido foi aceito.
Ela,velha bruxa sem entender muito,mesmo assim,não questionou,(porque quem paga é quem manda e quem recebe obedece), e o transformou então, agora num cão,em vez de mulher;como queria o homem inicialmente.
Como um cão, entrou na floresta a dentro, afim de se divertir, caçar e assustar os ratinhos e gatinhos da floresta, mas se deparou com um LEÃO e mal podendo acreditar em toda aquela bravura e beleza, escondeu-se e ficou a imagina-lo como seria se tivesse aquela juba, aquele pelo e pensou: "preciso encontrar a velha bruxa esdrúxula para me transformar num leão..."
Na porta,a placa dizia,R$666,00 a consulta.
Quando a velha bruxa esdrúxula o viu, dessa vez teve o homem de confrontá-la: -"Não é possível!! O que deseja ser dessa vez? Nunca está satisfeito!"
Ele, como cão,que era homem,que queria virar mulher,que passou a ser rato,depois gato respondeu: -"Agora é a última vez, encontrei o animal mais bonito de todos da floresta, a senhora há de concordar. Por favor me transforme num leão".
A velha bruxa esdrúxula realizou novamente e o transformou num leão.
O homem,agora como leão saiu elegantérrimo, curtindo a nova aparência; mas a velha foi atrás, meio duvidosa do seu comportamento agora como leão e foi observar-lo.
Ela percebeu quando ele,como leão esbarrou com um enorme URSO e mesmo sendo leão se estremeceu todo,tremeu como se fosse um gatinho, e quando ia fugindo,deu meia volta para iniciar uma fuga, esbarrou na velha bruxa esdrúxula e antes que respirasse pra fazer um novo pedido, a velha foi logo falando: -"Chega! Você nunca conseguirá ser o que quer, se continuar com a mentalidade de um rato pensando como um rato, tendo coração de rato" .
E que o homem,que era agora leão respondeu: -" Mas eu queria ser mulher e a senhora me transformou num rato..."
E mais que depressa, logo se fez voltar a sua verdadeira formação.
Moral da história: O consultinha inflacionada da porra!!!
Na verdade,devemos transformar a nossa mente!!!
Afinal, por que o ser humano nunca está satisfeito?
Faça uma reflexão para saber se a sua insatisfação é positiva ou negativa.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

"QI, QE e QS de Nossas Vidas"

Somos tão inteligente para umas coisas e, tão ignorantes para outras que ficamos pior ao saber de certas coisas inúteis...
Ninguém é tão inteligente que não tenha a aprender, ou tão burro que não tenha a ensinar...
A dimensão do ser humano é o lugar da manifestação do sentido para a vida.
Ninguém vive sem descobrir um sentido para viver, para agir.
Uma pessoa que perde ou não encontra um sentido para viver pode ficar gravemente doente, entrar em depressão e não ter ânimo para nada, pois nada terá sentido. Por isso que tudo na vida precisa receber um significado no espírito, pois o ser humano é um ser repleto de significados.
O primeiro significado é a Auto-Consciência,que é estar ciente daquilo em que se acredita;
O segundo significado são os valores e as motivações.
Visão e valores são o terceiro significado,que é viver de acordo com os princípios e crenças pessoais;
Utilização positiva da adversidade é o quarto significado, aprender e crescer com o erros, com a desilusão e com a dor;
Percepção holística é o quinto significado,que estabelece relações e padrões para cada questão e, cultivar o sentimento de pertença.
Empatia é o sexto significado, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro;
Diversidade é o sétimo significado, relacionar-se com os outros nas suas diferenças, em vez de, apesar delas;
Independência segue como oitavo significado, defender convicções próprias, pensar "fora da caixa", ainda que tenha de nadar contra a corrente;
Questionamento é o nono significado, querer saber os "por quês" fundamentais, conhecer e compreender o que o rodeia;
Reformulação é o décimo significado, observar os problemas com distanciamento e numa perspectiva alargada;
Espontaneidade segue como décimo primeiro, viver "aqui e agora" e ser responsável pelo momento;
Vocação, décimo segundo, sentir-se chamado a cumprir uma missão;
Humildade,décimo terceiro, posicionar-se como um ator entre muitos, com o seu próprio papel no mundo.
Dos de três "QIs" de nossas vidas,temos o "QS" – quociente do sentimento que está ligado ao espiritual,que tem haver com o que algo (QI) significa para você, e não apenas como as coisas afetam suas emoções,(QE) e como você reage a isso.
A espiritualidade (QS) sempre esteve presente na história da humanidade.
As pessoas vivem hoje correndo pra lá e pra cá falando nervosas em seus celulares; automóveis modernos passam rápido e não deixam os motoristas observar uma plantinha atrevida, prestes a dar flores, que teimava em nascer entre o asfalto e calçada; ruas antes dominadas pelas brincadeiras da criançada hoje abandonadas por quatro paredes de suas casas, num mundo tão farto de tecnologia.
Pais e mães que trabalham como loucos para satisfazer as necessidades cada vez mais fúteis e voláteis de seus filhos, filhos que "quase não conhecem seus pais",de tão pouco é o contato. Tudo isso entristece. Os mais idosos presos em asilos e sobrevivendo graças a um saudosismo febril, resquício último de uma época em que ainda haviam invenções a serem inventadas. Devemos andar mais pacientemente nas ruas sem olhar para o relógio ;devemos amenizar o uso do telefone celular e voltarmos a conversar cara a cara com os amigos, coisa que anda difícil se ver; devemos deixar o automóvel na garagem e andar a pé,é mais econômico,teremos mais tempo para conversar,olhar mais a paisagem, contribuir com a diminuição do tráfego,coma as buzina escandalosa e da poluição ,é ter uma qualidade de vida,é praticamente uma atividade física.
Nossa cultura é uma “cultura de multidão”. A mídia nos encoraja a ter os mesmos pensamentos e as mesmas opiniões. Um dos principais critérios de "QI" da Inteligência Espiritual é o que os psicólogos chamam de “independência de campo”, ser capaz de erguer-se contra a multidão e defender uma opinião. ‘Ser quem acredita ser’. Isso não é egoísmo, mas individualidade autêntica e isso requer coragem,está no "QE", inteligência emocional, cujos componentes são como os hábitos, os padrões e as emoções produzidas pela realidade.
Existe um “eu profundo” que é o "QS", inteligência do sentimento,que permite perguntar se quero ver, gostar, presentear, criar, criar diversidades, etc, que vive em todos nós, ancorado no Cosmo como um “Todo”. Tem origem na necessidade humana de sentido, visão e calor.
Nem sempre é possível sentir realmente o que nos motiva. Esse “eu profundo” se manifesta em momentos de amizade calorosa, alegria, espanto e até mesmo quando enfrentamos os piores medos.
Os QIs, QEs e QSs de nossas vidas vamos encontrar também nos benefícios do regresso numa "historia ubuntu",onde um antropólogo que estudava os usos e costumes de uma tribo africana propôs uma brincadeira inofensiva às crianças. Encheu um pote com doces e guloseimas e colocou-o debaixo de uma árvore. Depois, chamou as crianças e combinou que quando desse o sinal, elas corriam para o pote e a que chegasse primeiro ficava com todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças posicionaram-se na linha de partida que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando deu o sinal, todas as crianças deram as mãos e começaram a correr em direção à árvore onde estava o pote. Quando lá chegaram, distribuíram os doces entre si e começaram a comê-los. O antropólogo foi ter com as crianças e perguntou porque razão tinham ido todos juntos quando, o primeiro a chegar, ficaria com tudo que havia no pote e, assim, comeria muito mais doces. As crianças responderam: "Ubuntu", tio. Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estivessem tristes? Ele ficou desconcertado! Meses e meses a trabalhar, estudando a tribo, e não tinha compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto a competição... Ubuntu significa: "Eu sou quem sou, porque somos todos nós!"
Atenção, porque os três "QIs" de nossas vidas estão no que SOMOS,e não pelo que temos...

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

"A viagem"

Quando uma longa viagem surge na vida de alguém, várias são as providências a tomar.
O indivíduo começa um planejamento de longo prazo, com calma e tranquilidade, para tudo poder executar a tempo.
Aos poucos vai se inteirando das informações do país em que irá morar.
Busca conhecer seus aspectos culturais, o clima, a alimentação, os hábitos locais.
E, antes de partir, aos poucos vai se desfazendo das coisas de menor importância, doando alguns pertences, passando a frente outros objetos, descartando as coisas inúteis que no tempo foi guardando.
Pondera o que efetivamente lhe é de grande valia para poder carregar consigo. Repensa em como irá conduzir a vida, a partir de uma nova morada. E aquilata as novas experiências que lhe serão possibilitadas com a viagem.
Como sabe que os anos no exílio lhe serão longos, despede-se dos amigos, não desesperadamente, mas com lágrimas de até breve.
Dá à família as instruções necessárias para sua ausência, para que tudo corra de maneira adequada e para que sua falta não lhes seja um grande fardo.
E assim se vai preparando, para que o dia da viagem não lhe chegue de forma súbita e inesperada, encontrando-o com a mala por fazer e com os preparativos ainda por se concluírem.
Assim se dá com nosso regresso ao mundo espiritual. É a viagem inevitável que todos faremos de retorno à nossa pátria, deixando a Terra que nos é escola bendita e redentora.
Como a viagem está marcada para todos e apenas desconhecemos a data da partida, que possamos aos poucos avaliar como estamos, caso logo mais sejamos convidados a voltar para casa.
Será que nos despediremos de nossos entes queridos com a tranquilidade de quem sabe que irá reencontrá-los um dia?
Será que já nos desfizemos do peso desnecessário e improdutivo que carregamos em nosso coração? Afinal, ele será a única mala que carregaremos.
Será que já nos desapegamos das coisas daqui, que hoje, por mais importantes que sejam, logo mais não terão serventia, quando partirmos?
Não poucos a morte do corpo físico arrebata de maneira despreparada e surpreendente.
Vivem como se a vida física fosse a de eternidade, sem refletir em momento algum sobre a fragilidade da existência humana, esquecendo-se que imortal é a alma, porém jamais o corpo.
Dessa forma, útil será que todos possamos, vez ou outra, refletir sobre a vida e seus valores.
Saber que ela vai muito além dos limites do corpo físico faz com que cada um de nós, aos poucos, vá arrumando as malas para a inexorável viagem de volta a casa.
Redação do Momento Espírita.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

"Energia Intrínseca e Extrínseca"

A Verdadeira (In)felicidade e a realidade do homem,vejamos:
Não sabe se pediu pra nascer, mas está aqui. Tem uma expectativa de vida, porém pode morrer a qualquer momento. Está num corpo que adoece e envelhece com muitas doenças ditas degenerativas e incuráveis o assombrando deste tempo. Não tem solução para a morte portanto,é um morto vivo. Vive em um mundo onde predomina o mal sobre o bem com muitos desequilíbrios....
O homem é o que pensa,assim como o jardineiro que cultiva a terra, mantendo-a livre de ervas daninhas
e plantando as flores e frutas de que precisa. Um homem pode cultivar o jardim de sua mente, extirpando todos os pensamentos errados, inúteis e impuros e cultivando até à perfeição as flores e frutas dos pensamentos certos, úteis e puros.
Quando a satisfação de uma necessidade nos dá prazer inerente à própria ação envolvida, estamos diante de uma motivação intrínseca,porém, quando a satisfação é apenas conseqüência da ação, estamos diante de uma motivação extrínseca.
Energia intrínseca,me refiro aquela que está dentro de uma coisa ou pessoa e lhe é próprio; interior, íntimo;que está inseparavelmente ligado a uma pessoa ou coisa; inerente; peculiar.
Energia extrínseca que é exterior; não pertencente à essência de uma coisa. Assim temos o homem e seus "pensamentos de forma" que segundo a teosofia são criações mentais que utilizam a matéria fluídica ou matéria astral para compor as características de acordo com a natureza do seu pensamento.
Deste ponto de vista, podem criar a energia intrínseca e a extrínseca, com características boas ou ruins, positivas ou negativas.
Pensamentos de forma são supostamente criadas através da ação da mente sobre as energias mais sutis, criando formas que correspondem a natureza do pensamento gerado.
Pensamento abstrato de uma energia intrínseca é quando um homem dirige o pensamento para um objeto concreto, uma caneta, uma casa, um livro ou uma paisagem, forma-se na parte superior de seu corpo mental uma pequena imagem do objeto, que flutua em frente ao seu rosto, ao nível dos olhos. Enquanto a pessoa mantiver fixo o pensamento sobre o objeto a imagem vai permanecer, e persiste mesmo algum tempo depois. O tempo de duração desta imagem dependerá da intensidade e também da clareza do pensamento.
Cada pensamento produz uma forma,Intrínseca(boa) e a Extrínseca(ruim).Quando visa uma outra pessoa desejando o mal,por exemplo,este pensamento viaja em direção a essa certa pessoa para lhe prejudicar, mas se o receptor deste pensamento extrínseco(ruim),tiver uma vibração boa,este pensamento direcionado não possuirá energia sensivelmente suficiente para afeta-la.
Enquanto a pessoa mantiver fixo o pensamento sobre essa pessoa, a imagem vai permanecer, e persiste mesmo durante algum tempo. O tempo de duração desta imagem dependerá da intensidade e também da clareza do pensamento.
Se um pensamento não pertence nem a uma, nem a outra categoria, anda errante por um certo tempo e pouco a pouco se descarrega, se desfazendo.
Cada um de nós deixa atrás de si por toda parte onde caminha, uma série de energia intrínseca e extrínseca. Nas ruas flutuam quantidades inumeráveis. Caminhamos no meio delas,daí,algumas pessoas se sentirem desconfortadas,bocejando.
Quando o homem momentaneamente faz o vácuo em sua mente, os pensamentos que lhe não pertencem o assaltam; em geral, porém, o impressionam fracamente.
Algumas vezes, um pensamento surge e atrai a sua atenção de um modo particular.
O homem comum se apodera-se dele e o considera como coisa própria, fortifica-o pela ação de sua própria força, e, por fim, o expele em estado de ir afetar outra pessoa.
O homem não é responsável pelo pensamento que lhe atravessa a mente, porquanto pode não lhe pertencer. Porém, torna-se responsável quando se apodera de um pensamento e o fixa em si e depois o reenvia "fortalecido."
Pensamento de energia extrínseca(egoísta), vagueia pela "vizinhança" daqueles que os emitem.
Os pensamentos negativos dos homens, maior parte, estão envoltos por eles mesmos, como por uma espécie de concha. Esta concha obscurece a visão mental e facilita a formação de preconceitos.
Cada energia-pensamento é uma entidade temporária. Pode-se compará-la a uma bateria elétrica carregada, esperando a ocasião de fazer a descarga. Determina sempre no corpo mental que atinge, um número de vibrações igual à sua e faz nascer um pensamento idêntico. Portanto, se as partículas desse corpo já vibram com uma certa rapidez, em consequência de pensamentos de uma outra ordem, o pensamento que chega, espera a sua hora vagueando ao redor da pessoa visada até que o corpo mental dela esteja em suficiente repouso para lhe permitir entrar. Então, descarrega-se e cessa instantaneamente de existir.

Pensamento de energia pessoal é quando a pessoal atua inteiramente do mesmo modo em relação à pessoa que o engendrou e se descarrega sobre ela quando a ocasião se apresenta.
Quando o pensamento é mau,(Extrínseco), a própria pessoa que o gerou pode considera-lo como obra de um "demônio tentador", quando, de fato, essa pessoa é o seu próprio tentador.
Em geral pode-se dizer que cada pensamento produz uma nova forma-Intrínseca ou Extrínseca,porém, sob o império de certas circunstâncias e a repetição constante de um mesmo pensamento, em lugar de produzir uma nova forma, funde-se com a primeira pensamento de forma e a fortifica.
Sendo má, pode-se tornar maléfico e durar muitos anos. Energias deste tipo possuem a aparência e os poderes de uma entidade realmente viva.
O pensamento negativo é uma força contrária que destrói o próprio homem. É isto que o pensamento negativo constante provoca,a destruição do próprio homem, pois de tanto povoar a cabeça com coisas ruins o homem perde a fé e a esperança e adoece...
Certos tipos de pensamentos nascem na mente do homem sem nenhuma premeditação. Existem, porém, aquelas elaboradas intencionalmente com o fim de auxiliar os outros. São peculiares aos benfeitores da humanidade,(Energia Intrínseca).
Pensamentos vigorosos, dirigidos inteligentemente, podem constituir um grande socorro para quem os recebe. São verdadeiros "anjos da guarda"; protegem contra a impureza, a irritabilidade, o medo.
A verdadeira pureza não está apenas nos atos, mas também no pensamento, pois aquele que tem o coração puro nem sequer pensa no mal. Todo mau pensamento é portanto o resultado da imperfeição da alma. Mas, de acordo com o desejo que tiver de se purificar, até mesmo esse mau pensamento se torna para ela um motivo de progresso, porque o repele com energia. É o sinal de uma mancha que ela se esforça por apagar. Assim, não cederá à tentação de satisfazer um mau desejo, e após haver resistido, sentir-se-á mais forte e contente com a sua vitória.
Aquele que, pelo contrário, não tomou boas resoluções, ainda busca a ocasião de praticar o mau ato, e se não o fizer, não será por não querer, mas apenas por falta de circunstâncias favoráveis. Ele é, portanto, tão culpado, como se o houvesse praticado.
Então,devemos vigiar nossos pensamentos ou eles se tornam palavras. Devemos vigiar nossas palavras, ou elas se tornam ações. Devemos vigiar nossas ações,para que elas se tornem hábitos. Devemos vigiar nossos hábitos para que eles formem o caráter. Devemos vigiar nosso caráter para que ele se torne nosso destino.