quarta-feira, 5 de julho de 2017

"Demonopatia"

É comum muitas pessoas associarem a Invocação e a Evocação como sinônimos, enquanto possuem uma diferença definitiva em um ritual.
A Invocação se caracteriza por "convidar" uma Divindade para participar do ritual no corpo de uma pessoa responsável.
Foi muito usado por algumas pessoas do passado para santificar pendulos, objetos ou lugares.
A Evocação já é o convite à Divindade para participar do ritual em matéria astral ou espiritual, fora do corpo do oficiante responsável, porém dentro do espaço sagrado. Isso possibilita a conversa direta e a percepção das energias divinas. O que é muito usado durante uma oração padrão.
Após essa distribuição de conceitos, é comum pensar em invocação igual à possessão, mas não é a possessão é a permanência não autorizada de um espírito ou divindade em acoplar no perispírito de uma pessoa,(no caso seria,de perispírito para perispírito como uma espécie de possessão.),o que se caracteriza por uma forma imperialista de estar entre nós, pois a possessão tira o “dono do corpo" de qualquer autonomia e liberdade sobre suas ações, dando total direito ao ser que o possuí.
Em Radiestesia, não é comum Radiestesistas se utilizarem da invocação ou da evocação, é variante de acordo com a função ou do pedido feito do cliente,ou dos membros que participarão de algum ritual.
A possessão pela invocação existe, em quase todos os relatos não houve possessão por parte dos bons espíritos, mas sim por outras entidades.
De acordo com muitos sistemas de crença, o controle de um indivíduo por um ser maligno ou sobrenatural são muitas vezes atribuídas à presença de um espírito vingativo (ou raramente chamado de demônio) no corpo do paciente. Estes espíritos eram mais frequentemente descritos como espectros de animais ou pessoas injustiçadas pelo portador, os ritos de "exorcismo" geralmente eram compostos de ofertas respeitosas ou ofertas de sacrifício.
Descrições de "possessões demoníacas" normalmente incluem o prejudicamento da saúde, a mudança de comportamento e, muitas vezes, memórias ou personalidades do subjugado apagadas. O que se refere no passado,quando uma pessoa convulsionava e desmaiava como se estivesse morrendo,era uma característica de um ser possuído. Outras descrições incluem o acesso ao conhecimento oculto e línguas estrangeiras (glossolalia), mudanças drásticas na entonação vocal e estrutura facial, o súbito aparecimento de lesões (arranhões, marcas de mordida) ou lesões e força sobre-humana.
Ao contrário da canalização mediúnica ou outras formas de possessão, o indivíduo não tem controle sobre a suposta entidade que o possui e por isso permanece nesse estado até que a entidade seja forçada a deixar a vítima, normalmente através de um "exorcismo".
Na visão da Radiestesia,a "possessão demoníaca" por invocação é um transtorno caracterizado por uma perda transitória da consciência de sua própria identidade, associada a uma conservação perfeita da consciência do meio ambiente. Devem aqui ser incluídos somente os estados de transe involuntários e não desejados, excluídos aqueles de situações admitidas no contexto cultural ou religioso do sujeito.
Aqueles que professam a crença em "possessões demoníacas" por invocação, por vezes descrevem sintomas que são comuns a várias doenças mentais, como histeria, mania, psicose, síndrome de Tourette, epilepsia, esquizofrenia ou transtorno dissociativo de identidade. Em casos de transtorno dissociativo de identidade em que a personalidade é questionada quanto à sua identidade, 29% são relatados como "possessões de entidade do mal",(obsessão espiritual). Além disso, há uma forma de monomania denominada,(demoniomania) ou "demonopatia" em que o paciente acredita que está possuído por um ou mais "demônios".
A ilusão de que o exorcismo funciona em pessoas com sintomas de possessão é atribuída por alguns ao efeito placebo e ao poder da sugestão. Algumas pessoas supostamente possuídas são realmente narcisistas ou sofrem de baixa auto-estima e agem como uma "pessoa possuída por um demônio" com o propósito de ganhar atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário