quarta-feira, 4 de novembro de 2015

"Historia ubuntu"


A dimensão espiritual do ser humano é o lugar da manifestação do sentido para a vida. Ninguém vive sem descobrir um sentido para viver, para agir. Uma pessoa que perde ou não encontra um sentido pode ficar gravemente doente, entrar em depressão e não ter ânimo para nada, pois nada terá sentido. Por isso que tudo na vida precisa receber um significado no espírito, pois o ser humano é um ser de significados.
As pessoas vivem hoje correndo pra lá e pra cá falando nervosas em seus celulares; automóveis modernos passam rápido e não deixam os motoristas observar uma plantinha atrevida, prestes a dar flores, que teimava em nascer entre o asfalto e calçada; ruas antes dominadas pelas brincadeiras da criançada hoje abandonadas por quatro paredes de suas casas, num mundo tão farto de tecnologia.
Pais e mães que trabalham como loucos para satisfazer as necessidades cada vez mais fúteis e voláteis de seus filhos, filhos que "quase não conhecem seus pais",de tão pouco é o contato.
Tudo isso entristece. Os mais idosos presos em asilos e sobrevivendo graças a um saudosismo febril, resquício último de uma época em que ainda haviam invenções a serem inventadas.
Devemos andar mais pacientemente nas ruas sem olhar para o relógio ;devemos amenizar o uso do telefone celular e voltarmos a conversar cara a cara com os amigos, coisa que anda difícil se ver; devemos deixar o automóvel na garagem e andar a pé,é mais econômico,teremos mais tempo para conversar,olhar mais a paisagem, contribuir com a diminuição do tráfego,coma as buzina escandalosa e da poluição ,é ter uma qualidade de vida,é praticamente uma atividade física.
Nossa cultura é uma “cultura de multidão”. A mídia nos encoraja a ter os mesmos pensamentos e as mesmas opiniões. Um dos principais critérios da Inteligência Espiritual é o que os psicólogos chamam de “independência de campo”, ser capaz de erguer-se contra a multidão e defender uma opinião. ‘Ser quem acredita ser’. Isso não é egoísmo, mas individualidade autêntica e isso requer coragem.
Existe um “eu profundo” que vive em todos nós, ancorado no Cosmo como um “Todo”. Tem origem na necessidade humana de sentido, visão e calor. Nem sempre é possível sentir realmente o que nos motiva. Esse “eu profundo” se manifesta em momentos de amizade calorosa, alegria, espanto e até mesmo quando enfrentamos os piores medos.
Encontramos os benefícios do regresso numa "historia ubuntu",onde um antropólogo que estudava os usos e costumes de uma tribo africana propôs uma brincadeira inofensiva às crianças. Encheu um pote com doces e guloseimas e colocou-o debaixo de uma árvore. Depois, chamou as crianças e combinou que quando desse o sinal, elas corriam para o pote e a que chegasse primeiro ficava com todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças posicionaram-se na linha de partida que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando deu o sinal, todas as crianças deram as mãos e começaram a correr em direção à árvore onde estava o pote. Quando lá chegaram, distribuíram os doces entre si e começaram a comê-los.
O antropólogo foi ter com as crianças e perguntou porque razão tinham ido todos juntos quando, o primeiro a chegar, ficaria com tudo que havia no pote e, assim, comeria muito mais doces.
As crianças responderam: "Ubuntu, tio. Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estivessem tristes?"
Ele ficou desconcertado! Meses e meses a trabalhar, estudando a tribo, e não tinha compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto a competição...
Ubuntu significa: "Eu sou quem sou, porque somos todos nós!"
Atenção: porque SOMOS, não pelo que temos...

Adaptação da pesquisa em  http://www.sabordafe.com/
                                            https://gustavomarotta.wordpress.com
                                            http://www.academiaubuntu.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário