É de todo senso comum quando um principiante em Radiestesia se deslumbra com essa arte e começa a "ver ilusões como verdades".
Somos seres humanos repletos de curiosidades e estamos sempre querendo ir além.
Sempre que somos confrontados com fenômenos em que os sentidos humanos estão envolvidos em situações mal analisadas,entramos no campo da ignorância, do mistério, da fantasia, do maravilhoso e do sobrenatural.
Contrastando diametralmente com a Radiestesia a respeito de certos fatos,vamos na contramão de uma coisa científica com as credulidades religiosas e acabamos de não aceitar todos os fatos considerados maravilhosos por achar um ato profano .
Longe disso,muitos são contra a essa prática e demonstram a impossibilidade de sua eficácia na área da saúde e combate as influências de bruxarias.
Muitos desses são pessoas ridículas,incrédulas e supersticiosas.
A boa prática da Radiestesia depende da continuidade de pelo menos cinco procedimentos que estão interligados:
>A preparação prévia;
>Um início correto;
>O processo intermédio;
>A informação fiável proveniente da intuição;
>A análise correta das descobertas.
A sequência da pesquisa na Radiestesia opera-se como elos de uma cadeia.
Se um elo for omitido ou estiver fora de ordem todo o sistema pode falhar.
O processo começa com o pensamento lógico cerebral; depois atua a mente intuitiva para finalmente se regressar às faculdades do raciocínio lógico na análise dos resultados.
Para proteger a cadeia de incertezas as pessoas que se entregam a essa prática são habitualmente e completamente bem informadas, buscando sempre muito estudo e prática,as vezes,mais prática do que a propriamente estudos, principalmente acerca do mundo dos Espíritos.
Assim sendo, e dispondo-se, aqueles que se pré dispõem de usar a Radiestesia para fazerem perguntas pífias e ou "chamar Espíritos", podem cair em enganos e apanhar grandes sustos.
Há um campo enorme na Radiestesia,como terapias naturais, no âmbito de saúde alternativa.
Tem aplicação em qualquer ambiente,nos seres vivos,nas empresas,na geologia e etc.,mas por que uns insistem na área da necromancia,(contato com almas dos mortos), ou com o sobrenatural?
Alguns Radiestesistas alertam quanto ao mínimo suspeito de erros do pendulo ou incertezas do Radiestesista,que regresse mentalmente aos "elos da cadeia".
Bons Radiestesistas navegam por todo o caminho através de conclusões seguras que pode ser através dos poderes temporais e intemporais, da mente treinada e técnica.
Uma mente “noetica”,superconsciente,(parte da lógica que estuda as leis fundamentais do pensamento, conhecidas como os quatro princípios: identidade, contradição, terceiro excluído e razão suficiente), permite ao Radiestesista realizar coisas extraordinárias.
Para quem pretende usar a Radiestesia no âmbito espiritual, que se refere a "evocação" dos espíritos,(a invocação é igual à possessão,é a permanência não autorizada de um espírito.
Já evocação se caracteriza por "convidar" uma divindade a um ritual religioso.),em primeiro lugar, se você não tomar cuidado com quantos ou quais espíritos você está "convidando", qualquer entidade do plano astral,principalmente do mais baixo),pode ser "invocada".
Essa pequena confusão pode trazer espíritos que foram assassinados ou que perderam suas vidas em acidentes trágicos,podendo ser ainda,violentos,cruéis e habes em manipular bruxarias.
Portanto, eles podem apresentar comportamentos extremamente inesperados e irreversíveis.
Outra coisa importante são para os incrédulos,que tomem cuidado com o tipo de pergunta,nunca perguntar como morreu o quando morreu e principalmente de que morreu,pois este espírito pode ainda está em confusão mental e sua reação pode ser devastadora, pode desajustar ainda mais a organização mental do espírito que não sabe que desencarnou ou que não aceita que está "morto", além de manter o ser imantado às outras consciências que possa ser prejudicial ao "perguntador".
Outro conselho é não fazer piadas ou brincadeiras enquanto estiver utilizando o pendulo ou realizando alguma pergunta místicas ou ocultas com características de desdém, pois isso pode deixar os espíritos zangados,havendo o fenômeno "Poltergeist", também chamado por alguns parapsicólogos como Psicocinesia Recorrente Espontânea,que é um tipo de evento paranormal que se manifesta em um ambiente no qual existem ocorrências físicas, tais quais,movimentação, aparecimento e desaparecimento de objetos, sons, pirogenia, luzes, entre outras,podendo envolver até ataques físicos.
Também é importante nunca pedir para que a entidade dê uma prova de sua existência ou faça algo sobrenatural.
Em matéria de Radiestesia,todo cuidado é pouco,contudo, os Radiestesista especialistas dizem que não é o pendulo em si que é a "entrada perigosa", uma vez que este instrumento não invoca os espíritos. Na verdade, este tipo de espíritos estão fora do pendulo e sempre próximos de todos nós. Logo, se algo der errado durante a "sessão", destruir o pendulo pode não valer de nada, pois os espíritos não possuem nenhuma conexão com este tipo de objeto.
Quando o Radiestesista estiver pronto para terminar as "pendulações",deve agradecer respeitosamente por todas as respostas fornecidas,pedir ao plano superior ou ao seu "mestre interior" que limpe o ambiente removendo e consumindo toda energia maléfica,dos miasmas,dos bolsões negativos e guarde respeitosamente todo o material de trabalho.
Para encerrar,fazer a "evocação maior" da Grande Fraternidade Branca,que é uma prece, um mantra,de demonstração ao avanço da consciência em direção a uma luz maior e em seguida,aplicar o "auto passe",para "desconectar".
Caso sinta ainda uma "presença indesejável", permanecer e tentar “ajudar" dizendo: “Adeus,desejo a sua evolução espiritual pela luz Divina".
Isso não é tudo: você deve retomar tudo e se assegurar de que o espirito já parou de responder, e então você pode parar o pendulo e guarda-lo de novo.
Caso você não termine a "sessão" como o explicado, podem ocorrer resultados inesperados e até mesmo os bons espíritos podem ficar agitados.
Portanto, é melhor seguir as instruções para não se meter em problemas.
A Radiestesia explica,que,embora muitas pessoas tenham medo, segundo os Radiestesistas espíritas, o movimento involuntário do objeto utilizado como indicador de respostas,o pendulo,não representa nenhuma conexão com o mundo espiritual.
Porém, eles admitem que é possível fazer movimentos sem perceber que é você quem os está realizando.
Portanto, tanto numa consulta clínica como numa "investigação além túmulo",deverá "descarregar" o pendulo,encostando sua ponta no chão por três vezes a cada três perguntas a fim de saber a origem do problema,se físico ou espiritual.
Na verdade,saberá que não são os espíritos que estarão movendo o pendulo,é algo muito mais fantástico e misterioso que faz este trabalho; a mente humana, o descarrego,ou seja,a descarga energética,que é a troca de energia negativa pela positiva.
De fato a mente do operador captará essas energias e se comunicará com a parte consciente do Radiestesista,se por ventura esta comunicação sofrer algum tipo de interferência,uma linguagem pré-estabelecida pelo próprio Radiestesista poderá evitar esse incidente.
O inconsciente captará essa "informação energética" truncada, e para que o operador saiba o que foi captado, o cérebro enviará sinais através do sistema nervoso, estes impulsos são os verdadeiros responsáveis pelo movimento do pêndulo,sem haver interferência,logo as dúvidas estarão dirimidas.
Sei que há perigo psicólogos,(ou espirituais) para quem vai 'experimentar' a Radiestesia pela primeira vez. Uns optam por pendular em hora errada,outros não tomam o mínimo cuidado possíveis.
O tabuleiro Ouija, apesar de ser chamado de um jogo, na verdade tem como objetivo fazer contato direto com almas dos 'mortos' ou entidades do mundo sobrenatural.
O tabuleiro Ouija tem uma certa semelhança com a Radiestesia, pelo movimento do objeto,(pendulo 'x' carrinho ou copo,ou ainda uma moeda),ambos respondem 'sim' ou 'não',e recebem vibrações,ou as captam.
A diferença é clara e os cuidados devem ser redobrados.
Curiosamente,a Radiestesia e o tabuleiro Ouija são ricos em relatos de saber algo oculto,paradeiros de pessoas e até informações espirituais,mas já que o perigo mora ao lado,muitos,depois de confundirem as 'coisas',passaram a se envolver com drogas,com desilusões amorosas e até que morreram após praticarem da brincadeira do tabuleiro ou com o pendulo da Radiestesia.