sábado, 27 de setembro de 2014

"Acta e Passio"‏


Acta e Passio ou São Cosme e São Damião, os "santos" gêmeos da igreja católica, morreram em cerca de 300 d.C.
Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III.
Seus nomes verdadeiros eram "Acta e Passio".
Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia.
Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento.
Por isso, eram chamados de "anargiros", ou seja, inimigos do dinheiro.
Mas eles souberam conduzir bem sua vida na Terra com atitudes de caridade que deveriam servir de exemplo aos seus devotos.
Mas até hoje a humanidade, a maioria não segue esses exemplos de amor ao próximo, lembram-se de "Santos" apenas por promessa, para pedir: emprego, curas, resolução de problemas financeiros , problemas no casamento, pedir, pedir..., etc..

A Irmã Dulce por exemplo, socorria os pobres e doentes e construiu um hospital para eles.
Foi recentemente beatificada e poderá em breve ser canonizada pela Igreja.
Será que alguém seguirá seu exemplo? Será que ela ficaria feliz em receber velas, preces e peregrinações ou quem sabe ela gostaria mesmo é de ver chegar aos pobres, donativos para seu hospital, cestas básicas, roupas, sapatos, remédios, voluntários, etc.?
É comovente ver a fé das pessoas mais simples e ignorantes, mas os que já conseguem entender o verdadeiro sentido da fé (...”a fé sem obras é morta”...).
Promessa é costume dos católicos; os espíritas não barganhamos com Deus.
A questão é: "será que ela não ficaria mais contente se fizessem algo por alguém para retribuir o que "ela" fez?"
O sacrifício de Maria,mão de Jesus, Deus, Jesus e os benfeitores espirituais,por exemplo,"eles" querem de nós é o sacrifício da alma e não a do corpo físico.
É a reforma íntima onde nos despojamos dos sentimentos, atitudes e palavras inferiores.
Estes Espíritos de grande evolução que viveram e vivem conosco neste planeta devem ser exemplos para que sigamos seus ensinamentos na prática e não para virarem "santos(as)" para que, depois de sua desencarnação fiquemos pedindo, pedindo e pedindo.

Aliás, eles também fazem seus pedidos e nós não lhes damos ouvidos. Perguntemos: "Como estamos tratando nossos familiares, nossos vizinhos, nossos colegas de escola ou trabalho?"
"Nós perdoamos ou revidamos as ofensas?" "Respeitamos os idosos, os animais, as crianças, o próximo e a nós mesmos?" "A mulher ao invés de buscar se igualar ao homem no que ele tem de pior moralmente (sexo desregrado, vícios, etc.), por que não busca mirar no exemplo de Maria como mulher, mãe, esposa e serva de Deus?"
Enquanto falta compreensão, muitos comercializam o nome de Maria e sua falsa imagem, pois ela era simples como o filho, não usaria coroa de ouro e não aceitaria estar vestida com roupa bordada de ouro e guardada em uma caixa de ouro.
Precisamos lembrar que Jesus repreendeu o comércio no templo religioso.
Isso é o que o devemos a passar a pensar e agir, sem querer impor ou ir contra quem pensa e age de maneira diferente.
Ser "SANTO" NA VISÃO ESPÍRITA é ser “um atributo dirigido a determinadas pessoas que aparentemente atenderam, na Terra, à execução do próprio dever.”

Os "santos" são chamados pela Doutrina Espírita de socorristas, e estes trabalham e não querem outro pagamento a não ser adquirir vontade de serem bons e servos de Jesus.
Trabalham por toda parte, nos umbrais, nos postos de socorro e também ajudam os encarnados e muitas vezes, atendem os chamados de fé em nome das diversas entidades conhecidas na Terra (Maria, Jesus, Expedito, etc.).
Há grande concentração de socorristas em lugares de romaria onde muitos oram e fazem pedidos.
Estes abnegados trabalhadores, como já disse, atendem em nome de Nossa Senhora, dos diversos santos, de Jesus, etc.
Os bons acodem sempre.
Se os pedidos são mais complexos, são encaminhados a ministérios próprios e analisados pelos que lá trabalham.

Para serem atendidos, são levados em conta alguns critérios como: “O que pede é bom para ele?”
Ás vezes, pede-se uma graça que seria um bem no momento, e causa de dor no futuro; pedem fim de sofrimentos, doenças e às vezes não se pode interromper o curso de seu resgate; também é levado em conta, se ao receber a graça, a pessoa melhora se voltando mais ao “Pai”.
Se aprovado, vão os socorristas e ajudam a pessoa (de qualquer religião e fora dela também), não importando a eles para quem foi e como foi feito o pedido, embora, há equipes que trabalham atendendo os pedido à Nossa Senhora, "santos" do lugar, etc.
Podemos também ser atendidos pelos próprios "santos", que nada são que servos de Jesus.
Antes do regresso à experiência no Plano Físico, nossa alma, em prece, roga ao Senhor a concessão da luta e "Acta e Passio" por esta missão, foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram.
Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada por documentos históricos.
Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.
Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foram afogados, mas salvos por anjos.
Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Lendas : Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos.
Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos.
Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.
Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe.
O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a "orumilá" que o levasse para perto do irmão.
Sensibilizado pelo pedido, "orumilá" resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro.
Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

Na mitologia grega, há muito se cultuava esses "santos", havendo registros, desde o século V, quando esse culto já estava estabilizado no Mediterrâneo, de cultos que relatam a existência, em seus cultos, de um óleo santo, atribuído a "Acta e Passio"‏ ,e que tinha o poder de curar doenças e dar filhos às mulheres estéreis.
Alguns grupos concentram seus esforços para demonstrar que "Acta e Passio"‏ não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã da lenda dos filhos gêmeos de Zeus, Castor e Pólux.
Esta versão é combatida por aqueles que acreditam na real existência dos irmãos, embora a superstição que o povo tem muitas vezes faça supor que haja uma adaptação do costume pagão.

ORAÇÃO À SÃO COSME E SÃO DAMIÃO
São Cosme e São Damião! Por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e alma dos doentes.
Abençoai os médicos e farmacêuticos.
Alcançai a saúde para o nosso corpo.
Fortalecei a nossa vida.
Curai o nosso pensamento de toda maldade.
A vossa inocência e simplicidade ajudem todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras.
Fazei que elas conservem sempre a consciência tranqüila.
Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero.
Fazei que eu lembre com freqüência estas palavras de Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus".
São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos, farmacêuticos e enfermeiros.