quinta-feira, 18 de abril de 2019

"O que deve ser crucificado hoje e ressuscitado amanhã?"


O que deve ser crucificado hoje? 
O homem velho, o interesse pessoal, nossos valores que só dizem respeito ao homem biológico.
Todos os sofrimentos como misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. 
Então...


Será inútil dizer - "Pai Nosso" se em minha vida não tomo atitudes como filho de Deus, fechando meu coração ao amor.
Será inútil dizer - "que estais nos céus" se os meus valores são representados pelos bens da terra.
Será inútil dizer - "santificado seja o vosso nome" se penso apenas em ser cristão por medo, superstição e comodismo.
Será inútil dizer - "venha a nós o vosso reino" se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades.
Será inútil dizer - "seja feita a vossa vontade aqui na terra como no céu" se no fundo desejo mesmo é que todos os meus desejos se realizem.
Será inútil dizer - "o pão nosso de cada dia nos daí hoje" se prefiro acumular riquezas, desprezando meus irmãos que passam fome.
Será inútil dizer - "perdoai as nossas ofensas" "assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atravessam o meu caminho.
Será inútil dizer - "e não nos deixais cair em tentação" se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Deus.
Será inútil dizer - "livrai-nos do mal" se por minha própria vontade procuro os prazeres materiais, e se tudo o que é proibido me seduz.
Será inútil dizer - "Amém" porque sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para me modificar. 
A ‘morte’ não existe,existe vida após a vida; que a expressão “vida após a morte” perde o sentido.
O sofrimento, incluindo a morte, significa muito pouco (ou nada) para seres da magnitude de Jesus. 
Todo o sofrimento de Jesus foi causado por ele ter ensinado e praticado uma moral frontalmente oposta à que era praticada em sua época pelas autoridades judaicas e romanas, como a exploração, a injustiça, a discriminação, o preconceito, o exclusivismo etc. 
Jesus ensinou e praticou a caridade, o perdão, a humildade, a justiça, o igualitarismo, a fraternidade, o inclusivismo, a tolerância, o amor aos inimigos etc. 
Tudo isso pôs Jesus em rota de colisão com as autoridades judaicas e romanas.
Foi por causa desses seus ensinamentos e ações em prol da igualdade e fraternidade entre todas as pessoas, sem distinção de classes sociais e econômicas, que ele foi considerado pelas autoridades judaicas e romanas como um camponês rebelde, politicamente inconveniente, que se opunha às leis injustas judaicas e romanas. 
Foi por isso que ele foi executado, ou seja, por ter sido considerado uma pessoa inconveniente, e não por ter se declarado “Filho de Deus”.
Em resumo, Jesus não se encarnou para expiar erros cometidos em encarnações passadas, nem para cumprir provas escolhidas por ele mesmo, a fim de acelerar sua evolução espiritual, mas para cumprir uma missão divina de ajudar a humanidade a evoluir espiritualmente, através da Lei do Amor, mesmo que, para cumprir esta missão, ele tivesse que enfrentar terríveis sofrimentos, incluindo a morte na cruz. 
Foi um sacrifício tipicamente missionário, em prol da evolução de nosso planeta. 
Somente um espírito da magnitude evolutiva de Jesus poderia ter enfrentado e cumprido esta difícil MISSÃO divina em favor da humanidade.
Para concluir a matéria, reafirmo que Jesus, na visão espírita, não sofreu e morreu para nos salvar, ou seja, para pagar nossos pecados,(como na visão cristã dogmática), nem para resgatar débitos de vidas passadas, nem para cumprir uma provação escolhida por ele mesmo para agilizar sua evolução espiritual, mas para cumprir a MISSÃO divina de ensinar e vivenciar o amor a Deus e ao próximo, derrubando leis judaicas e romanas exclusivistas, injustas e discriminatórias, mostrando ao mundo que Deus não era o Ser perverso, violento, vingativo, intolerante e exclusivista, como literalmente retratado no Antigo Testamento, mas um Espírito misericordioso, amoroso, justo e compassivo, que não o enviou à Terra para morrer na cruz por nossas culpas, mas para ensinar a humanidade a evoluir espiritualmente mediante a vivência da verdadeira religião.

O que deve ser  ressuscitado hoje?
A prática do amor e a caridade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário