sexta-feira, 27 de setembro de 2013

"A Radiestesia e as superstições "




A Radiestesia não adota qualquer talismã ou amuleto, porque levam as pessoas a buscar segurança em coisas materiais e exteriores, em vez de se firmar na fé espiritual, em Deus, em si mesma, na ação dos bons espíritos e nas leis divinas que regem harmoniosamente a vida universal.
Há uma tendência profundamente arraigada em todas as culturas de atribuir poderes mágicos a objetos e palavras cabalísticas, com o propósito de atrair ou afastar forças espirituais.
Infelizmente, muitos Radiestesistas descuidado ou focando mais lado do misticismo,até sem um estudo na área, enveredam por caminhos mágicos sustentados por velhas superstições.
Em minhas pesquisas Radiestésica exaustivas cheguei a conclusão que "A VIRTUDE DOS TALISMÃS, DE QUALQUER NATUREZA QUE SEJAM, NÃO EXISTEM SENÃO NA IMAGINAÇÃO DAS PESSOAS CRÉDULAS.”
Se acreditarmos com convicção que TALISMÃS,"Brevezinhos",Cruzes e semelhantes,são recursos mágicos que não nos protegerá e não estaremos potencializando forças da alma (A FÉ) que talvez nos resguardem.
Raciocinemos o seguinte: “Se os talismãs e amuletos nos protegessem, nós não nos esforçaríamos para vigiar nossos atos a pensamentos, seríamos imprudentes; os carros que são benzidos não seriam roubados, etc.”
Digo que,na Radiestesia, não somos contra quem usa e acredita nesse tipo de confecção, apenas mostramos na consulta o que é e  porque nós Radiestesistas  pensamos e acreditamos sobre o assunto.
O conhecimento em Radiestesia liberta o homem de superstições e preconceitos, pois é eminentemente racional, e deixa-o livre para pensar e agir,entretanto, esta liberdade pode ser utilizada plenamente dependendo da hora e lugar.
Na Radiestesia por exemplo, alguns detalhes devem ser levados em consideração,segundo aprendemos que desequilíbrio e a falta de interesse em aprender,leva o indivíduo a permanecer estaticamente,não podendo prosseguir no seu reequilíbrio e nem se desvencilhar de tal crença por estar irraizado.
A Radiestesia "Observa" os procedimentos, as conversações e os pensamentos,dessa forma, a Radiestesia em particular, se faz necessária em relevar  muitos casos sob forma de  tendenciosa e errônea, seja por ignorância ou até por má fé dos envolvidos.
Para a Radiestesia,tudo que é matéria tem a sua única potência de Natureza, tudo o que não pode ser explicado pelas leis da matéria é maravilhoso, ou sobrenatural, e, para algumas pessoas, maravilhoso é sinônimo de "superstição".
A Radiestesia "reclama" como um sopro forte e agitado as suas causas e conseqüências morais, forma toda uma ciência e toda uma filosofia, que reclamam estudo sério, perseverante e aprofundado  para alterar o clima psíquico dos homens.
O Radiestesista marca presença imateriais, constantes, vivas e atuantes,por muitos, pressentidas na luta da transformação, ao sabor dos tratamentos das mentes imaturas e doentes, em fatos remotos contra o sobrenatural que,se deixar,passará a colorir com as tintas fortes da imaginação na na crendice do nada.
E à medida que a Radiestesia avança, a tradição oral se encarrega de transmitir os fatos maravilhosos de geração em geração, naturalmente acrescidos dos matizes regionais e religiosos, o que depois veio a constituir-se no folclore característico de cada região e religião.
Muita coisa hoje considerada folclórica ou religiosa, teve a sua origem em fatos mediúnicos, destes decorrendo superstições as mais diversas, profundamente enraizadas na alma do povo.
Desde o feiticeiro, na mais antiga, remota e primitiva das aldeias indígenas, que pratica a sua medicina numa tentativa de esconjurar os maus Espíritos e atrair os bons, até o nosso sertanejo, o homem simples do povo, que e apega às simpatias e sortilégios para garantir a sua defesa contra os mesmos maus Espíritos e granjear a proteção dos bons, vemos o conhecimento espontâneo, intuitivo e natural que o ser humano tem da imortalidade da alma e da comunicabilidade entre os "mortos"e os vivos.
Desta certeza originam-se, evidentemente, os cultos afros, tão difundidos em nosso país, mas herança de uma pátria distante, numa amálgama muito bem elaborada de religião e folclore.
A Radiestesia logicamente nos faz deduzir que tais superstições  nasceu da aparição de algum espírito zombeteiro e maldoso que se deixava ver nesta forma para aterrorizar as pessoas, com que se diverte e compraz, igualmente as aparições ditas de fantasmas e etc.
Embora muitas crendices tenham-se originado de fatos mediúnicos, há ainda uma enorme variedade de superstições que nada têm a ver com eles e são conseqüência da ignorância e do temor ante o desconhecido.
Em decorrência surgiram as fórmulas mágicas, as simpatias, os pés de coelhos como sorte, pois, se pé de coelho desse sorte,o coelho seria o animal mais sortudo deste mundo e até como recursos de defesa pra ele mesmo.
"Assim,a Radiestesia não aceita todos os fatos considerados maravilhosos, ou sobrenaturais, longe disso, demonstra a impossibilidade de grande número deles e o ridículo de certas crenças, que constituem a superstição propriamente dita".
O Radiestesista tem explicação lógica e racional para todas as coisas e situações da vida, lançando luz sobre problemas considerados inextricáveis, esclarece com raciocínio claro e insofismável tudo o que está ao alcance da mente humana.
Essas explicações são simples e objetivas, despojadas de misticismo e quaisquer crendices.
Não se justifica, portanto, que entre os  Radiestesistas sejam cultivadas certas crenças , sejam adotadas atitudes que constituem um misto de ritualismo superstições.
É exatamente na falta de prática do profissional em Radiestesia que mais se encontram estes resquícios,e pior,aqueles que se utiliza de crendices e superstições como embusteiro no intuito de tirar vantagem financeira de seu consulente .
A fé, sob o domínio do pensamento mágico, é novamente envolvida nos véus dos mistérios e, não sendo raciocinada, deixa de esclarecer e libertar fazendo vítimas nas mãos dos falsos "profetas".
Concessões vão sendo feitas pela  Radiestesia gradativamente, até que ao final já não exista quase nada que lembre uma superstição o qual a deturpação e práticas estranhas enxertadas.
Não se justifica que a  Radiestesia seja encarada em nosso meio como alguma coisa sobrenatural e os  Radiestesista como pessoas portadoras de um dom maravilhoso que as torna seres da parte, diferentes dos demais.
Pode ser que assim, penetrando no sentido cada vez mais profundo do que seja a Radiestesia no seu todo global, abrangente, consiga um pouco do bom senso, da lógica e da firmeza que é apanágio da sua própia elucidação dos fatos.
Para um bom Radiestesista não é preciso que se tenha “energia forte” ,o bom Radiestesista é uma pessoa que tem sensibilidade ideal aliada a muito treino e boa capacidade de objetividade.
Em determinado ponto da superstição, alguém afirma que “gatos pretos” possuem sete camadas duplas de aura  ou catorze camadas , quem pesquisou isso?
De pesquisas concretas mesmo, o certo é que o nosso querido “gato preto”deve ser evitado por pessoas alérgicas,nada mais.
Uma pesquisa feita no Hospital de LongIsland College, em Nova York, revela que os donos de gatos pretos são bem mais suscetíveis a sintomas graves de alergia do que os que criam gatos de cores claras.
Tudo isto é fruto, unicamente da falta conhecimento e do pre-conceito, e quando a  Radiestesia postulada básica da Doutrina Espírita sequer são conhecidos, restará apenas o  Radiestesista desmistificar.
Email:  aulux@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário