segunda-feira, 16 de setembro de 2013

"Felicidade e os Setenios"


A caridade é o grande caminho...
Como ser feliz e alegre?
Ser um ser capaz de perdoar é um outro caminho...
Passamos a vida em busca da felicidade.
Procurando o tesouro escondido.
Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade.
Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de mágica.
E achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes.
E, assim, uns fogem de casa para ser feliz.
Outros fogem para casa em busca da felicidade.
Uns se casam pensando em ser feliz.
Outros se divorciam para ser feliz...​
Nossas vidas se  divide em 10 fases, sendo elas estabelecidas a cada 7 anos - sendo a primeira delas dos 0 ao 7 anos de idade, e assim por diante.
A cada fase um novo ciclo começa, com mudanças em vários aspectos da vida de cada um.
Isso é o que diz os estudos dos setenios, que se baseou na medicina tradicional chinesa e na antroposofia (dos gregos) - na qual a medicina antroposófica se baseia.
Tanto chineses quanto gregos foram os primeiros a observar que as mudanças biológicas e espirituais que ocorriam de sete em sete anos nas vidas das pessoas, por isso as fases são chamadas de setenios.
Se o individuo tiver respeitado o ritmo de cada setenio chegará no 10º, ou seja, 70 anos, com muito mais consciência e sabedoria, gozando de boa saúde e lucidez.
Além de amar sem cobrar e ajudar sem perguntar.
O objetivo dos setenios, então, é alertar as pessoas das fases existentes para que saibam das mudanças e aproveitem de modo saudável.
A vida passa depressa, é dinâmica, e não é a mesma coisa em dois momentos consecutivos.
A única saída, então, é fazer com que as pessoas fiquem atentas.
Que sejam vigilantes com elas mesmas e que possam decidir de modo a responder aos estímulos diários, mantendo uma vida saudável mesmo em constante mudança.
1º Setenio - Dos 0 as 7 anos de idade:
"A fase da gestação, nascimento, nutrição e crescimento.
No 1º setenio há o encontro entre a parte espiritual da individualidade e a parte biológica, preparada após a fecundação no ventre materno.
A hereditariedade está bem marcada nas células do corpo no 1º setenio, pela ação das forças herdadas, e são armazenadas nos rins para a vida inteira - deixando assim a marca na fisionomia do corpo do individuo. ‘Olha é a cara da mamãe ou do papai, ou ‘da vóvó ou do vôvô, são constatações que provam isso.
Calor, Confiança, Amor: Eis os três alimentos à criança.
Quem cria tal atmosfera para a criança são os pais.
Se um dos pais está ausente, o esforço do outro terá de compensar.
Porém, nessa tenra idade, a presença da mãe é fundamental, pois até os sete anos se rompe e torna a criança autônoma.
2º Setenio - Dos 7 aos 14 anos:
"Começam a surgir os dentes permanentes e os órgãos do sistema rítmico, aqueles contidos na caixa torácica (coração e pulmão), amadurecem.
É nesta fase que o mundo externo chega a nós e, nós, a partir de dentro, podemos nos manifestar e expandir no mundo.
Esquematizando de forma gráfica esse movimento, temos forças entrando e forças saindo.
A característica deste setenio é a troca."
3º Setenio - Dos 14 aos 21 anos:
"A mulher começa a menstruar e o homem se torna fértil.
 A fase onde o ser humano sai do mundo mais paradisíaco e cósmico da infância e entra no mundo terreno.
Ele se torna cidadão terrestre, coparticipante da cidadania, de seu lugar, sociedade, e do mundo."
4º Setenio - Dos 21 aos 28 anos:
"Músculos e ossos estão fortes, e homem e mulher atinge o ápice da fertilidade.
 Além de ser a fase da alma, da sensação e da emoção.
Surgem dúvidas como: Escolhi a profissão certa? Quais talentos e aptidões eu deixei para traz? Consegui uma boa relação com o mundo, com o trabalho, com a família e comigo mesmo?"
5º Setenio - Dos 28 aos 35 anos:
"O baço-pâncreas não sustenta mais a carne, e o rosto começa a enrugar.
Nesta fase vem a crise dos talentos: Será que estou no caminho? Qual o caminho a escolher?
Também há questões sobre intelecto e índole próprios. Como: Consegui me expressar? Eu me sinto oprimido ou oprimi alguém? Encontrei meu local de atuação? Ocorreu alguma modificação importante em minha vida nessa fase?"
6º Setenio - Dos 35 aos 42 anos:
"O fígado perde metade de suas funções e o cabelo começa a cair e embranquecer.
É a fase da alma da consciência.
As perguntas são: Já passou a metade da vida, o que farei daqui pra frente? Acrescentei novos valores à minha vida? Estou encontrando minha missão de vida? Estou caminhando nela? Encontrei e aceitei minha questão básica de vida?"
7º Setenio - Dos 42 aos 49 anos:
"Os pulmões perdem mais capacidade de oxigenar o sangue, o rosto se torna descolado, a andropausa e menopausa chegam nesse setenio.
A nova visão nessa etapa da vida questiona: Estou desenvolvendo alguma criatividade nova? Em que área? Como está meu casamento? E meus relacionamentos, a relação com meus filhos? Estou procurando ou já encontrei um novo lazer para esta fase?"
8º Setenio - Dos 49 aos 56 anos:
"A vitalidade declina, a energia dos rins e do fígado está mais fraca e surge a incapacidade de eliminar mais toxinas.
Vem a fase inspirativa ou moral, e com isso, as perguntas: Consegui encontrar um novo ritmo de vida? Como está meu ritmo anual, mensal, semanal e diário? Quais são os galhos secos de minha árvore, os quais tenho de cortar para que os novos brotos possam aparecer?"
9º Setenio -Dos 56 aos 63 anos:
"Os dentes começam a cair, a visão e a audição se tornam mais fracos, os reflexos e a mobilidade passam a sofrer alterações em razão do declínio energético dos órgãos sólidos (coração, baço-pâncreas, fígado e rins).
É a etapa mística ou intuitiva: O que eu consegui realizar? Como estou cuidando do corpo, da memória, dos órgãos dos sentidos? Como estão meus bens e aposentadoria?"
10º Setenio - Dos 63 aos 70 anos:
"É a ‘fase do mestre.
A criança pequena tem em volta de si uma aura, uma luz, pois ainda não está totalmente encarnada.
Nessa fase no 10º setenio, essa aura está interiorizada e luminosa por dentro, desde que a pessoa não esteja doente.
Se tiver respeitado o ritmo de cada fase, sua luz interior brilhará.
Idosos e crianças são parecidos, pois os dois polos que se atraem.
É o momento de passar o ‘cedro ou o cajado do conhecimento!
É um novo escutar e, neste momento, a pessoa é procurada a dar conselhos.
As questões são? Tenho momentos de graça, sentimento de gratidão e alegria? Sou capaz de perdoar?"
(por Helena Gerenstadt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário