terça-feira, 10 de setembro de 2013

"Radieste$ia-Cobrar ou Não Cobrar,Ei$ a Que$tão‏"


                                                              <Radiestesia Espírita>
Se tratando de Radiestesia Espírita,a questão "Cobrar ou Não Cobrar" é pessoal e de acordo com a orientação espiritual.
“De graça recebi, de graça dou”,pois não devo fazer objeto de comércio o dom que recebi. Deus quer que a luz chegue a todos.
Considero a Radiestesia uma faculdade divina, bastante mutável, que não pode ser usada como meio de subsistência,porque a resposta que o pendulo dá não está na Radiestesia e sim na mediunidade do Radiestesista.
Assim e além disso, se a pessoa acredita que a resposta está no pendulo e não numa possível mediunidade nota-se a falta de esclarecimento racional...
Contudo, juntando uma pessoa que cobra pela mediunidade, bem como sem esclarecimento racional, podemos constatar o nível dos espíritos afins dela.
Vale lembrar que NENHUM espírito superior faz previsões, muito menos se preocupa com acontecimentos corriqueiros da vida de cada um.
Utilizando a minha razão, concebo que não faz sentido nenhum o ritual das "adivinhações". É importante deixar claro que "cartas de tarô" e Radiestesia nada tem a ver com a Doutrina Espírita.
Acho possível a pessoa que "joga as cartas" ou que entende o "movimento do pendulo" ser médium e em raros casos, devido a isso, "captar" algo. Todavia, uma pessoa que "joga as cartas" ou é Radiestesista, que entende o "movimento do pendulo", muitas vezes cobra por isso... além disso, se a pessoa acredita que a resposta está nas cartas ou no pendulo e não numa possível mediunidade nota-se mais uma vez a falta de esclarecimento racional...
A questão é muito simples,se um Radiestesista ou uma cartomante por exemplo "joga" por caridade,bons espíritos de luz a acerca ou acercam, dando-lhes proteção,luz na caminhada,força para vencer seu karma e bons conselhos a través de intuições,o contrário disso,quando há cobrança, a espiritualidade de luz "se afasta" havendo a vez para espíritos trevos, que o servirá enquanto encarnado,após seu desenlace, passará a servi-los como "escravo do mal" ,(Lei da compensação).
Falta de caridade é a nossa omissão ante a disseminação do mal ;sem um maior planejamento ou avaliação da viabilidade e dos perigos da empreitada.
Respeito as diversidades de crenças e conceitos,com isso quero dizer que entre um dom, um exercício da prática como profissional ou até mesmo como caridade,alguns temas como esse podem entrar em conflito direto com a prática de cobrar ou não por uma pratica que pode ser também espiritual ou não.
A questão é mais profunda porque uns pensam que a Radiestesia não é uma pratica espiritual,outros têm conceitos que,se tratando de "comunicação do Radiestesista de mente para subconsciênte,não há relação com religião e se o indivíduo pagou para aprender,tem o direito de cobrar,principalmente se não focar o âmbito espiritual,respeitado nas suas buscas e decisões.
O dilema de cobrar ou não cobrar termina quando o caminho a trilhar é espiritual, não havendo comparação com um médico que faz cura e que vive da medicina.
Nada realmente impede de um Radiestesista "viver da radiestesia como modo de vida" mas quem não se garante não pode se expôr ao perigo.
Embora o Espiritismo tenha importado, a fim de estruturar de seu corpo de conhecimento, muito da metodologia científica, mostra-se importante ressaltar que ele desenvolve-se sobre princípios que transcendem os rigores dessa metodologia, de forma que vários dos resultados e fenômenos dentro da Radiestesia é entendida como válidos perante sua metodologia própria não se sustentando como meio de vida frente à metodologia religiosa - essa estabelecida com base e princípios certamente mais rigorosos e restritivos.
Quando o termo ciência é usado com acepção restrita , tais extrapolações ao método de cobrar pelo serviço desse tipo de profissional,é internamente úteis ao validarem vários preceitos da doutrina, que nada impede de cobrar porque mesmo no meio espírita há despesas para manter uma atividade aberta,de uma forma ou outra,seja de uma contribuição ou de uma "paga",ela deve haver meios de ser quitada,seja por contribuição ou associação.
O Espiritismo entende que a Radiestesia é como ciência exata acadêmica;na França por exemplo essa prática é muito comum,como é comum querer saber de coisas fúteis ou futurística.
Doutrina espírita não constitui cadeira científica, mesmo compartilhando com a ciência de outrora o estudo de vários fenômenos.
Na Radiestesia,encontra-se por vezes referências frequentes a vários cientistas de renome.
O termo "Radiestesia ciêntífica", a vigor,é aliada ao espiritismo caracteriza-se por acepção não estrita na grande maioria dos casos, sobretudo na atualidade,porque a própria espiritualidade sabe do íntimo de cada um e a sua intensão,seja para fazer o bem ou para prejudicar e isso pertence a lei do progresso.
A Radiestesia e o Espiritismo podem ser vistos como uma doutrina estabelecida mediante a fusão da ciência, filosofia e religião, buscando a melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico) mas também do universo a esse transcendente (religião).
Acredito que dons são gratuitamente conferidos às pessoas.
Algum tipo de conhecimento usado nas consultas são, primariamente aprendidos para o bem estar do consultor e não necessariamente aprendidos somente para fazer um atendimento.
Pensamentos de uns,sobre fortes pretextos de que na sua educação pagou por livros caros,que cursou uma faculdade cara e que faz uso do jogo de cartas ou da Radiestesia como meio de vida ou de complemento do orçamento,venho a lembrar das benzedeiras que são tão simples e comuns no ambiente popular, sempre que empregadas na caridade, são expressões humilde, algumas até passam fome mas não aceitam pagamento, se comprometeram em auxiliar o próximo,pois a Deus proverá.
Tudo isso, em verdade,difere dos atendimentos, digamos mais espirituais aos mais profissionais.
Hoje o que chamamos de não-material ou paranormal PODE ser catalogado,categorizado, experimentado e rotulado por algum ramo da ciência do amanhã.
Assim, os consultores espirituais de hoje poderão até
estudarem os temas em universidades e centros de competência.
A "psicologia integral, transpessoal e Junguiana" já traz para o mundo científico muita das idéias que estavam só nos escritos esotéricos do passado,fazendo a figura dúbia do "Cobrar ou Não Cobrar ei$ a que$tão".
Entender que o dinheiro é sim um instrumento de troca energética, de valorização natural do nosso mundo é muito importante mas quem não se garante não pode se expôr ao perigo,como escrevi;como não devemos esquecer que "a quem muito foi dado, muito será cobrado".
A grande verdade é:“Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em embate dos que lutam...”
“A descrença,o despropósito,o questionamento é uma espécie de escoadouro de nossas imperfeições; inconscientemente, o espírito quer jogar para fora o que lhe seja estranho ao próprio psiquismo.”
Na realidade, toda ajuda,seja ela através da Radiestesia,da espiritualidade ou não,é dom ligado,é processo bem vindo para aqueles que precisam de ajudas,de um lenitivo para suas dores,seja ela também da alma ou do corpo físico,é o caminho para uma possível cura da alma,depois a do corpo.
Abençoemos aqueles que se preocupam com o próximo,que os amam, que os atendem as necessidades... Valorizemos êste tipo de "trabalhador da última hora" que socorre os que podem pagar e os abençoados que não podem pagar e que faz o bem sem ver a quem.
A Radiestesia é uma dádiva de Deus,é o exercício da  parábola dos denários,quem recebe 5 denários,tem maior responsabilidade para com aquele que recebeu apenas um denário,(recebeu um denário nesta vida porque na outra não fez nada pra ninguém sendo mais tarde,haverá de sentir falta e experimentar solidão!).
“A Radiestesia é um exercício espiritual praticado para o bem, colocando em movimento as forças da alma.
O Radiestesista é apenas um canal de Deus,uma indicação ética, mas de profundo significado filosófico.
Tudo o que  eu puder fazer para o bem, nunca deverei de adiar...
O Radiestesista é um exemplo de força que repercute, de maneira imediata, longe ou perto de seu próximo, não podendo ser  responsabilizado pelo que os outros fazem de suas vidas; cada qual é livre para fazer o que quer de si mesmo, mas ninguém pode  negar que as atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.
Devemos lutar contra o comodismo e a ociosidade com as questões pequenas, de cobrar ou não cobrar,de criar conflitos desnecessários, caso contrário, vamos retornar ao Mundo Espiritual com enorme sensação de vazio...
"Tudo o que Jesus falou no Sermão da Montanha foi ao coração, ao sentimento. Não disse nada ao raciocínio, porque é pela inteligência que caímos.
Ele não disse: Bem-aventurados os inteligentes. Chegou mesmo, certa vez, a dar graças ao Pai por ter ocultado os segredos do céu aos sábios e inteligentes.
Quem cai pelo amor, o próprio motivo da queda faz que se reerga, mas quem cai pela inteligência não se sente caído."
Essa prática que se tem de "perseguir" e criticar quem está fazendo o "trabalho do Pai" é uma perseguição de quem gosta de criticar e de não fazer nada pra ninguém, muitas vezes ainda consegue ir adiante a lugar nenhum sem fazer nada de útil ao seu próximo e sendo perseguidor não sai do lugar.
“O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios "Ele" só pediu que nos amássemos e ajudássemos uns aos outros.”
Nenhuma atividade no bem é insignificante...
As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes.
A repercussão da prática do bem é inimaginável...
Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.
Uma das coisas que sempre aprendi com a Radiestesia é não tolher o livre arbítrio de ninguém; os que dei consulta sempre tiveram a liberdade para fazer o que quisessem.
Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar...
As facilidades nos impedem de caminhar, mesmo as críticas nos auxiliam muito.”
Abraços Fraternos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário