quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

"O conceito de impermanência na Radiestesia e na psicanálise‏"

Um dos conceitos mais fundamentais da prática psicanalítica na Radiestesia, a saber, o de invariância – termo emprestado da química, que indica um pensar que “não varia”, que de alguma forma está "congelado".
Pode-se entender que um pensamento que não varia se apresentaria “doente”, o que seria causa de sofrimento psíquico.
A Radiestesia também vai colocar que o pensamento, está assentado em formas mais primitivas de funcionamento psíquico, dependente de estruturas e formas de funcionar, como as funções alpha e Beta, e que o pensamento lógico está assentado numa  estrutura de fazer funcionar o pendulo através do subconsciente para a mente.
Pode-se agora partir para um possível entendimento dos conceitos da Radiestesia de impermanencia e onisciência.
O primeiro conceito é estritamente ligado ao da variância do mundo – nada é permanente ao longo do tempo, e em algumas leituras desse conceito, nada é permanente mesmo quando se retira o conceito de tempo(por se a Radiestesia uma arte muito antiga).
Causas e condições variam constantemente e o seu resultado, portanto, também varia.
A aquisição desse conhecimento dentro da Radiestesia está ligada a correta percepção da realidade (aqui entra o conceito de onisciência).
Não se pode confundir onisciência com aquele que tudo sabe, um dos atributos de uma deidade judaico-cristã, mas de uma capacidade de perceber o aqui e agora em sua plenitude.
Algumas tradições dão grande ênfase a esse caráter da onisciência, aproximando esse conceito ao de “plena atenção”. 
A plena atenção possibilitaria ao seu praticante de Radiestesia perceber a impermanencia do mundo e assim se libertar de apêgos àquilo que em sua essência é variante, e, portanto, causa de sofrimento.
Apesar das duas visões serem muito parecidas, o fato de se introduzir o elemento inconsciente no processo causa grandes modificações na possibilidade de se atingir a percepção da variância do mundo.

A primeira delas é que a apreensão da realidade se dá pela Radiestesia, como na tradição psicanalítica,  de dentro para fora. Sem um "aparelho" para pensar, não existe pensamento. Paradoxalmente, um pensamento está à procura de um pensador. Em outras palavras, o mundo se torna invariante porque a realidade psíquica se torna invariante.
Um desafio nessa visão psicanalítica se dá a partir da angustia que a variância causa.
O ser, o Eu, por definição é uma estrutura invariante – se modifica ao longo do tempo longo, mas no curto e médio espaço de tempo, se mantém mediamente constante.
A completa variância das estruturas psíquicas, portanto causam profunda ansiedade, uma vez que ameaçam o acontecer do Eu no tempo.
Se essa angústia for por demais insuportável, um "congelamento" das estruturas psíquicas acontece, o aprender com a experiência é prejudicado, quando não impedido, e ataques a percepção de uma realidade impermanente são postas em andamento.
É possível também fazermos um trabalho de terapia com a Radiestesia e manter a manutenção do equilíbrio obtido durante as consultas, com a própria Radiestesia e com outras técnicas que podem ser utilizadas durante o processo.
A Radiestesia trabalha em terapia a inveja primária, o abandono antropológico, o ódio e principalmente as ansiedades de despersonalização.
A Radiestesia condena outras prática menos adequadas de terapia por no fundo esconder estruturas de caráter duvidoso, cujo equilíbrio psíquico pode ser facilmente balançado, ou com o passar do tempo, demonstrar que o que se via não eram mudanças verdadeiras, mas falsas.
Isso é o mesmo de se limpar e de se suja,um constante vai e vem sem medidas ou seja,não adianta tratar o corpo se o espírito vive doente,corpo e espírito não vive separadamente.
Pode-se concluir que em indivíduos onde o sentimento de inveja primária seja muito pronunciado, bem como ansiedades de despersonalização.
A prática da Radiestesia sem acompanhamento inicial é desaconselhável, pois pode se criar nesses casos no mínimo um impasse na estrutura psíquica do praticante, o que na maioria dos casos pode levar a desistência da prática, mas em alguns casos mais graves ser uma regressão a este estágio com todas as conseqüências negativas para com o mundo espiritual.
A mesma lógica pode ser seguida para pacientes que estão em tratamento espiritual onde os objetivos sejam parecidos. Dependendo do manejo que o Radiestesista faça, como o trabalho sobre a  impermanencia (ou melhor variância) no aparelho psíquico do paciente, as conseqüências podem ser idênticas.

A apresentação da realidade (plena atenção) é um para os casos de obsessão que o paciente possa estar passando ou questão neurótica,que ambas são muito confundidas mas precisa de adaptações para os casos psicóticos, ainda que o objetivo seja os mesmo.
Confundir isso pode provocar sérios retraimentos ou mesmo impasses no tratamento, com eventuais abandonos,seja do tratamento pela Radiestesia ou espiritual desnecessariamente.
A IMPERMANÊNCIA pela Radiestesia na LEI DIVINA UNIVERSAL diz que a cada dia Deus recria o universo e reinventa suas criaturas.
Nada é permanente, a não ser a própria impermanência das coisas.
A impermanência é lei divina e é em conseqüência dela que tudo evolui, recriando-se a cada segundo.
É, pois, na impermanência das coisas que está o próprio progresso inexorável a que todos estamos sujeitos.
Vemos a impermanência de tudo na própria natureza, quando o colorido da primavera se transforma na luz abrasadora do verão, que fenece na frutificação do outono, que descansa nas sombras frias do inverno e novamente desperta em luz viva na primavera.
E ainda que este movimento pareça circular e repetitivo, a cada volta completa manifesta-se num nível acima do anterior, evoluindo numa espiral ascensional de vida e amor.
E a cada nível superado, toda a natureza se renova, criando novas espécies, eliminando outras, adaptando-se constantemente à vontade de Deus.
Nenhuma consciência é descartável, mas todas são substituíveis no movimento contínuo de renovação da Criação, pois vão se seguindo, umas às outras, nos vários níveis, de modo que nenhum deles fique vazio e improdutivo.
No momento em que uma consciência está pronta para ascender ao nível seguinte, uma outra consciência toma seu lugar, mantendo em movimento a engrenagem divina.
Nesse turbilhão ascensional na Radiestesia , ninguém consegue ficar parado, ainda que se acorrente voluntariamente à aparência efêmera das coisas.
Ninguém é capaz de deter a própria evolução, ainda que ignore deliberadamente todos os movimentos contínuos da natureza em seu próprio ser.
Nesse universo em transformação, ninguém possui nada de si, a não ser o próprio processo interno de crescimento e evolução.
E nesse despojamento espiritual com que Deus criou a todos, está a razão primordial de toda existência, pois é Nele que tudo começa e termina, no encontro sagrado do Alfa e do Ômega.
A cada torção da espiral, a consciência se recria, despojando-se, mais uma vez, do que pensa que é para retornar ao que realmente é no contexto divino universal.
E, no processo de recriar-se a cada ciclo de sua existência espiritual, a consciência se reinventa, agregando novas experiências e conhecimentos à sua estrutura essencial eterna.
Recriar-se e reinventar-se são processos internos contínuos, a que toda consciência está submetida em obediência à lei universal de impermanência.
Recriando-se e reinventando-se, a cada segundo, toda consciência renova consigo o próprio universo, que também se transforma no mesmo processo.
Nascer e renascer são partes do recriar-se e renovar-se, e estão muito além do simples nascer e morrer de um corpo físico.
Toda consciência nasce e renasce, de si mesma, a cada pensamento, a cada movimento, a cada nova invenção que faz consigo mesma, criando um novo ser.
Toda consciência nasce e renasce milhares de vezes a cada parto e a cada morte física, pelas emoções e sensações experimentadas a cada vez que estes fenômenos se repetem.
Nascendo e morrendo; renascendo e novamente morrendo; e recriando-se o tempo todo, continuamente, como ser divino, pleno e completo, autodescobrindo-se em camadas de existência que se desprendem aos poucos, pela ação irresistível da força centrífuga da própria espiral que a carrega.
E despindo-se de si para vestir-se de Deus, a consciência se eleva, às vezes sofrendo, às vezes sorrindo, trazendo consigo uma porção do universo, que traz consigo outras consciências, que trazem consigo outras porções de universo, que trazem consciências...

O que posso fazer na consulta de Radiestesia com o  conceito de impermanência na psicanálise‏:
* limpeza e a harmonização dos corpos físico, mental, emocional e espiritual, proporcionando o equilíbrio e o bem estar da pessoa;
* limpeza e harmonização de todos os chakras, que são pontos por onde a energia flui em nosso corpo;
*equilíbrio da coluna, que é por onde a energia percorre nosso corpo e reflexo da nossa vida(se estamos bem,a coluna está bem,em pé,oposto disso é uma coluna torta e doente refletindo no físico);
* “limpeza” do corpo físico e energético, fazendo com que ele fique livre de energias dissonantes, mal qualificadas e/ou que não pertençam a ela;
* harmonização de seus relacionamentos (impermanência-afetivos, profissionais, familiares, etc);
* transmutação de padrões, medos, bloqueios e traumas;
* trabalha-se a saúde, limpando e harmonizando as causas das doenças e suas origens, bem como despertando e potencializando o processo de "cura" e recuperação e equilibrando a saúde da pessoa;
* despertar e potencializar o processo de "entrega" e "recebimento" das coisas do universo, gerando abundância e prosperidade em vossas vidas;
* realizo ainda limpeza de ambientes nos quais as energias estejam desequilibradas (casa, trabalho, etc)
* potencializo a prosperidade , a abundância e o amor na vida da pessoa(de acordo com seu karma);
* desperto e potencializo o processo de criar nossa própria realidade de forma muito mais positiva e feliz no conceito de impermanência na Radiestesia;‏
* além de todas as outras questões que forem trazidas pelo consulente *
O conceito de impermanência na Radiestesia pela psicanálise‏ vai arremessá-lo para outras prioridades que não seja aquela que as pessoas dão muita importância,mas aquelas a coisas que valem a pena.
Na verdade, nada é importante, a não ser a experiência da vida que passa.
No Universo só há três coisas permanentes e importantes:
Deus, o Amor (que faz a magia da luz acontecer) e os espíritos (que também somos nós).
A busca pelo conhecimento de si e a abordagem  do ser humano e num novo conceito de impermanência.
“Aterrorizado pela morte, refugiei-me nas montanhas -
Muitas e muitas vezes meditei sobre a incerteza da hora da morte
Conquistando o forte da natureza da mente – infinita e imortal.
Agora, todo medo da morte acabou para sempre,porque não existe morte,a não ser a do corpo físico, pois a alma é imortal”