terça-feira, 15 de julho de 2014

"Almas antigas‏"


A alma pode ser antiga,mas o corpo é novinho!!!
O corpo pode ser novinho mas os erros são antigos!
Cometemos sempre os mesmos erros,mesmo que a alma seja antiga;concluindo:Somos viciados em errar!
A vida é uma constante acumulação de conhecimentos, adquiridos pelas diversas experiências vivenciadas em várias encarnações pelo homem.
Esse processo tem como base a lei de causa e efeito, que está em constante movimentação, mostrando-nos que colhemos o que semeamos, não como castigo, porém como um efeito, segundo a causa que o produziu.
As religiões tradicionais tem ensinado que somos castigados por causa dos nossos pecados, porém o conhecimento mais elevado dos espíritos, sem as amarras dogmáticas e dos interesses dos homens, nos mostra que somos castigados em nossos erros, e não por eles.
A criança que toca em uma estufa quente é castigada em razão do ato mesmo e não por algum poder mais elevado por haver pecado.
Assim, o pecado é, em grande parte, questão de ignorância e de erro.

Aqueles que alcançaram um plano elevado de conhecimento espiritual, adquiriram um conhecimento tão convincente da loucura e imprudência de certos atos e pensamentos, que chegou a ser, para eles, quase impossível cometê-los.
Deste modo, a alma humana através das experiências obrigatórias da vida,pelo mecanismo da reencarnação, aprendendo novas lições adquire mais sabedoria, e cedo ou tarde, ela nota quão prejudiciais são certos atos.
Todos nós conhecemos que determinadas coisas não nos causam mais tentação, porque aprendemos a lição em outras existências e não precisamos tornar a aprendê-la, enquanto que outras coisas ainda nos atraem fortemente trazendo-nos sofrimentos, quando procuramos realizar nossos desejos.
Quando já adquirimos certos conhecimentos, olhamos ao nosso redor e nos estranha observar que certas pessoas não podem ver a loucura de seus atos, quando para nós está claro o erro a ser cometido.
Porém, todos sem exceção, estarão livre deste engano e desta dor um dia, porque terá aprendido a lição por experiência.

A evolução em qualquer campo da evolução do homem é gradativa.
Ninguém pode por um proceder impecável na vida atual, transpor todos os graus da escala do aperfeiçoamento e tornar-se Espírito puro, sem passar por outros graus intermediários. Pois (...) Dá-se com o Espírito o que se verifica com a criança que, por mais precoce que seja, tem de passar pela juventude, antes de chegar à idade da madureza; e também com o enfermo que, para recobrar a saúde, tem que passar pela convalescença.
Além disso, ao Espírito cumpre progredir em ciência e em moral.
Se somente se adiantou num sentido, importa se adiante no outro, para atingir o extremo superior da escala.
Contudo, quanto mais o homem se adiantar na sua vida atual, tanto menos longas e penosas lhe serão as provas que se seguirem.
A origem das qualidades morais, boas ou más, do homem, são as do Espírito nele encarnado e, quanto mais puro é esse espírito, tanto mais propenso ao bem é o homem.
A vontade de progredir, é desenvolvida pelo homem, naturalmente.
Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo.
Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social.
O progresso moral decorre do progresso intelectual, mas nem sempre o segue imediatamente.
A imperfeição no Espírito é devido à sua imaturidade e inexperiência.
A consciência na sua essência, é bruta e instintiva, sendo necessárias vidas e vidas na matéria para que o espírito venha colher as experiências boas e más para formar uma consciência limpa e pura.
Tudo, no início, que o Espírito faz, tanto encarnado como desencarnado, é acompanhado de erros, brutalidade, crendice, superstição e longa lista de desacertos e desequilíbrios.
Toda criatura imperfeita é super-emotiva, age só pelo instinto e emoção.
Depois das inevitáveis decepções, fracassos, traumas, dores, enfermidades, vão em busca, desorientados, de uma saída, uma luz, uma informação, algo que possa tirar deles a tristeza, a mágoa e outras feridas profundas de suas almas.

Precisam então do “pão do espírito”, da palavra esclarecedora, têm fome e sede interior de alívio e de conhecimento para sua alma.
Todo sofredor e desequilibrado é portador de imperfeições graves que os vitimam.
Procure em você a raiz do mal...
Para o aperfeiçoamento são necessários entendimento, esforço, luta e perseverança.
Descubra em você, confrontando com o Evangelho, a distância que você se encontra de Deus e da realidade.
Ponha-se de pé espiritualmente, levante a cabeça, saia do fundo do poço e caminhe na direção certa.