sexta-feira, 25 de julho de 2014

"O nosso arquétipo simbólico da criança interior"


Para a realidade psicológica, a criança é um símbolo, um meio para expressar um fato psíquico.
Entender essa simbologia devemos usar as faculdades intuitivas, mais do que as analíticas.
A nossa criança interior representa todas as nossas lembranças da infância, nossas emoções, nossos sonhos, é tudo que está abandonado.
É um símbolo sempre presente de nossas esperanças e possibilidades criativas.
A criança interior representa assim a totalidade na nossa psique (mente), a renovação psicológica.
É nossa parte genuína que vamos perdendo quando adultos.
É a parte que nos falta quando nos sentimos vazios internamente.
Ela é o ser, sentir, vivenciar, viver.
Muitas vezes esquecemos de permitir que a maravilha e a beleza da vida penetrem em nossos corações.
No entanto, precisamos nos sentir mais leves e soltar as partes mais rígidas do nosso ser, para nos conectarmos com nossos reais sentimentos, ou seja, com nossa criança interior.
Temos que ressuscitar e liberar a criança que está esquecida dentro de nós.
É importante entrar em contato com a criança interior para vivenciarmos o processo de individuação, ou seja, o crescimento.
Entrar em contato com ela é renovar, expandir.
Isso se dá quando entramos em contato com nossos reais sentimentos, deixando as máscaras de lado e nos conscientizamos que temos o lado negativo, mas também o positivo.
Com isso vamos ao encontro de nosso "verdadeiro eu".

É preciso amar primeiro nossa criança interior, para depois amarmos outras pessoas e recebermos amor, do contrário, sempre serão relacionamentos doentes e destrutivos, muitas vezes repetindo padrões da infância.
Possuímos uma única arma contra dificuldades internas, que é a descoberta emocional da verdade sobre a história individual de nossa infância.
Para resgatarmos esta criança que adormece em nós, é necessário que vejamos o mundo de forma positiva e otimista.
A nossa criança interior, geralmente se encontra retraída e oprimida, porque a vida nos apresenta de forma desagradável; ainda não vivemos de forma natural, espontânea, e isto, gera ansiedade e sofrimento.
Como a criança é movida pelo prazer ela se recolhe e não se manifesta.
Um criança não se julga e não se pune.
Ela apenas vive o hoje, o momento de agora, integrada perfeitamente a Deus e à natureza.
“Deixai vir a mim as criancinhas porque o reino dos céus é de quem vos assemelham”. – com estas palavras quis Jesus dizer que teremos que ser puros, autênticos, integrados com a nossa natureza divina, sem fugas ou máscaras, para alcançarmos a nossa evolução espiritual.

Ter atitudes, como lidar com animais, brincar com crianças, atividades criativas como a pintura, tocar um instrumento, fazer pequenas tarefas domésticas, cozinhar, manter uma conversa amena, contar um caso, ver um bom filme, escutar uma música, cantar, sorrir, ouvir com atenção, olhar com ternura, tocar as pessoas, abraçar, fazer um elogio sincero, curtir a natureza, admirar o pôr do sol, etc.
Estas são tarefas que muito nos ajudará a reencontrarmos o equilíbrio e a harmonia interior.
As emoções naturais devem ser passageiras, e circularem, normalmente, sem desequilibrar o ser.
O desequilíbrio e a desarmonia interior é considerada como uma emoção estragada.
Os estados da mente são projetados sobre o corpo através dos bióforos que são unidades de força psicossomáticas, que se localizam nas mitocôndrias.
A mente transmite seus estados felizes ou infelizes a todas as células do nosso organismo, através dos bióforos.
Ela funciona ora como sol irradiando calor e luz, equilibrando e harmonizando todas as células do nosso organismo, e ora como tempestades, gerando raios e faíscas destruidoras que desequilibram o ser.
"Não são os traumas que sofremos na infância que nos tornam emocionalmente doentes,mas a incapacidade de expressar esses traumas".

Aquele que tem no ideal de servir uma meta de vida, será sempre uma pessoa feliz. na vida o que mais importa é o amor e o bem querer das pessoas e viver suas emoções; não se deixar afetar por coisas pequenas. Muitas vezes nos deixamos abater por problemas que se olharmos com olhos de Espíritos eternos em passagem pela Terra, não valorizaríamos o fato ou o acontecimento na vida.
Substituir sentimentos de autopiedade por vibrações em favor dos que sofrem.
Se olharmos com atenção e interesse ao nosso redor veremos que existem pessoas com problemas muito piores, que os nossos a pedir socorro.
"Em todo adulto espreita uma criança - uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita cuidado, atenção e educação incessantes.
Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa".
Vazio só é preenchido pelo amor próprio
A ausência pessoal de valor (baixa autoestima) e sentimentos de culpa resulta geralmente no sentimento de inferioridade.

Mas na verdade o que ocorre é que o adulto nega tudo isso, seus sentimentos verdadeiros e carências, passando a valorizar mais as conquistas externas, sempre "imaginado" que algo irá preencher seu vazio, quando na verdade esse vazio só pode ser preenchido através do amor próprio.
A depressão tem tudo haver com o arquétipo simbólico da criança interior que é causada pelo fato de se adaptar a um "falso eu", abandonando seu eu verdadeiro, o que cria um sentimento de vazio.
Se a depressão antes de tudo é um convite à introspecção, olhar para dentro de si em busca de algo, pode ser a oportunidade da pessoa encontrar-se.
A depressão pode ser concebida como um mergulho no inconsciente, com o propósito de dar início a uma viagem pelo seu próprio interior, ou seja, uma oportunidade para crescer, proporcionando e aumentando seu autoconhecimento.
E entrar em contato com sua criança interior pode proporcionar esse encontro.
Não só a depressão, mas qualquer outro sintoma, ou fracasso, momentos de dor, solidão, devem ser considerados um convite para as pessoas renascerem para uma vida diferente, pois podemos neste momento perceber nossos recursos interiores e que somos capazes.
É o momento que poderá proporcionar crescimento, o encontro com seu verdadeiro eu.
Resgatar Hoje a criança interior é o elemento mais importante do trabalho terapêutico, pois oferece a esperança que todos nós ansiamos.

Ouvir essa criança é essencial ao processo de tornar-se único.
A necessidade de encontrar a criança interior faz parte da jornada de todo ser humano que se encaminha na direção do autoconhecimento e de sua totalidade.
Ninguém teve uma infância perfeita.
Todos nós carregamos questões inconscientes que não foram resolvidas.
Sabemos que 80 a 95% das pessoas não receberam atenção adequada, então o resgate da criança interior se torna a tarefa da maioria das pessoas e PERDOE OS ERROS ALHEIOS.
A criança interior é um espelho daquilo que você necessita rever em sua vida.
E, muitas vezes, é um resgate harmônico das suas origens, do modo como você administra seus gostos, suas preferências e suas escolhas que formaram a pessoa que você é.
Não é possível apagar o passado, mas é sempre válido tentar resolvê-lo, quando possível, para que você possa defender e acreditar nas suas escolhas e no seu caminho.
Se você cresceu e chegou até aqui, é porque pode muito bem olhar para trás e estender a mão a essa criança sozinha em algum canto escuro dentro de você.