terça-feira, 29 de julho de 2014

"Pedofilia,crime ou doença?"



Já dizem que pecado e crime são consequências de alguma doença de origem psicológica...
Segundo a visão espírita, um psicopata não é um doente, mas um espírito ignorante e mal. 
Se a culpa pelo seus atos fosse "um defeito do cérebro", jamais poderia ser julgado. 
A vontade do espírito é transmitida ao cérebro que interpreta e envia o comando ao corpo. 
O distúrbio no cérbero na verdade é o recebimento maldoso e desequilibrado da vontade do espírito. 
Sendo assim, o espírito é totalmente responsável pelo ato que cometeu, e a JUSTIÇA PERFEITA de Deus cobrará na forma da lei de Ação e Reação, pelos erros que todos nós cometemos. 
O pedófilo é um espírito com grave desequilíbrio mental e espiritual, necessitando severo tratamento multidisciplinar, isto é, envolvendo diversos profissionais e tratamento espiritual complementar, além, é claro, de sofrer as sanções da lei humana.
Seguindo o raciocínio reencarnacionista, algumas dessas hoje crianças participaram intelectualmente de verdadeiras emboscadas visando atingir, de maneira dolorosa, a intimidade sexual de criaturas; outras foram executoras diretas, pela autoridade de que eram investidas, de crimes nessa área.
Enfim, são múltiplas as situações geradoras da desarmonia energética que agora pulsa constantemente nos arquivos vibratórios do espírito. 
Pela lei universal da sintonia de vibrações, em um dado momento há o reencontro do algoz e da vítima do passado, hoje em situações opostas. 
Nesta hora aguda do reencontro, os envolvidos poderão escolher por perpetuar erros do passado, não dando ouvidos aos apelos da redenção pelo amor.
Violência que gera violência, um ciclo triste que necessita ser rompido com uma postura de amor, de orientação e de perdão. 
Muito bom agora lembrar o apóstolo Paulo, ao escrever que “o amor cobre uma multidão de pecados”.
Pode-se, portanto, restabelecer o vínculo de equilíbrio entre os seres pelo trabalho em favor do próximo, da dedicação ao belo, pela paciência e pela fidelidade ao bem. 
Há, também, espíritos afins e benfeitores que visam amparar os envolvidos nesta dor. 
Amigos do além cheios de ternura em seu coração, com projetos de dedicação e amparo, sempre se fazem presentes.
Ao chamar a atenção do amigo, rechaçando seu gesto violento contra o soldado Marcus, Jesus oferece a Pedro a oportunidade de não criar uma ação que poderia desaguar em efeito de igual proporção.
E adverte a todo seu rebanho terrestre, portando-se terminantemente contrário à violência, ensinando que ela não ficará impune nas esferas em que a alma respira, nos passos da sua evolução.
Pedófilos são espíritos que pelo seu atraso, imaturidade, ignorância e, sobretudo, pelo livre-arbítrio, desviaram-se da linha normal de conduta. Livre-arbítrio que não legitima atitudes, mas oportuniza às criaturas decidir e se responsabilizar pelas consequências de seus atos. 
São atitudes doentias que se estruturaram ao longo de uma ou mais existências, ou seja, reencarnações. 
Ninguém foi criado pedófilo. 
Das ações nascem as reações, tanto para as boas quanto para as más atitudes.
Todas as pessoas devem estar vigilantes para que sejam vitoriosas em sua vida, em vez de agravar os seus débitos perante a Lei Divina. 
Mas o que é estar de acordo com a lei divina? 
A resposta foi dada por Jesus: Fazer aos outros todo o bem que gostaríamos que nos fizessem. 
Certamente que isso se manifesta também em nossos relacionamentos afetivos, através de gestos de respeito e carinho por aqueles seres com quem nos relacionamos. 
Então, o equilíbrio sexual (que se manifesta por um comportamento que não é promíscuo e nem desrespeitoso para com os sentimentos alheios) é caminho seguro para uma existência digna e feliz. 
Todos nós somos seres em busca do equilíbrio espiritual. 
A maior parte de nós traz graves comprometimentos no que diz respeito no campo sexual. 
Os que chegam no além-túmulo, sexualmente desequilibrados, depois de longas perturbações, renascem no mundo tolerando moléstias insidiosas, amargando pesadas provas como conseqüência dos excessos que cometeram no passado. 
Deus não extermina as paixões dos homens, mas fá-las evoluir, convertendo-as pela dor em sagrados patrimônios da alma, competindo às criaturas dominar o coração, guiar os impulsos, orientar as tendências, na evolução sublime dos seus sentimentos. 
Podemos observar almas,(espírito encarnado), numerosas aprendendo, entre as angústias sexuais do mundo, a renúncia e o sacrifício, em marcha para as mais puras aquisições do amor divino. 
A esse respeito,diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e como for, colocai-vos, em pensamento, no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai no âmago da consciência, o apelo inolvidável do Cristo: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" ou "Não julgueis para não serdes julgados".
Para o nosso próprio bem e para o bem de nossos semelhantes, há necessidade intransferível de vivência equilibrada no campo sexual a fim de encontrar a harmonia para as futuras reencarnações. 
Todos devem buscar a sua reforma interior, não cedendo aos arrastamentos provocados pelos impulsos instintivos e sensuais. Ensinam-nos os espíritos que a energia sexual é criação divina e que o sexo em bases de amor e carinho, respeito e atenção pelo sentimento alheio, é força maravilhosa. 
Devemos "distinguir no sexo a sede de energias superiores que o Criador concede à criatura para equilibrar-lhe as atividades, sentindo-se no dever de resguardá-la contra os desvios suscetíveis de corrompê-la". 
Os abusos, tais como as orgias, o sadomasoquismo, a necrofilia, a pedofilia e outros, são práticas que comprometem o equilíbrio no manuseio das forças genésicas e são contrárias às leis naturais, dando uso aos órgãos sexuais de maneira diversa do que recomenda a sua natureza.
(*Robson Frederico Cunha é professor universitário, dirigente no Grupo Espírita da Fraternidade, em Araçatuba, e descreve esta Face Espírita para publicação exclusiva na Folha da Região)