sexta-feira, 23 de maio de 2014

"Radiestesia e o ANIMISMO"


A valorização do conhecimento letrado, da erudição, do refinamento intelectual atua no sentido de no momento presente excluir alguns Radiestesia com ANIMISMO,ou mais conhecidos como embusteiro sábios ou ainda pseudo-sábios.
O fenômeno do animismo,palavra derivada de ânima, da própria alma, da personalidade,sendo isto muito comum quando um radiestesista faz seu consulente acreditar em que há um ser "comunicante" ou que ele se comunica com este ser.
O homem,nada mais conhecendo além de si mesmo,toma a si próprio por termo de comparação para tudo o que não compreende,se  escondendo sob frases empolgantes e mistificadoras.
Adulterando a verdade, em uma dita"comunicação"sem nenhuma preparação anterior ou metodologia.
Hoje em dia é muito fácil ser "vidente","adivinho",porque quem não tem problema de dinheiro,saúde ou amor?
Um bom psicólogo pode ser um excelente MISTIFICADOR,um  arquétipo sem conteúdo que representa apenas uma possibilidade de percepção e ação.
É interessante ver como, cada um dos "profissionais do embuste", afirmam o seu próprio dom e acusam os demais de serem mentirosos,exceto no referente a si próprio.    
Quando caracteriza as qualidades da boa "comunicação" através de um Radiestesista por exemplo,temos um parâmetro para nos libertar do "animismo" ou do charlatão, que é uma dificuldade, mas não é um adversário.
No animismo é o próprio espírito encarnado do Radiestesista ou do médium , através do seu estado alterado de consciência, que elimina os conteúdos do ego que estão adormecidos e que um observador imprevidente considera como sendo de natureza mediúnica, procedente de entidades desencarnadas. Mas ao mesmo tempo que o animismo é uma dificuldade, não é um prejuízo.
A melhor maneira de identificar a qualidade da "comunicação" é obedecendo a o seguinte critério, pela ordem:
PRIMEIRO - O conteúdo da mensagem;
SEGUNDO - O caráter do Radiestesista  ou do médium;
TERCEIRO - O nome do espírito.

Para que ocorra o fenômeno puro, é necessário que o subconsciente, que o inconsciente profundo do Radiestesista, seja depurado das suas fixações, dos seus conflitos, a fim de coar, com a necessária claridade, a informação que vem do mundo espiritual.
É natural e perfeitamente normal que nas primeiras expressões  o fenômeno seja, de início, mas anímico que mediúnico, até tornar-se mais mediúnico que anímico e, por fim, absolutamente mediúnico.
A "comunicação", sendo procedida através de um Radiestesista, forçosamente, haverá de sofrer a interveniência deste, por maior que seja o seu esforço no sentido de torná-la essencialmente do comunicante.
Na "comunicação" normal, 30% provém do próprio Radiestesista e 70% do espírito comunicante.
Na comunicação com animismo acentuado, 70% provém do embusteiro.
Alguns CUIDADOS são NECESSÁRIOS:
 Evitar o pensamento próprio, dando livre curso às idéias, sem prender-se a frases anteriormente faladas ou escritas.
 Apanhar o pensamento primitivo, e, sem deter-se para refletir, raciocinar ou meditar, deixar-se passivo, com confiança e fé, o lápis ou a palavra fluindo livremente, até que as idéias se interrompam.
 Ao final da comunicação, aí sim, analisar-se o que foi falado ou escrito, com espírito de observação e sem vaidade.
A PASSIVIDADE COMPLETA EXIGE:
 Despreocupação;
 Preparação espiritual, através de: Preces, tarefas beneficentes, conhecimento doutrinário, leituras edificantes, firmeza de caráter;
 Participação em reuniões públicas;
 Sentimentos nobres: amor, piedade, perdão, simpatia, aceitação, modéstia, humildade, caridade, solidariedade.

Tais sentimentos, vibrados pelo Radiestesista,repercutem na entidade manifestante, facilitando o trabalho de doutrinação, ao mesmo tempo que inibem o animismo.
No início do desenvolvimento mediúnico, todos têm receio da própria interferência nas comunicações.
É um sentimento muito justo e até certo ponto natural. Contudo, é preciso vencê-lo pelo esforço e boa vontade, produzindo, no terreno da mediunidade, pelo menos “alguma coisa”.
Todo aquele que produzir, pelo menos, “alguma coisa”, estará mais facilmente isento dos fenômenos do animismo.
O animismo é comum nos radiestesista e médiuns ambiciosos, que desejam aparecer ou causar sensação.
Nele se amortece o sentido da caridade e do caminho fraternal, que é o verdadeiro sentido da Radiestesia, e, portanto, começa a revelar o que, efetivamente, já existe em seu “eu”.
Muito mais cuidados têm que ter os Radiestesista  inconscientes, porque se na sua mente campear a vaidade e o orgulho, estes sentimentos irão prevalecer e diminuir a sua sensibilidade.
RECOMENDAÇÕES:
 Despreocupação;
 Não exagerar o controle;
 Não analisar ou criticar a mensagem.
Radiestesista MAIS SUSCEPTÍVEIS DE SOFREREM ANIMISMO:
 Os intuitivos;
 Os inspirados;
 Os sonâmbulos ou inconscientes.
É um erro imaginar que os Espíritos transmitem diretamente seus pensamentos através dos Radiestesistas ou médiuns.
OUTROS PERIGOS:
 Vaidade – Querem aparecer como guias;
 Rivalidade – Aplicam sermões, visando alguém;
 Não questionamento das comunicações;
 Não aproveitamento das faculdades;
 Despeito;
 Inveja;
 Biografia das próprias mágoas ou dores.

Estes perigos na Radiestesia pode ocasionar baixo padrão moral do Radiestesista, adotando erros induzidos.
Há pessoas que se deixam seduzir por uma linguagem enfática, que apreciam mais as palavras do que as idéias e que, muitas vezes, tomam idéias falsas e vulgares como sublimes.  
Quando as pessoas são bastante modestas para reconhecerem a sua incapacidade, não se fiam apenas em si; quando, por orgulho, se julgam mais capazes do que o são, trazem consigo a pena da vaidade tola que alimentam.
Os mistificadores sabem perfeitamente a quem se dirigem.
Há pessoas simples e pouco instruídas mais difíceis de enganar do que outras, que têm finura e saber.
Lisonjeando-lhes as paixões, fazem eles do homem o que querem.
Tem a Radiestesia ANÍMICA alguma relação com a mistificação?
Em princípio, não. Compreende-se mesmo que sendo um Radiestesista anímico ignorante da sua condição, não pode estar enganando deliberadamente a quem quer que seja.
A Radiestesia ANÍMICA é quando o indivíduo simula uma comunicação e teatraliza, a fim de tirar proveito determinado ou provetios variados com isso.
É algo lamentável pela demonstração de desrespeito, pela profanação, pela usurpação de nomes, às vezes muito respeitáveis.
Nesse caldo de cultura de tanta debilidade intelectual, de tanta ingenuidade e credulidade piegas é que alguns Radiestesistas levianos - maliciosos e mesmo, impuros, de inclinações "demoníacas", odientas, se locupletam, levando muita gente a se "desapontar" com a Radiestesia em si, ou, pelo menos, com o que supõe que seja um Radiestesista.
Em síntese, o animismo não se vincula, obrigatoriamente, à mistificação mas tanto um quanto a outra devem ser evitados por meio de modo sério, claro e efetivo de estudar-se e de vivenciar-se a veneranda Proposta da Radiestesia.