terça-feira, 12 de agosto de 2014

"Dor,agente movedor‏"


Na dor,não devemos perguntar por que e sim,para que.
Muitos de nós reagimos de forma bastante negativa aos sofrimentos.
O sofrimento pode ser conduzido pelo conhecimento e pela força de vontade, assim como pode ser sensivelmente diminuído e, às vezes, até mesmo eliminado, pelo uso da razão.
Se não fosse a resignação, entraríamos na rota do desespero, entraríamos no circuito da desolação porque, quando não compreendemos porque sofremos, sofremos duas vezes.
A dor é um poderoso meio de aprendizado,ela faz mover parar e ver o que está acontecendo.
É a verdadeira alavanca "movedora" de crescimento e de progresso,tornando-se deveras facilitador a correções pretérica que a não compreendemos e sem sabedoria só sentimos puramente a dor e a
confundimos com sofrimento .
Cremos em Deus, falamos de fé, esperança e gratidão ao Pai enquanto nossa vida corre tranquila.
Contudo, quando os ventos dos reveses nos atormentam, a revolta se instala.
Nesses momentos, esquecemos que Deus é o Pai de Amor e Justiça,olvidamos do poder da prece, esquecemos tantas coisas…

O sofrimento, por esse modo, faz parte da vida, podendo ser físico ou moral.
A incompreensão da dor como meio de reajuste nos faz mais fraco,o inverso tornamos mais fortes, por percebermos que tudo tem razão de ser, que tudo compete para o nosso crescimento espiritual.
Embora ainda não saibamos lidar com a dor com a serenidade ideal, ao menos conseguimos manter firme a confiança de que tudo passa, de que é preciso alterar a rota, retomar o caminho reto e evitar novos desvios Eu sei, e você também sabe, que se não fosse pela dor teríamos aprendido muito pouco.
Se não sentíssemos dor não mudaríamos nossos hábitos, não modificaríamos nossas condutas, não regeneraríamos nossos pensamentos e intenções.
Se é preciso dizer que a dor é muitas vezes necessária, que seja como esclarecimento,pois nada ocorre conosco sem resultado específico.
Temos a teimosia no erro - conta agravada.
Ausência de disciplina - débito permanente.
Remorso - aviso da consciência.

“Dor,noite escura da existência”; há pessoas por diversas situações que ficam por lá.
Se estivermos preparados para aprender e tirar proveito de todas as situações de dor, quanto mais dor, mais oportunidades.
Passamos a entender que esse é um mundo de provações e de expiações,assim, fica claro porque todos sofremos, de uma maneira ou de outra.
Mas pra isso é preciso estar preparado, é preciso não só saber, mas sentir a condição positiva da dor.
Isso acontece quando nos comprometemos, através do trabalho, com a espiritualidade.
Por nossos pensamentos, palavras e ações, nos tornamos merecedores eventuais dos seus préstimos.
Esses favores dos amigos espirituais se apresentam de maneira bem diversa do que esperaríamos.
São aquelas coisas que aparentemente “dão errado” sem que entendamos os motivos.
São maneiras que a espiritualidade encontra de “acomodar” as coisas para que nos preparemos para novas provas.

Por isso, é necessária e urgente a atenção para os ensinos da Vida, que se desdobram em nosso dia-a-dia, de que nada se modificará, se não se modificarem mentalidades e posturas.
Se estamos empenhados em nossa reforma íntima, e ansiamos por chances de melhoramento interno, nada mais natural que conquistarmos novas provas para nosso aprendizado e vitória pessoal.
De qualquer modo, é um erro pensar que a dor é necessária.
Podemos trabalhar com amor,com boa vontade, sem precisar do estímulo da dor.
Tem gente que bendiz a dor e agradecer pela dor me parece uma distorção.
Que sejamos corajosos quando ela se apresente, que a aceitemos e a superemos com firmeza.
Logo, parece ser muito mais razoável e sensato enfrentar as dificuldades e padecimentos com resignação, coragem e bom ânimo, a fim de poder removê-los, usando o conhecimento, principalmente o conhecimento sobre nós mesmos, para bem compreender o que se passa e, assim, vencer o sofrimento, avançando contínua e permanentemente.

Neste passo, convém salientar que o maior antídoto para a dor é o Amor, sem qualquer dúvida, a Lei Maior da Vida.
A ausência de amor a Deus, ao próximo ou a si mesmo, produz insatisfação, desajuste, desequilíbrio, fatores de doenças e sofrimentos.
 “A vida é impossível sem o amor, dinâmico, que induz à ação construtiva, responsável pelo progresso”, acrescentando que “o bem anula o mal e suas conseqüências”, para enfatizar ainda e oportunamente que “as ações meritórias fazem cessar o sofrimento: silêncio ante as ofensas, perdão às agressões e esquecimento do mal”.
Mas sem criar muita intimidade com a dor,pois saibamos apenas que é uma bagagem negativa que trazemos hoje as más ações de ontem.
Todos somos capazes de fazer o melhor, porquanto, pelas tentações e provas de hoje, podemos avaliar o ponto de trabalho em que a vida nos impele a sanar os erros do passado e assim,amenizando a dor e clareando o futuro.