sábado, 14 de janeiro de 2017

"Comércio da Fé"

A “casa do Pai” transcende as dimensões de uma construção de pedra...
Eu já reparei e acredito que você também tenha reparado sem querer reparar,de quantas igrejas há num única calçada. São mais de oito. Aí você pensa junto comigo: " Tem gente preocupada com seu próximo ou é simplesmente comércio da Fé?"
Penso que "gente preocupada com seu próximo" não haveria tantas numa única via,mas como comércio sim,porque dá lucro!!!
Ainda hoje,Deus é adorado num templo de pedra e o comércio é livre.
Dia virá em que Deus não será adorado mais em Templo petrificados,porque o Pai é espírito e em espírito deve ser adorado.
Vai demorar muito ainda para as pessoas descobrirem isso,mas um dia chegam lá!
Mas o que se vende na verdade nessas igrejas?
Algumas orações e promessas, outras além disso,quinquilharias. Mas o que ganha o fiel?
Ganha o direito de falsas promessas e de barganhar com Deus, "...eu faço isso,o Senhor me dá aquilo..." "Eu te dou dízimos de dez, o Senhor em troca me dá Mil!"
São esses "fieis" que sustentam uma igreja,pela sua ignorância e ganância.
Mas onde fica o tal Templo de Deus? Onde?
Em nossa alma. É onde devemos buscar Deus para a conquista de valores espirituais com os quais possamos beneficiar o próximo.
E sem comércio… Obviamente.
Valores espirituais não podem ser comercializados, conforme lembrava Jesus: "dar de graça o que de graça recebeste..."
Um dia em que Jesus, tendo ido ao templo de Jerusalém, ensinava ao povo, anunciando-lhe o Evangelho, chegaram-se a ele os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciães, e o interpelaram com que autoridade fazia tais coisas.
O Mestre redarguiu com outra pergunta, a que não souberam responder, e, porque ficasse evidente a hipocrisia deles, lhes propôs, em seguida, esta parábola:
“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando ao primeiro, lhe disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
Ele respondeu: Não quero. Mas depois, tocado de arrependimento, foi. Falou do mesmo modo ao outro, que, respondendo, disse: Irei, senhor. Mas não foi.”
Dito isto, indagou: Qual dos dois fêz a vontade do pai?
Responderam eles: o primeiro.
Jesus então os censurou com estas palavras: “Na verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entrarão primeiro que vós no reino de Deus.” (Êta tapa na cara gente!!!).(Mat. 21:28-31)
Os dois filhos, nessa imaginosa e interessante parábola, constituem modelos das duas espécies de personalidade predominantes entre os terrícolas.
O filho que disse: não vou; mas depois, arrependido, foi, representa aqueles que, indiferentes aos ideais superiores, levam uma vida puramente mundana, deixando-se dominar pelos vícios e paixões que constituem o deleite de toda carne ainda não sujeita ao espírito.
Chega um dia, porém, em que, saturando-se das misérias da vida, enojados dos falsos prazeres, “caem em si”, descobrem os gozos e as delícias que a alma pode sentir na virtude e na prática do Bem, e então, sinceramente arrependidos, se regeneram, transformando-se em obreiros da “vinha do Senhor”.
O filho que disse: irei, senhor; mas não foi, personifica, a seu turno, os devotos sem obras, os que atravessam toda a existência procurando manter uma aparência de respeito e de religiosidade, que se mostram muito cuidadosos no tocante às “obrigações” estatuídas pelo culto tradicional, como se isso fôsse “tudo”, e, nessa enganosa suposição, não cogitam de vencer as suas fraquezas e imperfeições, nem se preocupam em realizar algo a benefício da coletividade.
Esses tais geralmente gozam de bom conceito, são tidos e havidos como pessoas inatacáveis, sentem-se orgulhosos e satisfeitos por isso; entretanto, não estão correspondendo ao chamado para o bom trabalho. Incluem-se neste número os mentores religiosos de todos os credos, que deveriam guiar os membros de suas igrejas ao conhecimento da verdade e, com seus exemplos, edificá-los na observância às Leis de Deus, mas que, ou por desídia, ou porque se achem, absorvidos em questões de interesse material, não cumprem a elevada missão de que estão investidos.
Por isso é que Jesus, dirigindo-se aos sacerdotes, escribas e anciães, cujos deveres eram precisamente esses, lhes disse, sem rebuços, que “os publicanos e as meretrizes lhes levariam a dianteira para o reino de Deus.”
Publicanos e meretrizes simbolizam, aqui, os grandes pecadores, aos quais a sociedade tem como réprobos desprezíveis e indignos de qualquer auxilio divino.
Não obstante, o Mestre declara que eles entrarão no reino dos céus antes daqueles que contam com a aprovação social e já se consideram “salvos”.
É que esses pecadores, porque muito vêm a sofrer, adquirem sensibilidade, tornam-se acessíveis, e, quando tocados pelo amor, mudam de vida.
Aproveitando, então, a experiência adquirida através de duras provas, alguns há que se tornam santos até, legando ao mundo exemplos admiráveis de verdadeiro renascimento espiritual.

Adaptação de http://www.richardsimonetti.com.br/pingafogo/exibir/24
 PARÁBOLAS EVANGÉLICAS RODOLFO CALLIGARIS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário