segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Radiestesia‏ Desmistificada


 A Radiestesia não é algo místico, pois não é o pêndulo ou qualquer outro instrumento de Radiestesia que capta as energias, mas sim a mente humana. O inconsciente capta a energia, o cérebro envia sinais através do sistema nervoso para que o operador saiba o que foi captado, estes impulsos são os verdadeiros responsáveis pelo movimento do pêndulo, ou seja, nada há de sobrenatural em tal coisa.
A Radiestesia analisa qualitativamente e quantitativamente todas as radiações, o homem e seu ambiente vibratório, procurando restabelecer o equilíbrio através de várias técnicas e instrumentos, tais como: Bastão Atlante, Gráficos, Feng Shui, Pantáculos, etc. 
A palavra Radiestesia é a união de dois termos, radius, que vem do latim e significa radiação e aisthesis, de origem grega e que significa sensibilidade, indicando assim a sensibilidade às radiações.
Os primeiros registros da Radiestesia podem ser encontrados em inscrições rupestres datadas de 9.000 a.C. encontradas no Peru, ali podemos ver claramente um homem com aparência de feiticeiro empunhando uma forquilha (um dos mais antigos aparelhos radiestésicos), existem ainda algumas referências bíblicas aos “achadores” de água e ouro que acompanhavam a rainha de Sabá quando esta foi visitar Salomão.
Mas a Radiestesia como a conhecemos hoje foi desenvolvida no começo deste século pelo Abade Mermet, que usava um pêndulo e lançou as primeiras regras para o seu uso, e desde então ela não parou mais de se desenvolver. A Radiestesia parte do pressuposto que tudo no universo emite energia. Querendo ou não o homem está constantemente cercado de energias eletromagnéticas, planetárias, telúricas etc., sejam estas humanas ou não, o problema é que não conseguimos perceber seus efeitos ou a sua presença, até que estas venham a nos prejudicar. A radiestesia é uma ciência de conhecimento e auto conhecimento que através da utilização de aparelhos como Varinhas, Pêndulos, Dual Rod, Aurameter, etc., identificam as vibrações energéticas dos ambientes, objetos e pessoas. Por exemplo: O Pêndulo e o Dual Rod detectam as energias negativas que impregnam os ambientes e que são nocivas à nossa saúde (as causas podem ser naturais como: falhas geológicas e lençol d’água subterrâneo, ou criadas pelo homem, como fios de alta tensão, microondas, etc.). O aurameter mede campos áuricos pessoais.

Devemos deixar claro que a Radiestesia não é algo místico, pois não é o pêndulo ou qualquer outro instrumento de Radiestesia que capta as energias, mas sim a mente humana. O inconsciente capta a energia, o cérebro envia sinais através do sistema nervoso para que o operador saiba o que foi captado, estes impulsos são os verdadeiros responsáveis pelo movimento do pêndulo, ou seja, nada há de sobrenatural em tal coisa.
Instrumentos de Radiestesia
Existem diversos modelos de pêndulos com diferentes formatos, na maioria das vezes estas diferenças não indicam que o pêndulo seja melhor que os mais simples embora existam alguns modelos mais próprios para determinados trabalhos.
O pêndulo serve como mostrador do inconsciente do operador, fazendo a comunicação do consciente com o inconsciente. Inconscientemente, tudo sabemos sobre o universo, não sendo isso atributo de algumas poucas pessoas especiais, todos somos capazes de fazer uso desse conhecimento.
Para tanto é necessário fazer exercícios, que chamamos de programação. Na repetição desses exercícios, faz-se com que fique no subconsciente o que convencionamos como as respostas SIM e as NÃO. Costuma-se convencionar aos movimentos verticais e aos circulares no sentido horário como sendo uma resposta positiva, sim. E para os movimentos horizontais e circulares anti-horários como uma resposta negativa, não.
Alguns modelos
Pêndulo Agulha – fácil de ser manipulado é indicado para principiantes.
Pêndulo Pião – fácil de ser manipulado é indicado para principiantes.
Pêndulo Testemunho (sextavado) - possui uma cavidade fechada por uma tampa com rosca, onde deve ser inserido o testemunho.
Pêndulo Duplo Testemunho (cilíndrico) - possui duas cavidades para testemunhos. Também pode ser usado com um único testemunho, enchendo-se a parte inferior com algodão.
Gráficos Radiestésicos
Há uma grande diversidade de gráficos para diversos fins, uns são muito utilizado após o diagnóstico com o pêndulo, aurímetro ou dual rod. São mais conhecidos como gráficos radiestésicos ou radiônicos. Vamos citar alguns: diafragma, decágono, Labirinto d’amien , nove círculos, joshua, turbilhão, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário