quarta-feira, 2 de outubro de 2013

"A morte chega antes da hora?"


A hora, o momento, o instante da morte suscita ainda muita incompreensão, mesmo entre espíritas.
Normalmente, o delicado assunto vem à baila quando ocorrem fatos inesperados e chocantes, com elevado número de óbitos e extrema comoção social.
Os que entendem não haver momento prefixado para a morte,são esquecidos de que estes sempre estão subordinados a um todo, cuja lógica granítica não pode ser apanhada no calor de uma preconcepção que se quer confirmar a todo custo.
Um assassinato é grande crime aos olhos de Deus, pois "aquele que tira a vida ao seu semelhante corta o fio de uma existência de expiação ou de missão", aduzindo a isto que "aí é que está o mal"...
A intenção foi desqualificar o crime, valorizando a vida em seus propósitos mais altos, e não propriamente afirmar o absurdo de que seria possível uma pessoa deixar de cumprir sua missão, ou de expiar suas faltas, se uma terceira tentasse e conseguisse matá-la.
Tal instrução, contudo, não prega o óbvio, o fato biológico de que viver implica necessariamente morrer.
O que proclama é que o instante da desencarnação é predeterminado, e não a banalidade de que morrer é inevitável aos mortais.
Até porque ao núcleo do sujeito (instante) é que diretamente se dirige o seu predicativo (fatal), com o perdão deste brevíssimo lembrete de sintaxe da nossa Língua.
A verdade transcendente de que "qualquer que seja o perigo que nos ameace, se a hora da morte ainda não chegou, não morreremos", acrescendo a isto que "Deus sabe de antemão de que gênero será a morte do homem e, muitas vezes, seu espírito também o sabe, por lhe ter sido isso revelado, quando escolheu tal ou qual existência".
Nesta mesma linha doutrinária, já estabelecera que a morte de uma criança "pode representar, para o espírito que a animava, o complemento de existência precedentemente interrompida antes do momento em que devera terminar".
Os Instrutores da Codificação aludem a um processo deflagrado pelo próprio espírito em vida passada, e que teve por efeito abreviar-lhe aquela estada física, a qual findou antes do tempo que lhe fora prefixado, motivando a necessidade de uma vida futura mais breve, a interromper-se na infância.
Ou será que a alguém acode o pensamento de que tal espírito deve retornar numa nova e mais curta existência porque um terceiro lhe ceifou a vida pregressa antes do momento em que devia terminar?
O primeiro padeceria inocentemente o resultado de falta cometida contra si por outrem... Fora zombar da Providência!
O que a Doutrina Espírita ensina com precisão é que se for destino de alguém não perecer, ou perecer de tal maneira, assim será; e mesmo a interferência dos espíritos poderá verificar-se para tanto.
No "Resumo teórico do móvel das ações humanas", acerca da liberdade e da fatalidade: "No que concerne à morte é que o homem se acha submetido, em absoluto, à inexorável lei da fatalidade, por isso que não pode escapar à sentença que lhe marca o termo da existência, nem ao gênero de morte que haja de cortar a esta o fio".
Assim, no caso do assassinato em foco, a existência de expiação, ou de missão, foi interrompida dessa forma porque Deus o permitiu, em função de haver chegado a hora, o instante, o momento de seu fim.
Todavia, não se conclua daí que haja redução de responsabilidade do assassino. Cometeu voluntariamente um crime, dívida que haverá de saldar a seu tempo.
Exceto mediante práticas suicidas, não é possível partir deste mundo antes da hora. Para uns, será o instante e o gênero da morte uma expiação; para outros, mera prova, "[...] a expiação serve sempre de prova, mas nem sempre a prova é uma expiação".
A morte, porém, acontecerá no momento preciso, individual ou coletivamente; sendo certo que, de modo imprevisto, ninguém desencarnará vítima de falta alheia, o que, entretanto, não supõe a predeterminação do ato equívoco, mas a infalibilidade da Divina Lei.
O Juiz, neste caso, lavra em termos irrepreensíveis o seu "veredictum", porquanto, "para Deus, o passado e o futuro são o presente".
Aos infratores, as dívidas; às "vítimas", a liberdade, o progresso espiritual, quer por simples prova, quer por expiação.

Médico-Espírita
http://www.ame-rio.org.br/index.php/artigos/31-podemos-partir-desse-mundo-antes-da-hora

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