sexta-feira, 18 de outubro de 2013

"O Espiritismo segundo o Reiki"


O REIKI na sua prática, constitui em um dos mais importantes “fatos espíritas”,por ser um grande avanço no mundo Ocidental, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já o reconhece como “terapia complementar”, junto com outros tratamentos (Florais de Bach, Acupuntura, Homeopatia etc.)e também o espiritismo.
Todos os fenômenos causados pela intervenção de inteligências da Luz, ou seja, “energia cósmica inteligente” e é ela que faz os tratamentos, é praticamente consenso que sem a participação dos médicos siderais, de toda uma equipe médica preparada no Astral, nenhuma "cura" seria obtida através dessa técnica. 
E, por ser um “fato espírita” praticado no mundo inteiro, não há porque não se pesquisar o tema junto aos Espíritos, sobretudo com aqueles que se manifestam durante sua prática, uma vez que a ciência espírita é realizada através da fenomenologia mediúnica, consultando-se e entrevistando Espíritos de várias ordens, através de reuniões sérias voltadas para a elaboração de estudos filosóficos, morais etc.
E tal consulta aos Espíritos não vai de encontro aos princípios do Espiritismo, uma vez que,“o Espiritismo não é obra de um homem. Ninguém se pode dizer seu criador, porque é tão velho quanto a criação. Ele se encontra por toda a parte, em todas as religiões e mais ainda na religião católica, e com mais autoridade que em todas as outras, porque nele se encontra o princípio de tudo: os espíritos de todos os graus, seus intercâmbios ocultos, e patentes com os homens...”
REIKI é um “elemento ligado ao Espiritismo”,uma "atmosfera misteriosa" de "influencia sobrenatural",que tem por base a crença na existência da energia vital universal "Ki".
A Espiritualidade atua através da imposição de mãos, canalizando a energia universal a fim de restabelecer um equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.
“Algumas pessoas pensam que é preferível esperar o ensinamento dos Espíritos sem provoca-los; há aí um erro. 
Os Espíritos dão, sem contradita, instruções espontâneas de alta importância, e que seria errado negligenciar, mas há explicações que se esperaria, freqüentemente, tempo muito longo se não fossem solicitadas. (...) 
Longe de inconveniente, são de uma grande utilidade do ponto de vista da instrução, quando se sabe contê-la, nos limites desejados”.
"Reiki" que é espírito e energia ou energia espiritual,convida a felicidade,a parar de tomar remédio para ser o tônus milagroso para todas as doenças.
"Conheça-o, comparai-o, aprofundai-vos; o conhecimento da verdade tem seu preço, conhecendo e chegando à verdade, quando interpretais tudo por vossas idéias estreitas, que tomais por grandes idéias,saberás então,que não estais tão longe o dia em que o ensinamento universal terá por toda parte uniforme, tanto nos detalhes quanto nas coisas principais. 
Um Reikiano,além de "curar",tem a missão de destruir o erro o preconceito e a ignorância,formando novos Reikiano,mas isso não pode vir senão sucessivamente.
O Reiki é mais um nome para o que podemos chamar, genericamente, de fluidoterapia. 
O REIKI, o passe espírita, a cura prânica, a cromoterapia mental (cromosofia) são formas diferentes de manipular a mesma energia. 
Apesar das mistificações e da mercantilização que envolvem sua difusão, é um trabalho energético e espiritual importante e, por isso mesmo, acompanhado de perto pela espiritualidade.
O o envio de energia é através de um comando mental e do desenho de um símbolo gráfico, a bioenergia do terapeuta é encaminhada para o organismo energético de um enfermo, apesar de muitos acreditarem que estão “canalizando a energia cósmica”, sendo apenas um “canal”. 
Esse é um dos principais erros de interpretação no ensino do REIKI. 
Sem a bioenergia do encarnado não é possível realizar o tratamento dos pacientes que possuem merecimento para obterem a cura de suas enfermidades através dessa doação energética.
Na cura prânica, por exemplo, não se usa símbolos,mas o terapeuta mentaliza a energia sendo produzida em um de seus chakras, de acordo com a variação eletromagnética que pretenda enviar. 
Por sua vez, na Cromoterapia Mental, o praticante deve se concentrar e mentalizar a cor da energia que ele pretende enviar ao enfermo. 
Porém, não importa a técnica adotada, o importante é se manter concentrado e com o pensamento elevado durante o processo de doação de energia, pois a cura, se for permitida, será realizada por Deus.
O o Reikiano é apenas um “canal”;em outras palavras, em afirmar que não é a energia do terapeuta disponibilizada no tratamento. 
Daí a ilusão de que se pode fuma, abusar do álcool etc., sem comprometer a saúde daquele que procura pelo auxilio. 
Na verdade, cada um recebe aquilo que merece. 
Deus é quem encaminha os pacientes certos para os atendentes certos. 
Aquele que merece ser curado será levado para aquele atendente que possui a energia necessária para aquela cura; aquele que precisa, como prova, ser intoxicado com energia deletéria será levado ao atendente que será o instrumento daquela intoxicação.
Um erro que existe na difusão do REIKI é afirmar que o terapeuta não precisa se concentrar. 
Por isso, muitos enquanto aplicam o REIKI conversam sobre o jogo de futebol que aconteceu no final de semana, sobre o galã da novela etc.
Quem não se concentra, não doa energia. 
E, obviamente, não se cansa.
Uma pessoa concentrada por vinte minutos emite uma quantidade similar e uma qualidade fluídica superior a de uma pessoa que fica por duas horas “enviando” energia sem se concentrar no que está fazendo, assistindo a TV ou jogando conversa fora com o paciente;onde está a canalização disso?Em lugar nenhum!
Em termos,além da concentração, é necessário buscar se aprimorar mental e moralmente, sobretudo através de sua própria reforma íntima. 
Aumentando seu padrão vibratório através da mudança de atitudes, amando incondicionalmente, abandonando pensamentos e sentimentos negativos. 
Quanto mais pureza de intenção, melhor a qualidade vibratória da energia que irá doar ao enfermo.
REIKI é a energia cósmica,uma energia derivada dela: a energia vital ou “energia zôo” que só existe no encarnado. 
Portanto, para que seja uma energia de qualidade é preciso tomar certos cuidados que não é demais repetir: mudar nossos padrões de pensamento, atitudes e sentimentos; vencer os vícios como o fumo e o álcool e, gradativamente, substituir a alimentação carnívora pela vegetariana, além de abandonar práticas promíscuas e manter uma vida sexual regrada.
O Espiritismo segundo o Reiki ,não é obra de um homem,ninguém se pode dizer seu criador, porque é tão velho quanto a criação. 
Ele se encontra por toda a parte, em todas as religiões com mais autoridade que em todas as outras, porque nele se encontra o princípio de tudo: os espíritos de todos os graus, seus intercâmbios ocultos, e patentes com os homens...” 
Se compreendermos que a missão do Espiritismo é o estudo da ação dos Espíritos no mundo material ou sua vida ativa após a morte, iremos compreender que o Espiritismo é uma das disciplinas científicas que podem ajudar a explicar as curas que acontecem durante um atendimento de REIKI, esclarecendo, através da própria consulta aos Espíritos que atuam nessa prática espiritualista, como é que eles manipulam a bioenergia disponibilizada pelos atendentes e realizam as curas nos pacientes que possuem merecimento para a obterem, desconstruindo, assim, a teoria vigente que afirma ser o desenho de um símbolo gráfico o responsável pelas curas.
O fato de o Espiritismo ser capaz de explicar como o REIKI funciona, não quer dizer que essa técnica necessita ser praticada em uma casa kardecista, onde já se pratica o “passe”, que é, absolutamente, a mesma coisa. 
Mas para essa explicação ser possível, é necessário resgatar os princípios kardequianos,no caso do REIKI, o que os Espíritos fazem é apenas nos ajudar a compreender melhor essa técnica, desmistificando o uso dos símbolos e outras informações mal interpretadas.
Quanto aos símbolos, os Espíritos ensinam que nenhuma serventia metafísica eles possuem, mas trazem valiosos ensinamentos morais baseados no Budismo e em outras filosofias orientais, além de servirem para dar confiança ao atendente, além de estimular a Fé, através do emprego do símbolo gráfico.
Se o procedimento adotado no REIKI é um pouco diferente do “passe” (o paciente recebe energia deitada; permite-se uma música ambiente ao fundo e o uso de aromas), a essência do trabalho é a mesma,ou seja, o tratamento é realizado pela espiritualidade socorrista que utiliza o ectoplasma fornecido pelos Rekianos. 
E todo tratamento envolve a questão do merecimento, desfazendo as mistificações que apresentam o REIKI como uma terapia miraculosa.
Segundo a espiritualidade, o avanço do REIKI no mundo todo estava previsto para o século XX, mas que chegou a hora de romper com esse viés mercadológico que o incentivou, resgatando sua verdadeira dimensão sagrada. 
Da mesma forma que do lazer proporcionado pelas mesas girantes, em meados do século XIX, Kardec evidenciou a existência de consciências incorpóreas, o mesmo deve acontecer com o REIKI no mundo todo. 
Gradativamente, a revelação espiritual chegará a todos os cantos do planeta e essa técnica, que já é reconhecida,é um trabalho de "cura natural espiritual" importante, generalizando-se nos diferentes agrupamentos humanos. 
Porém, será praticado o gratuitamente no mundo regenerado. 
“Crê-se geralmente que, para convencer, basta mostrar os fatos; esse parece, com efeito, o caminho mais lógico, e, todavia, a experiência mostra que não é sempre o melhor, porque vê-se, freqüentemente, pessoas às quais os fatos mais patentes não convencem de modo algum. A que se deve isso?” 
Numa casa espirita os mediuns em melhores condições, são mais facilmente assessorados, por espiritos mais evoluidos, que o ajudam em todo o processo de uso desta energia, da melhor forma possivel conforme os necessitados que buscam ajuda nestas casas, tanto encarnados como desencarnados, neste processo acabam os espiritos potencializando não somente o uso das energias do medium, mas, tambem combinam as suas energias, enquanto "instrumentos" que tambem captam energias, com as do medium para o uso nos trabalhos do centro espirita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário