segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"Desenvolvimento Psicoespiritual"


Espiritualidade e psicologia,aborda  o sentido da vida e por isso também sobre a morte.
Busca-se significado para a vida porque se sabe que se tem de morrer – «quem não quer saber cria  neuroses, porque se "demite" e acaba não tendo nunca consciência de si».
Vamos desenvolver a psicoespiritualidade,vamos integrar, aproximar, uni- las; Espiritualidade com a Psicologia.
A psico-espiritualidade,conceito que se refere à psicologia transpessoal, onde se une o conhecimento do ego e da alma ou a ligação entre a sua alma e o seu corpo,contém processo que conduz a uma busca em realizar em sí esta união, onde se amplia a consciência de sí mesmo, levando-o a aprender com seus sintomas e "sofrimentos" e se desenvolvendo como pessoa integral.
Espiritualidade pode ser considerado algo muito simples de se compreender, é viver a vida com total liberdade, sem medo, com respeito aos seres vivos ao mesmo tempo que conviver harmoniosamente com os demais entes humanos e todo o mundo circundante.
Espiritualidade, em suma  é a consciência do Ser; é a verdadeira revolução através da mutação interior e não é o "decorar da prisão".

A psicoespiritualidade,pode se dizer que é uma aliança de integração com os recursos e conhecimentos da psicologia juntamente com a espiritualidade.
Quando se fala sobre espiritualidade nada tem haver com religiões organizadas, rituais, crenças, símbolos sagrados, cantos ou mantras, orações, cultos a imagens, etc.
Essa modalidade de "serviço", os atendimentos psicoespirituais, considera o ser humano como "paciente" em sua totalidade física, psicológica e espiritual.
Sendo assim somos apenas Um: mente e corpo, espírito e matéria sem distinção..."Um só" e no entanto muitos de nós se apercebem separados, inconscientes, desunidos, fragmentados e é desta forma que surgem as doenças, as neuroses, os problemas, o "inferno" aqui na terra;a chamada  "psico-biológica",onde as emoções negativas e pensamentos negativos,se somatizadas, provocam desajustes; justamente por que a maioria de nós está inconsciente para quem se É, não sabe quem É!
Aí está o erro, mas quando voltamos a nos encontrar novamente, quando estivermos novamente integrados, "em casa" (conscientes a cada momento de sí mesmo e do todo) então nestes momentos existirá paz e amor de fato, nesta "união" cessa toda a doença e sofrimento.
A identidade pessoal mais profunda e sobre a consciência do «eu», são proporcionada por uma transformação psicoespiritual.
Quanto ao conteúdo, a sua capacidade de cativar dependerá do medo de cada um em pensar a vida e a morte e em mergulhar no seu «eu» mais profundo, dando de caras com o que, se calhar, no dia-a-dia, até inconscientemente esconde.
A transformação psicoespiritual leva necessariamente a uma nova postura perante a vida e os que nos rodeiam.

Na vida, há quem privilegie a parte física, a imagem exterior; há quem privilegie sentimentos e emoções; outros pensam dar espaço à componente espiritual mas por o fazerem isoladamente e só a este lado darem relevo, acabam por perder o sentido da vida vivida.
Encontrando-se pois o ideal no equilíbrio destas vertentes, "felizes apesar de tudo" que pode ser um bom ponto de partida para este mergulho no "Eu" e na espiritualidade em busca do equilíbrio.
Estando numa situação assim a pessoa percebe que é uma com o todo/ tudo (pode estar no que os orientais chamam de Satori ou Samadi) e percebe que não existe morte, nem separação,aí acontece o Amor e a Paz.
A psicologia tem procurado investigar a atuação do homem considerando as suas reações, a sua neurofisiologia, seu modo de pensar, sua capacidade de cognição, a percepção do mundo à sua volta, seus complexos como as neuroses e psicoses, suas relações sociais e muito poderia ser citado como campo de estudo e tal amplitude de investigação se deve ao fato de que o homem e a sua natureza são os objetos de estudo da psicologia.

A espiritualidade influencia a percepção e a significação do que é apreendido pelo ser humano, bem como suas motivações, pensamentos e emoções.
A espiritualidade sendo um importante fator de configuração da personalidade deveria ser um aspecto da natureza humana assim como são os aspectos biológicos, psíquicos e sociais.
A psicologia deve estudar o homem em sua totalidade.
Negligenciar ou negar a espiritualidade como um aspecto da natureza humana é fragmentar o ser humano e dizer que ele não precisa de todas as partes para se constituir como um todo.
Há que se considerar, entretanto, que toda experiência humana, seja ela qual for, será vivenciada psiquicamente pelo ser humano, pois qualquer experiência humana será percebida, apreendida e interpretada pela sua psique.
Eis porque todo desenvolvimento humano para ser pleno precisa compreender o desenvolvimento psíquico como meio e o desenvolvimento espiritual como fim, pois no primeiro encontra-se o caminho e no segundo encontra-se o caminhante se considerarmos como válida a afirmação de que "não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual" e sim que "somos seres espirituais vivendo uma experiência humana".
Sendo assim, o significado da expressão "desenvolvimento psicoespiritual" é o de  um desenvolvimento que contempla a totalidade humana.

A Psicoterapia Reencarnacionista, uma nova Psicoterapia baseada na Reencarnação, vem para ajudar a nos libertarmos das ilusões e das fantasias terrenas e a nos  pegarmos firmemente aos aspectos realmente absolutos e eternos do nosso Caminho, que e a busca de evolução espiritual, rumo a purificação.
Os psicoterapeutas,os médiuns e as pessoas que acreditam na Reencarnação há muito tempo vem questionando o enfoque tradicional da Psicologia oficial, e das psicoterapias alternativas não-reencarnacionista, por sua limitação a essa vida apenas, a visão de um "inicio" e um "fim", como se não existíssemos antes, e anseiam por uma nova maneira de ver e tratar os nossos problemas e conflitos emocionais e mentais, a partir dos princípios reencarnacionistas.
Pois bem, agora existe essa nova visão psicoterapêutica em uma nova "escola de psicoterapia" e a diferença fundamental entre a Psicoterapia Reencarnacionista (A Terapia da Reforma Intima) e as demais e justamente que a Reencarnação e o seu elemento básico e a partir dai e que tudo se  estrutura.
Os seus pilares são: a Personalidade Congênita (padrão comportamental que viemos revelando ha varias encarnações), a busca da evolução espiritual, pela mudança da "versão-persona" para a "Versão-Espirito", oportunizando um real aproveitamento da atual encarnação.
Leia mais http://psicoespiritual.webnode.com.br/
http://www.euniverso.net.br/spiritus/desenvolvimento-espiritual/a-express%C3%A3o-%22psicoespiritual%22/