sábado, 13 de julho de 2013

"Espiritualidade,Religiosidade e a Medicina‏"


Um estudos sobre os efeitos da espiritualidade e da religiosidade sobre as doenças foi realizado com satisfatória.
O tema é tão sério que 500 médicos assinaram documento que levou à criação, do Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina-GEMCA, vinculado à Sociedade Brasileira de Medicina.
É importante distinguir os termos religião, religiosidade e espiritualidade, que costumam ser confundidos pela população em geral.
A religião é um sistema de crenças, dogmas, cada um tem a sua ou não.
Já religiosidade é a forma como a pessoa adota aquela crença, quantas vezes frequenta o culto ou a missa e põe em prática seus ensinamentos.
Enquanto espiritualidade não tem nada a ver com isso, podendo haver tanto ateus e agnósticos com espiritualidade quanto religiosos pouco espiritualizados, diferencia o médico, enfatizando que o último termo envolveria mais postura perante a vida e não especificamente uma característica inerente à religião, tanto que o grupo de estudos sobre o tema é integrado por pessoas com diversas crenças, e mesmo ateus e agnósticos.
Para quem acha complicada ou subjetiva a diferenciação, existem, atualmente, questionários validados que permitem avaliar religiosidade e espiritualidade.
Já existem, inclusive, evidências na literatura médica mundial de que pessoas com espiritualidade avaliada por meio desses testes controlam melhor sua pressão arterial, têm menores riscos cardíacos que levam a infartos e derrames, e têm melhor qualidade de vida ou maior sobrevida.
O grupo de estudos médico brasileiro,chegou a conclusão  que é válida como tratamento.
Já sendo comprovada a correlação entre espiritualidade e doenças, “espiritualidade seria uma questão de saúde pública e não apenas de religião”.
“De tempo em tempo, o ponto de vista de saúde e doença muda e são os estudos que contribuem para isso.
Hoje, posso dizer com segurança que um paciente que cuida mal da sua saúde,provavelmente, há de chegar um dia que com a mesma certeza e dizer que se ele for espiritualizado e souber lidar adequadamente com suas emoções, poderá evitar as doenças”.
Em suma,a medicina dos homens está reconhecendo a medicina de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário