terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Parábola do Bom Samaritano



Parábola do bom samaritano
(Lc 10,29-34)
 
«Levantou-se, então, um doutor da Lei e perguntou-lhe, para o experimentar: “Mestre, que hei-de fazer para possuir a vida eterna?”
26Disse-lhe Jesus: “Que está escrito na Lei? Como lês?” 27O outro respondeu:
“Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.”
28Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem; faz isso e viverás.»
29Mas o doutor da Lei, querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Tomando a palavra, Jesus respondeu:
 
«Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto.
 31Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo.
 32Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante.
 33Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão.
34Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. 35No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: ‘Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.’
36Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores? 37Respondeu: “O que usou de misericórdia para com ele.” Jesus retorquiu: “Vai e faz tu também o mesmo”.»

Gente,será que no mundo de hoje nós podemos ser um "Bom Samaritano? É possível?
Pois bem, aconteceu comigo...
Estava voltando de viajem quando passei por um trecho urbano da estrada e avistei um homem a cambalear pela pista e logo pensei: " Deve estar bêbado"
Mais adiante fiquei pensativo....E se ele causar um acidente?
Logo em seguida, havia um posto de Bombeiros, resolvi retornar e pedir ajuda. De pronto o soldado do fôgo me acompanhou e interceptamos o desorientado, que já estava desmaiado. Socorremos e ao acorda-lo perguntamos o que estava acontecendo, e ele responde : " Estou com Dengue, estou tonto". Realmente a Dengue dá muita tontura e desmaios. Recolhemos-o e levamos para um hosítal local.
Esta é a parábola do bom samaritano da nova era. Qualquer semelhança a essa história é mera conscidência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário