domingo, 22 de janeiro de 2012

Tabla‏

 
Tabla é um par de tambores. Ele consiste em um tambor de mão pequena direito chamado dayan e uma maior metal chamado bayan.
A tabla tem uma interessante construção . O dayan (tambor de mão direita) é quase sempre feita de madeira. O diâmetro na membrana pode correr de pouco menos de cinco centímetros a mais de seis polegadas. O bayan (tambor de mão esquerda) pode ser feito de ferro, alumínio, cobre, aço, ou de barro, ainda bronze com níquel ou uma chapa de cromo é o material mais comum. Sem dúvida, a característica mais marcante da tabla é a grande mancha negra em cada uma das superfícies de jogo. Estas manchas pretas são uma mistura de goma, fuligem e limalha de ferro. Sua função é criar o timbre do sino-like que é característico do instrumento.
Embora a origem da tabla é um tanto obscuro, é geralmente acreditado que ele evoluiu a partir do tambor em forma de barril chamado pakhawaj . Esta foi de cerca de 300 anos atrás.
 

Introdução

Tabla tem sido em torno de vários séculos. Neste período de tempo que uma abordagem bastante padrão para sua pedagogia se desenvolveu. Infelizmente, muitas coisas mudaram desde a primeira tabla aumentou em popularidade há muitos anos. Na verdade, muitos dos mecanismos que anteriormente segurado altos padrões têm surgido para se tornar os maiores impedimentos para a instrução efetiva deste instrumento. Isso tudo é devido as enormes diferenças culturais entre os 18 do século Norte da Índia e do mundo moderno de hoje.
Uma revisão da pedagogia tradicional, com um olho objetivo para a relevância na sociedade ocidental de hoje é uma abordagem eficaz. Uma filosofia educacional iluminado combinado com o uso da nova tecnologia cria um ambiente ideal de ensino.
 

Fundo

A Índia tem uma tradição muito longa e muito rica da pedagogia musical. Instrução da música é baseada na tradição oral. Como tal, a tradição de mestre e discípulo (Guru Shishya Parampara) tem sido a pedra angular da formação musical de milhares de anos (Courtney 1980:7). É um sistema que tem trabalhado na manutenção de um alto grau de musicalidade.
Infelizmente, este sistema tem sido periodicamente abusado. Razões socioeconômicas, muitas vezes forçados músicos de tomar medidas para manter de fora e, ocasionalmente, seus próprios alunos de aprender e compreender certos conceitos-chave. Este obscurantismo tomou muitas formas. Ocasionalmente, conceitos fundamentais foram envoltos em misticismo desnecessário. Muitas vezes os alunos não seriam tomadas a menos irrealista presentes monetários foram feitas (Guru dakshana). Numerosas ocasiões em que são mostrados apenas os membros de uma casta especial foram tomados como estudantes. As mulheres eram frequentemente excluídos do processo. Para piorar a situação, há inúmeros casos em que certas informações só foi dada aos próprios filhos do professor (Neuman 1980:198).
Estes mecanismos são claramente um impedimento no mundo moderno. Eles podem ter tido uma função positiva nos velhos tempos, assegurando que apenas os mais dedicados, talentosos, e dedicado dos alunos seria fazer isso através do longo período de aprendizagem (entre 10 e 20 anos) (Kippen 1988:113). Hoje, essas atitudes só têm um impacto negativo sobre o sistema.
Vários séculos de obscurantismo tiveram um efeito interessante sobre o desenvolvimento de tabla. A impedância ao fluxo livre de informação musical de ambas as razões psicológicas e geográfica criou um sistema conhecido como " gharana ". Gharana significa literalmente, "casa". Cada área geográfica, literalmente, desenvolveu seu próprio estilo de tabla. A composição tipos e nomenclatura varia consideravelmente de lugar para lugar e até mesmo artista para artista. Ele foi apenas nos últimos 50 anos que os avanços na comunicação e transporte ter apagado muitas das diferenças.
 

Abordagem para o ensino eficaz

O primeiro passo para uma pedagogia deve ser melhorada a adoção de uma filosofia esclarecida. Uma deve ser capaz de vasculhar toda a bagagem cultural, que veio com seu treinamento, e objetiva avaliar a relevância ea adequação de cada ponto.
A relação mestre-discípulo básica é um caso em ponto. A relação um-para-um é algo que parece ser indispensável. Mesmo que a pedagogia ocidental tem tentado eliminar isso como uma questão de princípio geral, os músicos viram que não há substituto para o estudo pessoal ao abrigo de um mestre. Este vai ser especialmente verdadeiro na música indiana, onde a natureza faz com que muitos pontos de improvisação impossível reduzir a um processo mecânico.
Um professor deve, então, estar disposto a ensinar. Ele (ou ela) deve estar disposto a assumir qualquer estudante que esteja disposto a aprender e não colocar obstáculos desnecessários no seu caminho. Isto pode soar óbvio, mas não é tão fácil como parece, pois é preciso também aprender a reconhecer os obstáculos.
O gharana é um obstáculo de tal forma que não é tão óbvio. Se não se faz uma tentativa de transcender os conceitos de uma tradição do particular, os estudantes podem ficar permanentemente incapacitado por uma abordagem estreita e provinciana ao assunto. O conceito de "meu guru disse que, por isso deve ser verdade" pode ter repercussões perigosas quando se trata de incutir uma compreensão ampla do assunto.
Não se deve colocar desnecessários encargos financeiros sobre os alunos. A extrema dificuldade de tabla significa que uma quantidade enorme de tempo deve ir para ele. Deve-se estar disposto a ensinar a um preço mínimo, se a interação necessária entre aluno e professor é o de ter lugar.
É preciso também ter uma abordagem ordenada de ensino. Abordagens tradicionais foram muitas vezes ao acaso. Muitas vezes, havia uma ênfase excessiva na memorização de material sem apoiar esta com uma clara compreensão do seu significado. É sempre melhor se o aluno tem uma idéia clara do que conceitos ou técnicas que ele é suposto estar recebendo a partir do material.
 

Novas Ferramentas

Também devemos ser sensíveis às novas ferramentas à nossa disposição. Um dos mais importantes ainda menos reconhecido é um bom sistema de notação. Isto não é realmente novo. O sistema de notação Bhatkhande tem sido em torno de muitas décadas e é a pedra angular da maior parte da literatura sobre o assunto. Infelizmente, a tradição de fazer o downgrade da notação resultou em muitos alunos uma abordagem muito descuidado, com o resultado que não é raro ver alunos que não pode mesmo ler suas próprias notas depois de um ano.
É uma tendência no país para ensinar os alunos com uma notação Inglês. Isso é um desserviço muito grande por duas razões. A primeira é que o aluno não consegue entender certas distinções importantes. Por exemplo, o Inglês "Ta" não consegue fazer a distinção entre " "" ", E" ". Segundo e talvez o mais importante é que o aluno torna-se afastados da grande quantidade de material que foi publicado na Índia. Uma pequena quantidade de tempo investido no ensino boa notação paga seus dividendos muitas vezes.
O uso de equipamentos de audiovisual é outra área que é muito importante para uma abordagem moderna para o ensino. Fitas de áudio estão disponíveis há algum tempo (Gottlieb 1973), e trabalho é ainda em andamento na Maharishi International University para explorar o uso de fitas de vídeo no processo de instrução. (Nota do autor -. Desde a publicação deste artigo fitas de vídeo se tornaram disponíveis a partir de várias fontes Uma fonte é "Aprender Tabla com David Courtney" .
Talvez nenhuma área de trabalho pode ser mais revolucionário do que as aplicações de computadores para o processo (Courtney, 1990). Tenho vindo a utilizar computadores de alguma forma ou de outra nos últimos quatro anos com resultados muito encorajadores. A natureza interativa naturais dá-lhes um poder que não pode ser igualada por outros tipos de áudio / meios visuais. Computadores parecem ter a maior aplicação em duas áreas. A primeira é a geração automática lahara eo segundo é o processamento e recuperação de composições a partir de um banco de dados.
Lahara geração é um processo que está muito bem adaptado ao computador. A lahara é uma melodia repetitiva pequeno que é usado para acompanhar uma tabla. Isto é o mais usado em solos tabla, mas é muito importante quando um aluno está trabalhando em qualquer composição fixa. Se houver qualquer desvio do ritmo correto, então o lahara com sua batida perfeita mecanicamente mostra a imperfeição com uma clareza quase embaraçoso. Este é muito parecido com um metrônomo, exceto o lahara é mais consistente com a prática de desempenho. Afinal, um tablist vai jogar com um lahara mas ninguém vai jogar com um metrônomo.
A Figura 1 mostra uma foto de um SX-64 por máquinas Commodore Business, um computador de 8 bits pequena que se torna um bom gerador de lahara a um preço de rua de aproximadamente US $ 300. Quando equipado com o software necessário, tem operação bilíngüe (Hindi / Inglês) e recursos de som muito bom (Courtney, 1989).
 
Figura 1: SX-64 Commodore
SX-64 Commodore como lahera máquina
O armazenamento e recuperação de composições fixa é outra área onde o computador pode se tornar uma ferramenta ideal. O computador tem se mostrado uma ferramenta eficaz nas áreas de processamento de dados alfanuméricos. Tabla notação pode ser reduzida a um código ASCII-like e manipulados da mesma maneira.
Figura 2 é a tela de tomada de Macintosh do autor. Ele mostra a notação para um theka particular. Neste caso particular mostra como a notação tabla pode ser reduzida a um código ASCII-like e processados ​​com um processador de texto padrão. Pseudo-código ASCII poderá ser processado com processadores de texto, bancos de dados ou praticamente qualquer aplicação imaginável.
 
Figura 2: Captura de tela do Macintosh autor
Captura de tela do Macintosh autor
 

Conclusão

Abordagens tradicionais de ensino tabla estão provando muito ineficaz no mundo de hoje. Desenvolvimento de novas abordagens exige grandes mudanças. No entanto, não há qualquer tecla para uma pedagogia eficaz. Uma abordagem aberta, livre de conceitos paroquial e um forte desejo de ensinar são os pré-requisitos principais. Além disso, o uso efetivo de cassetes áudio, cassetes de vídeo, e especialmente o computador provar-se a ser ferramentas poderosas no manuseio e transporte de material musical complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário