segunda-feira, 4 de maio de 2015

"Mensageira dos caminhos à Esquerda"




Reporto-me aqui a elucidar e dar as minhas considerações afim de  abortar pre-conceito quanto a esta entidade que é "vista" negativamente e dirimir dúvidas que ocorre com esta "guerreira magista", uma autêntica "sacerdotisa".
Assim como temos espíritas bons,temos os maus,assim como temos católicos bons,temos os ruins,assim como temos umbandistas bons,temos também os sinistros e por aí vai.
Temos discernimento para saber o que bom do que é mau,somos capazes de escolher só não temos ainda é moral para discriminar principalmente quando essa opinião não é nossa e sim alheia.
Devemos conhecer a autenticidade para que ela nos liberte,pois foi assim que Jesus plenamente ensinou que podemos e devemos conhecer a verdade. 
Na Umbanda, tem uma Linha de Entidades de Trabalho que se identificam como Pomba Gira (ou Pombagira) e que atuam na chamada Esquerda. São espíritos humanos que tiveram várias encarnações e que, com o tempo, obtiveram a permissão da Lei Maior para se assentarem à Esquerda dos Orixás e trabalharem em favor da nossa evolução.
E onde estaria a origem da palavra "Pombagira"?

Na Cultura Nagô-Iorubá, de onde vem o culto aos Orixás, não existe um Orixá "Pombagira" (Divindade) e nem uma Entidade "Pombagira".
A provável origem do nome Pombagira está numa Divindade da Cultura Bantu. Os povos Bantus (ou Bantos) ocupavam a região de Angola, Congo, Cabinda, que ficava ao lado do território do povo Sudanês, este correspondente aos Nagôs e Jejes.
Entre os Bantos, predomina a Cultura Angola, na qual o idioma mais falado é o Kimbundu (ou Kimbundo). Dentro dessa Cultura Angola de língua Kimbundu, as Divindades são chamadas Inkices e entre elas há uma Divindade “Bombo Gila” ou “Bombo Njila” ou “Pambu Njila”, que é o Senhor ou Guardião dos caminhos e das encruzilhadas. Dessa designação pode ter derivado o nome "Pomba Gira".Outros estudiosos afirmam que o nome "Pombagira" deriva de “Bombogira” (ou “Bombo Djiro”), Divindade da Cultura Angola que recebia oferendas nas encruzilhadas e caminhos e que às vezes era identificada como feminina e outras, como masculina.
Dentro da Umbanda, o nome "Pomba Gira" pode ser traduzido como: "mensageira dos caminhos à Esquerda". 

“Pomba” é um pássaro que já foi usado como correio (pombos-correios); e “gira” expressa a idéia de movimento, caminhada, deslocamento etc. Como essas Entidades atuam na "Esquerda", vem o significado de "mensageira dos caminhos à Esquerda".
Trabalho de Esquerda é aquele voltado para casas espíritas que são "apométricas",ou seja, que trabalham com magia branca,voltada pra luz, para o bem ao próximo visando o crescimento espiritual e a reforma íntima e  na proteção das casas de qualquer casa espírita.
Posso mal comparar com um trabalho de socorristas, normalmente combatendo espíritos obsessores e desfazendo trabalho de feitiçaria.
Uma rosa vermelha enfeita os longos cabelos de uma mulher sensual que gira e gira com sua saia rodada. Ela dança, fuma cigarrilha, bebe cachaça e conquista todos os homens com seu jeito faceiro.
Um Espírito desencarnado não perde sua individualidade e utiliza-se de um envoltório semi-material (perispírito) que toma uma forma visível e palpável, e apresenta a aparência da sua última encarnação.

Diz a tradição,que uma  "Pomba-Gira"  teria sido uma rica cortesã no século 14, amante de sete homens, incluindo o soberano do reino de Castela, atual região espanhola.
Não obstante, no que concerne a "Pomba Gira", não passa de uma individualidade.
Pode-se entender que alguns Espíritos se façam identificar com “satã”,"diabo","capeta" ou "Exu",pois tais denominações tem como objetivo, despertar respeito, reverência, credibilidade, assustar ou aterrorizar os incrédulos,mas tais recursos de "identidade" é para chamar a atenção dos incrédulos, e assim alcançarem objetivos.
Assumem tais formas em face da plasticidade do perispírito,afinal, ninguém é tão mau para ficar do lado do capeta ou tão santo para ficar ao lado de Deus, muito menos não há necessidade de aparecer um espírito de luz em forma de “Anjo”,com asas e com cabelos cacheados   para ser acatado. 
Então,da mesma forma,existe uma  confusão que ocorre com as "Pombas-Giras", pois muitas pessoas ainda associam seu nome a espíritos de polaridade feminina (perispírito na forma feminina) muito ligados ao sexo desregrado e bebedeiras. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que "Pombas-Giras" nada mais é do que o nome das guardiãs, ou seja, espírito de polaridade feminina que exerce(m) o mesmo serviço dos espíritos socorristas normalmente nos trabalhos de esquerda,desmanchando "energia negra",limpando espiritualmente as pessoas e visando a reforma íntima. 

Espírito que se apresenta na forma de mulher que gosta de sexo desregrado ou bebedeira não é "Pombas-Giras" mas sim "kiumba", no entendimento da religião africana e obsessores na linguagem do Kardecistas espíritas.
"kiumba", matreira ,maga das trevas ou obsessores são espíritos que  querem enganar os médiuns menos desavisados. 
A principal ação das "Pombas-Giras"  guardiãs é ajudar a frear os desvios sexuais do ser humano (por isso são tão atacadas pelos "kiumbas", pois é do desvio sexual que surge grande cota de ectoplasma que as trevas se alimentam), desvios que normalmente aparecem na forma de sexualidade desregrada, promiscuidade, uso excessivo de energia vital e mental na prática sexual, obstrução do chacra cardíaco devido a animalização do ato sexual em detrimento do sentimento (o que nos médiuns faz com que estes não consigam mais entrar em contato com esferas superiores pelo bloqueio do cardíaco, fazendo com que necessitem de vampirização de ectoplasma pra “cobrir” o gasto excessivo que realizam), bem como o total desequilíbrio do chacra básico, deixando a energia kundalíneo ou telúrica totalmente presa aos chacras inferiores, fazendo com que o instinto sexual obstrua cada vez mais a razão e obstrua de forma completa expressões mais elevadas de sentimento. 
A guardiã "Pombas-Giras" é, em suma, uma guerreira magista, uma autêntica sacerdotisa, que tem firmes os seus propósitos, sobretudo quando encarnada, não se deixando levar pela sexualidade desregrada ou uso da sexualidade pra conseguir ascensão social ou fama.
O Espiritismo assevera que ninguém é anjo ou demônio. Somos todos Espíritos, criados simples e ignorantes, em processo evolutivo, e que temporariamente utilizamo-nos de corpos, e vivenciamos a maldade e a dor, por pura ignorância, no sentido de ignorar, de desconhecer, de faltar habilidade para vivenciar a Lei de Amor.
Entretanto, mais cedo ou mais tarde alcançaremos a condição de Espíritos puros. Seremos Seres Cósmicos livres do processo reencarnatório, expandindo todo o potencial de bondade, de beleza e paz, em favor de todos os seres.
Espero que assim,com esse estudo,antes de descriminar algo,possamos analisar,entender,respeitar e  conhecer a verdade para que ela possa  nos libertar.
Leia mais em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário