sábado, 30 de maio de 2015

"Umbandec"

Há muitas confusões, feitas intencionalmente ou não, entre o Espiritismo e numerosas formas de crendice popular, inclusive as formas de sincretismo religioso afro-brasileiro, hoje largamente difundidas. 
Adversários da doutrina espírita costumam fazer intencionalmente essas confusões, com o fim de afastar do Espiritismo as pessoas cultas. Por outro lado, alguns espíritas mal-orientados, que não conhecem a própria doutrina, colaboram nesse trabalho de confusão, admitindo como doutrinárias as mais estranhas manifestações mediúnicas e as mais evidentes mistificações.
Praticantes de Umbanda,os umbandistas,digamos,da nova era,já estão estudando o Kardecismo e tendo comunicações de Ramatis. Alguns espíritas palestrantes estão denominando o caso como "Umbandec",uma espécie de umbanda com Kardec.
É verdade que precisamos estudar Kardec para discernimento doutrinário.
Não se trata de inovação. Mas de uma “nova revelação” que está sendo oferecida. Divulgá-la sofregadamente,como verdades incontestáveis vai ser questão de tempo,pois os próprios "pais de santos" estão se rendendo ao kardecismos para explicar melhor,tanto aos seus cambonos quanto a assistência as leis Divinas.
Isto é válido quando numa sessão espírita de terreiro se faz um descarrego,afastamento de espíritos obsessores, mas não há uma melhora ou se os "caminhos não se abriram" o que o "pai de santo" dirá? Ou, o que ele deverá fazer?
A isto encontraremos resposta em Kardec. Vejamos:
É conhecido métodos de trabalhos desobsessivos que é uma verdadeira aula! 
Para livrarmos de todo o mal,do rancor,do desafeto,dos vícios,diferentes técnicas são aplicadas,na umbanda e candomblé. No Kardec e na Ramatis,trata-se por uma via um e de outra via outro. Nos terreiros de umbanda e no candomblé,os espíritos obsessores são afastados "compulsoriamente" de junto dos seus obsidiados violentamente,podendo se dizer, "impedindo-os de agirem malignamente". Já no kardec e na Ramatis,a tática é na base da "falação" ,conversas doutrinárias fraterna e um "convite" é oferecido para a nova realidade do espírito obsessor,onde uma oportunidade é dada para ir para um plano de acordo com seu merecimento. 
Ninguém vira santo depois que morre,as mesmas características morais permanecem,a grande mudança está na reflexão que o espírito faz quando está na erraticidade,que o espaço de tempo entre uma encarnação e outra. 
No caso,qual dos dois seguimentos de afastamento de espíritos negativos devem ser aplicados,o imediatismo da umbanda ou o duradouro,inacabável e persistente do kardec? 
Digamos que cada caso é um caso e cada "casa" é uma "casa".
O obsessor afastado violentamente de junto do obsidiado apenas aguardará o ensejo oportuno para retornar ainda mais enfurecido sobre a vítima e continuará a sua vingança odiosa se ele não for tocado pelo amor divino naquele momento. Certos espíritos astutos e maquiavélicos,fingem aderir às imposições violentas e até brutais que os forçam a deixar suas vítimas kármicas;mas depois vigiam-nas incessantemente,espreitando o momento certo de obsidia-las novamente numa nova empreitada e aniquilarem sem qualquer probabilidade de recuperação,(porque somos fracos e não fazemos a devida reforma íntima). Muitos pensam que depois deste trabalho de afastamento,estarão livres para sempre,mas na verdade,isto é uma "ferida" e os obsessores são as "môscas". Se não cuidarmos da "ferida" devidamente,logo as "môscas" voltarão. 
No espiritismo Kardecista,alguns estudiosos afirmam que não existem técnicas para se tratar da obsessão e chegam a depositar nas mãos dos Espíritos ou do tempo, a solução de casos, que se classificavam desde os mais comuns, até os mais graves na patologia obsessiva.  
Como vemos, as coisas não são tão simples assim. Existem fatores e providências que precisam ser observados nesse procedimento terapêutico, para que se consiga libertar definitivamente uma pessoa obsedada do seu obsessor. 
Talvez seja essa a dificuldade que os umbandistas estão tendo e passando a dá importância na doutrina espírita de Kardec. 
Técnica de desobsessão básica requer muito estudo,amor ao próximo.fraternidade,moral ética fundamentada na doutrinação dos Espíritos envolvidos, encarnados e desencarnados. Doutrinar, significa instruir em uma doutrina. É isso que se vai fazer com o paciente, com sua família, se necessário, e com o Espírito que lhe atormenta. Atualmente o termo "doutrinar" vem sendo mudado por "esclarecer", que na verdade é a mesma coisa. 
Tudo uma questão de forma. Doutrinação do obsidiado pode ser indireta e direta,vejamos o que Allan Kardec afirma: "... Que a pessoa obsedada precisa trabalhar para seu melhoramento moral...", e diz textualmente, que "A cura de quase todos os casos de obsessão têm solução através desse esforço". Portanto, a equipe de desobsessão deverá ajudá-la nesse procedimento de auto-melhoramento. Para isso se valerá da instrução direta e indireta do paciente. Na verdade, existem vários procedimentos,(denominados coadjuvantes), que poderão ajudar o paciente nesse processo de libertação.  
Há pessoas,quando entra numa casa espírita para uma entrevista,se o entrevistador não estiver encorporado,se não for vidente ou um radiestesista,de certo,o entrevistado não aceitará o conselho dos tratamentos e acabará indo embora. Outra realidade que chega ser triste é um espírito de luz ter que chegar num centro de terreiro curvado se fazendo de "preto velho",pois se isso deixar de acontecer o consulente não acreditará no centro e irá a seguir embora também. Essa é outra dificuldade dos "pais de santos" de retirarem as imagens de santos e orixás do seu gongar.
No caso de uma entrevista num centro Kardecista, maioria dos casos de terapia desobsessiva, a instrução dada na sala de entrevista será o bastante,seguida de palestras,(doutrinação indireta),assistindo um período de 24 palestras,o obsessor estará assistindo também e existindo a possibilidade de ele abandonar a sua vítima antes mesmo de qualquer tratamento. Havendo resistência,o passe magnético ajudará a afasta-lo, bastando que o paciente seja submetido às orientações devidas, realizadas nas reuniões públicas da casa. Associa-se a esse trabalho orientador, um ou dois métodos coadjuvantes e o resultado não demorará em aparecer. É importante salientar que as reuniões de palestras públicas são as que se revestem de maior gravidade, justamente porque encarrega-se de despertar um novo homem cristão, sábio, bom e justo.
Os umbandistas estão de olho nisso,já estão sabendo que o "esclarecimento" é importante. 
Na minha opinião, todo terreiro de umbanda deveria incorporar não só entidades mas palestras edificadoras seguidas de passes magnéticos e aos poucos,não só através das palestras mas o estudo evangélico,a aquisição de livros do gênero e até o desenvolvimento mediúnico faria da umbanda um grande potencial,mas isso mexeria com numerosas formas de crendice popular, inclusive as formas de sincretismo religioso afro-brasileiro.  
Voltemos a Kardec. Nos casos de obsessão grave,que envolvam processos em degeneração, subjugação ou fascinação, será fundamental que o paciente tenha instrução semanal na sala de entrevistas, (doutrinação direta). São situações em que a pessoa enferma está sem condições de agir pela sua vontade ou tomar decisões a respeito de sua conduta. É nesse ponto que deverá entrar a orientação moral da Doutrina Espírita, ministrada por pessoa convenientemente preparada. Os umbandistas estão atentos quanto a isso.  
Faz-se também necessário, e acima de tudo, agir sobre o ser inteligente, com o qual se deve falar com autoridade, sendo que essa autoridade só é dada pela superioridade moral. Quanto maior for essa, tanto maior será a autoridade,disto a umbanda sabe fazer muito bem. E ainda não é tudo, pois para assegurar a libertação, é preciso convencer o Espírito,se for perverso, a renunciar aos seus maus intentos; despertar-lhe o arrependimento e o desejo do bem, através de instruções habilmente dirigidas com a ajuda de evocações particulares, feitas no interesse de sua educação "moral" . Está claro que não se pode extinguir as obsessões graves se não houver um trabalho feito junto do espírito obsessor, para convencê-lo a deixar de perturbar o obsidiado. 
Muito bem,agora reportemos a Corrente Magnética,que além de ser uma maneira de desobsessão é um verdadeiro socorro médico espiritual. Sendo um outro método desobsessivo, que atende a um expressivo número de espíritos ao mesmo tempo,a espiritualidade organiza o trabalho previamente e durante, utiliza o fluido dos médiuns cuidando de espíritos feridos, fazendo curativos, limpando feridas, cuidando de espíritos mentalmente enfermos, espíritos que estão confusos e outros que ainda pensam que estão encarnados e estão ligados aos bens materiais que deixaram na terra. 
Durante o trabalho desobsessivo por "corrente magnética", ao ser levado à corrente o espírito necessitado passa por um momento de lucidez que pode direcionar o espírito para o início de uma nova etapa no mundo espiritual. A isto a umbanda não entende,talvez por seguir fielmente tabus da sua própria doutrina, acreditando,no lugar de espíritos enfermeiros ou médicos,os próprios orixás se encarregam de levar este "filho perturbado" para "Aruanda" ou para o plano devido espiritual.
No mesmo caso,de uma forma ou de outra,se perceberá a presença dos enfermeiros espirituais que os encaminhará às colônias de instituições de tratamentos no plano espiritual. 
Há casos que o espírito obsessor se liga ao encarnado levado por uma vingança, perseguindo-o, as vezes, por um período mais ou menos longo,até secular, nesse caso o atendimento pode não ser resolvido pela "corrente magnética" ou pela sessão de desbsessão do Kardecismo, de caráter geral. Então será realizado uma chamada "corrente magnética especial". Nessa reunião conversa-se com o espírito obsessor esclarecendo-o quanto à sua situação mostrando que se encontra em sofrimento por não perdoar e por perseguir, por querer vingança e está então perdendo o precioso tempo que poderia estar sendo utilizado para a sua elevação espiritual. 
Em um processo obsessivo deve-se então, esclarecer o encarnado e também os desencarnados para que ocorra a cura espiritual. Nem todos os casos há a necessidade do espírito ser esclarecido pelo doutrinador, pois o ambiente da reunião basta para que os espíritos superiores esclareça o espírito necessitado na espiritualidade. 
Esclarecimento doutrinário é a palavra chave que os umbandistas reformadores estão procurando,pois a doutrinação em seu mais alto grau é realizada por uma equipe espiritual que orienta e esclarece, encaminha e cuida, levando o espírito a uma instituição espiritual de acordo com a sua necessidade. 
Na verdade,passa-se a ser tudo a mesma coisa,onde a umbanda chama os espíritos que tomam conta do cemitérios de "exú caveira" o espiritismo chamam de "socorristas veladores", o que muda é o entendimento de cada religião.
São várias instituições que há no plano espiritual, instituições que cuidam de espíritos que desencarnaram com a doença do câncer, instituições para o atendimento de espíritos com doenças mentais, instituições que atendem espíritos que desencarnaram na fase de infância, instituições que atendem espíritos que desencarnaram queimados, instituições que atendem espíritos que foram vítimas de desastres, enfim, inúmeras outras instituições para atendimento aos espíritos que são encaminhados de acordo com a sua necessidade. Lá serão preparados para nova reencarnação e muitos iniciam o trabalho de auxiliar aos que também como ele chegaram necessitados. De acordo com os quadros que são dados, muitas vezes o espírito que já foi assistido na corrente magnética e encaminhados há instituições, às vezes são trazidos novamente para receberem o tratamento através da corrente, recebendo assim o fluido ectoplásmico que necessita para a sua melhora espiritual.
De certo,quando voltarmos ao plano espiritual,não vamos ser questionados pelo tipo de religião que tivemos mas sim ao bem que praticamos.
Numa sessão espírita,para a realização do trabalho espiritual movimenta-se uma equipe numerosa de espíritos que trabalham, mas esse trabalho da equipe se inicia bem antes da reunião começar, pois é realizado uma preparação anterior ao trabalho e ainda continuam a trabalhar após a realização do trabalho,seja de mesa,de palestra doutrinável ou de terreiro. Há várias tarefas num "trabalho", que são realizadas pelos espíritos. 

A organização é coordenada pelo mentor espiritual que dirige a instituição, ou seja, o centro espírita onde está sendo realizada a reunião, distribuindo tarefas a outros espíritos que coordenam as várias ações que são realizadas na sessão de palestra ou de desobsessão. 
Na preparação do ambiente, os espíritos fazem a limpeza, colocam barreiras de contenção, com o intuito de impedir o acesso de espíritos que promovem a desordem e também são instalados aparelhos utilizados nas tarefas desobsessivas. Portanto, os benefícios produzidos por uma reunião, como esta são incalculáveis, além de amparar e despertar obsessores para a vida espiritual, permite o tratamento coletivo a grupos de espíritos em sofrimentos no plano espiritual, e a limpeza de fluidos negativos, que causam enfermidades, e saneia o ambiente, proporcionando-nos paz e bem estar. 
Esta é a melhor verdade das piores mentiras que as religiões contam por aí.
O espiritismo é uma questão de bom-senso. Procuremos andar de maneira sensata, na aceitação do por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário