O PRINCÍPIO DA CULTURA DE PAZ, SOB VÁRIOS PONTOS DE VISTA:
Tempo da Regra Áurea |
"Assim, tudo o que vos quereis que os homens vos façam, fazei-o também vos a eles; esta é a lei e os profetas." (S.Matheus cap.7 v.12) |
Faremos hoje o bem a que aspiramos receber. * Alimentaremos para com os semelhantes os sentimentos que esperamos alimentem eles para conosco. * Pensaremos acerca do próximo somente aquilo que estimamos pense o próximo quanto a nós. * Falaremos as palavras que gostaríamos de ouvir. * Retificaremos em nós tudo o que nos desagrade nos outros. * Respeitaremos a tarefa do companheiro como aguardamos respeito para a responsabilidade que nos pesa nos ombros. * Consideraremos o tempo, o trabalho, a opinião e a família do vizinho tão preciosos quanto os nossos. * Auxiliaremos sem perguntar, lembrando como ficamos felizes ao sermos auxiliados sem que dirijam perguntas. * Ampararemos as vítimas do mal com a bondade que contamos receber em nossas quedas, sem estimular o mal e sem esquecer a fidelidade a prática do bem. * Trabalharemos e serviremos de moldes que reclamamos do esforço alheio. * Desculparemos incondicionalmente as ofensas que nos sejam endereçadas no mesmo padrão de confiança dentro do qual aguardamos as desculpas daqueles a quem porventura tenhamos ofendido. * Conservaremos o nosso dever em linha reta e nobre, tanto quanto desejamos retidão e limpeza nas obrigações daqueles que nos cercam. * Usaremos paciência e sinceridade para com os nossos irmãos, na medida com que esperamos de todos eles paciência e sinceridade, junto de nós. * Faremos, enfim, aos outros o que desejamos que os outros nos façam. * Para que o amor não enlouqueça em paixão e para que a justiça não se desmande em despotismo, agiremos persuadidos de que o tempo da regra áurea, em todas as situações, agora ou no futuro, será sempre hoje. |
Cristianismo: "Tudo quanto quereis que os outros façam para ti fazer-o também para eles..."
Confucionismo: "Não faças aos outros aquilo que não queres que eles ti façam";
Budismo: "De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo fiel quanto à sua palavra" ;
Hiduísmo: "Não faças aos outros aquilo que, se a ti fosse feito, causar-te-ia dor";
Islamismo: "Ninguém pode ser um crente até que ame o seu irmão como a si mesmo";
Sikhísmo: "Julga aos outros como a ti mesmo julgas. Então participarás do Céu";
Jainísmo: "Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos";
Zoroastrismo: "A natureza só é amiga quando não fazemos aos outros nada que não seja bom para nós mesmos";
Taoísmo: "Considera o lucro do teu vizinho como teu próprio e o seu prejuízo como se também fosse teu";
Judaísmo: "Não faças ao teu semelhante aquilo que para ti mesmo é doloroso". (do site Ramatis)
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Da obra: Opinião Espírita.Ditado pelo Espírito Emmanuel.
Altruísmo
Além disso, o conceito do altruísmo tem a importância filosófica de referir-se às disposições naturais do ser humano, indicando que o homem pode ser - e é - bom e generoso naturalmente, sem necessidade de intervenções culturais (como religião e crença).
Na doutrina comtiana, o altruísmo pode apresentar-se em três modalidades básicas: o apego, a veneração e a bondade. Do primeiro para o último, sua intensidade diminui e, por isso mesmo, sua importância e sua nobreza aumentam. O apego refere-se ao vínculo que os iguais mantêm entre si; a veneração refere-se ao vínculo que os mais fracos têm para com os mais fortes (ou os que vieram depois têm com os que vieram antes); por fim, a bondade é o sentimento que os mais fortes têm em relação aos mais fracos (ou aos que vieram depois).
Budismo
No budismo, o altruísmo é considerado o caminho que nos leva à iluminação. Uma atitude altruísta pode ser interpretada como caridade se bem relacionada com os interesses do próximo. Agir de forma altruísta, é dar-se ou beneficiar alguém em troca dos mesmos prazeres. Por ser uma atitude de divisão, não se trata de um pensamento egoísta, no entanto, uma atitude altruísta pode ser confundida com egoísmo, quando misturamos nossos prazeres pessoais com a insatisfação de quem os recebe. No budismo, ser altruísta em geral é muito positivo, além do grande prazer em dedicar-se ao outro, cria laços de confraternização, o que nos faz crescer interna e externamente. Quando reconhecemos as necessidades alheias, sentimos nossa percepção do mundo ampliar. A vida tem significados maiores quando somos úteis e nos sentimos mais ativos socialmente. Por isso nos tornamos pessoas melhores e assim continuaremos sendo melhores.
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